Regras de acentuação não são fáceis, nós sabemos! Mas algumas palavrinhas não têm jeito: causam dúvidas na hora de escrever! Por isso, este post vem mostrar para você a forma de correta de escrever esta palavra: referência ou referencia? Tem acento?
O Novo Acordo Ortográfico da Língua portuguesa provocou mudanças na acentuação gráfica de algumas palavras. A nova ortografia eliminou o trema (aqueles dois pontinhos em cima do ü), incluiu letras no alfabeto (k, y e w) e mexeu na acentuação das palavras.
O vocábulo referência já tinha acento desde antes da mudança, porque é uma palavra paroxítona — a sílaba tônica é a penúltima — terminada em ditongo (encontro de vogais na mesma sílaba). No caso, -ia: re-fe-rên-cia.
O mesmo ocorre nestes exemplos:
Referência é um substantivo feminino cujo significado, segundo o Dicionário Priberam, é:
Em latim, a palavra significava trazer ou levar de novo, remeter, e, até hoje, esse sentido é mantido. O ponto de referência, por exemplo, é aquele para onde algo ou alguém deve ser levado. Vamos ver alguns exemplos de uso de referência?
Sabe quem é referência quando se trata de Enem e vestibulares? O Stoodi! Faça seu cadastro e garanta todos os recursos para estudar com os melhores professores! Acesse também os exercícios para verificar seu aprendizado.