Quando analisamos aquilo que chamamos de consciente coletivo, é recorrente encontrar certos pensamentos que são comuns à maioria das pessoas. De certa forma, isso corresponde ao que conhecemos como senso comum.
Quer saber o que é o senso comum? Então continue lendo este minipost!
O senso comum é a maneira de pensar da maioria das pessoas, correspondendo a algumas noções que são, via de regra, admitidas por boa parte dos indivíduos. É aquele conhecimento que adquirimos ao observar, vivenciar e experimentar o mundo.
O senso comum é obtido por meio de conhecimentos empíricos que acumulamos ao longo da vida, sendo passados de geração em geração. Não se baseiam no método científico.
O senso comum associa-se aquele conhecimento que não passa por reflexão, sendo aceito pela maioria das pessoas sem questionamentos. Por sua vez, o senso crítico é fortemente baseado em procedimentos de crítica e reflexão, além de passar pelo crivo do método científico e na pesquisa.
Dessa forma, o senso crítico analisa as informações utilizando da inteligência para buscar uma conclusão satisfatória sobre os mais variados acontecimentos e significados da vida e do mundo.
Na Filosofia, o termo “senso comum” é muito utilizado para buscar explicar tipos de interpretação realizado por indivíduos sobre a realidade que os cerca, sem que esses passem por nenhum tipo de estudo prévio ou mesmo que apresentem qualquer tipo de prova.
Existem diversas “verdades” que são passadas de geração a geração pelo senso comum, sem que apresentem qualquer tipo de prova ou façam sentido cientificamente. Confira alguns exemplos:
Diferentemente do senso comum, as provas de final de ano como o Enem exigem um conhecimento científico e crítico acurado. Que tal conhecer o nosso plano de estudos para se dar bem nessas provas e garantir sua vaga na universidade? Cadastre-se grátis: