Você sabe como e quando utilizar vê ou ver? Em algumas regiões do nosso imenso país, a pronúncia do “R” em final de palavra é tão fraquinho que quase desaparece: em Minas Gerais, por exemplo, na fala coloquial pronuncia-se “colocá”, “brincá” e “nadá” em vez do soante “colocar”, “brincar” e “nadar” dos paulistas.
Essa é uma riqueza cultural do Brasil, característica de sua diversidade. Porém, a escrita é unificada e normatizada, e não dá para confundir quando coexistem as duas formas: vê ou ver? Siga a leitura e descubra quando usar cada uma delas.
Vê ou ver: quando usar? Não se desespere, é muito fácil. Vamos, primeiro, diferenciar as duas palavras: ver é o verbo no infinitivo e vê é a forma verbal conjugada na terceira pessoa do singular no presente do indicativo. Para você não se perder, acompanhe a conjugação completa:
Ficou na dúvida ainda? Veja os exemplos!
Viu a diferença entre ver e vê?
Viu como não é complicado? Vê tem sempre um sujeito que pode ser substituído por ele. Uma outra dica é conjugar o verbo em outro tempo e modo, só para tirar a dúvida. Vamos tentar o pretérito perfeito, usando os exemplos anteriores?
A palavra é usada, nesse caso, na terceira pessoa, mas ela também pode ser usada com a segunda pessoa do singular (tu) no modo imperativo afirmativo. E o que significa ver? É o que falaremos no próximo tópico, logo após os exemplos.
O verbo ver pode ser usado em muitos sentidos, como presenciar, reparar, olhar, enxergar, calcular, supor, entre outros. Depende do contexto em que aparece. Nos exemplos a seguir fica mais claro:
Ver ou vê? Já sabe que os dois estão corretos e podem ser usados na Língua Portuguesa, não é? Só não pode se deixar levar pela pronúncia! Você também pode ver nossos conteúdos especiais, aqui no blog ou na plataforma Stoodi.
Cadastre-se gratuitamente no Stoodi!