Você sabe como utilizar os termos por ora e por hora? Cada um deles representa uma determinada ação, grafia e significados diferentes, e conhecer essa distinção é um passo importante para a construção de uma redação de sucesso.
Neste artigo, separamos as principais informações sobre as duas expressões para você conhecê-las e mandar muito bem no vestibular. Confira!
Como comentamos, as duas estão corretas e, portanto, existem na língua portuguesa. Acontece que cada uma apresenta a mesma pronúncia, mas significados diferentes, gerando confusões — e erros! — na hora de utilizá-las na redação do vestibular.
O termo por hora aponta o que aconteceu em cada horário, ou seja, indica tempo. Um dos maiores exemplos que ajuda a fixar o conceito é a quilometragem por hora que determinado veículo apresenta.
Assim, aplicamos a expressão em orações como “o carro estava à 60 quilômetros por hora” para explicar que aquele veículo estava movimentando 60 quilômetros a cada uma hora.
Por outro lado, a locução adverbial por ora já remete à expressão por enquanto ou neste momento, fazendo com que a oração adquira uma ideia de tempo e espaço. Nesse sentido, podemos usar o exemplo “por ora, tudo estava indo bem” para representar o uso da expressão em uma frase.
No caso, você está dizendo que naquele momento, determinada situação estava acontecendo da maneira certa.
Nos tópicos anteriores apresentamos dois grandes exemplos que facilitam a compreensão da diferença entre por ora e por hora. Que tal conferir outros para fixar o conteúdo?
Compreender as diferenças entre as locuções por hora e por ora é muito importante, visto que são amplamente utilizadas nas redações para trazer a noção de tempo e espaço nas orações. Lembre-se de conferir a contextualização da frase para não errar!
E então, gostou do nosso artigo? Aproveite para conhecer o nosso plano de estudos e montar um planejamento eficiente para o seu vestibular!