São chamadas de misóginas as pessoas que têm ódio ou horror às mulheres. Sim, isso existe e pode ser manifestado de diferentes formas, como a exclusão social, a agressão física, a violência doméstica, entre outras. Quer saber o significado de misógino e as causas? Acompanhe este minipost!
O Dicionário Houaiss informa que misoginia significa “ódio ou aversão às mulheres, aversão ao contato sexual com as mulheres”. A origem da palavra é grega: mis(o) significa odiar, detestar, e gimn(o), que se traduz por mulher.
Apesar de ser uma palavra antiga, a prática é atual e tem sido combatida, no Brasil, por meio de uma legislação mais rigorosa, como a Lei Maria da Penha e a Lei do Feminicídio, que considera um agravamento de homicídio quando o crime envolve razões de condição de sexo feminino, isto é, quando ocorre em função de a vítima ser mulher.
Nada justifica essa violência contra as mulheres — historicamente vítimas de uma sociedade patriarcal e andrógena. Desde os filósofos mais antigos, como Aristóteles, a mulher tem sido considerada um ser humano de segunda classe.
As transformações socioculturais se estendem às formas de tentar coibir a intolerância contra as mulheres. O feminismo tem se intensificado e combatido as raízes históricas da banalização desse tipo de violência.
Filoginia é a palavra com significado contrário à misoginia. Uma pessoa filógina demonstra amor, apreço e respeito pelas mulheres.
Conseguiu aprender o significado dessa palavra tão presente na mídia nos dias atuais? Faça bonito e continue ampliando seu vocabulário no Blog do Stoodi. Também temos videoaulas para você aprimorar suas redações e aumentar a nota do Enem!