Alguma vez na sua vida você já realizou algum tipo de permuta? Sabe o que esse termo significa? Permutas são muito comuns em situações comerciais, mas também aparecem em outras áreas sem qualquer relação com negócios, como na Matemática e na Biologia.
Neste minipost, vamos mostrar para você o que é e quais são os diferentes tipos de permuta. Confira!
A permuta é um tipo de contrato realizado entre duas partes, no qual ocorre uma troca de valores, objetos ou serviços que não sejam quantias financeiras. É um tipo de troca muito comum em áreas como publicidade, serviços e até mesmo em transações de bens como imóveis e automóveis.
Como você já deve ter percebido, existem vários tipos possíveis de permuta. Tudo depende da área onde ela acontece e do que está envolvido na troca.
Na Biologia, o termo permuta é utilizado com um significado bastante semelhante àquele que usamos no nosso dia a dia. Biologicamente, a permuta consiste em um processo no qual os cromossomos trocam informações genéticas. Ocorrendo durante a Prófase I, a permuta biológica (ou crossing over) é responsável pelas novas combinações de alelos nos cromossomos.
A permuta de imóveis, por sua vez, consiste em um contrato entre duas partes, no qual um imóvel é dado como pagamento pela aquisição de outro. Nos casos de uma simples permuta, não há envolvimento de quantias monetárias, de modo que os valores dos imóveis são igualados.
Na Matemática, a permutação consiste em uma maneira de expressar as diferentes formas como podemos ordenar um determinado conjunto de elementos.
Nas permutações matemáticas, a permutação circular é a substituição de cada grandeza pelo elemento seguinte e da última pelo primeiro. Ou seja, no conjunto 1, 2, 3, 4, obtemos as permutações circulares:
Agora que você já sabe tudo sobre permutas no dia a dia, na Biologia e na Matemática, que tal estudar com nosso plano de estudos para se aprofundar ainda mais nesses assuntos?