A língua portuguesa apresenta palavras muito parecidas. Com certeza você já ficou em dúvida sobre como escrever o termo suar ou soar, não é mesmo? Pensando em ajudá-lo a responder essa questão, nós desenvolvemos este artigo com as principais informações sobre a diferença entre esses dois verbos. Boa leitura!
Como você já deve saber, essas duas palavras pertencem à gramática da língua portuguesa e, portanto, são termos constantes no nosso vocabulário. Nesse sentido, ambos estão corretos, mas apresentam significados diferentes que podem modificar toda a estrutura da sua oração.
Então, qual é o significado de cada um deles? O verbo soar vem do substantivo som, e significa o ato de emitir algo — seja uma informação, seja qualquer outro som. Ainda, ele pode ser utilizado como sinônimo de parecer.
Já o termo suar se refere ao ato de transpirar, isto é, liberar o suor pelos poros da cútis. Nesse sentido, ele também se torna muito útil quando queremos falar que alguém se empenhou bastante para conquistar determinada questão.
Vamos para alguns exemplos? Com eles, você consegue compreender a aplicação de cada palavra e fixar o que acabou de aprender. Confira!
O sinônimo mais conhecido do verbo suar é transpirar, sendo um dos mais utilizados para evitar a repetição de palavras em uma redação, por exemplo. Já no caso do soar, podemos citar os seguintes sinônimos comuns: tocar, anunciar e ecoar.
Você percebe como é importante conhecer a diferença entre suar e soar? Ambos os termos fazem parte do nosso dia a dia e precisam ser utilizados da forma correta para evitar equívocos na sua redação e, por consequência, garantir uma boa nota no vestibular!
Gostou do nosso artigo? Aproveite para conhecer o nosso plano de estudos e continuar lendo mais sobre a gramática da língua portuguesa!