Uma boa preparação exige que você saiba muito bem sobre os assuntos que mais caem no Enem. O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é realizado todos os anos em dois domingos consecutivos, já dá para imaginar porque, né? Tudo por conta do tamanho da prova e os conteúdos que ela exige dos candidatos.
A prova do Enem é separada por quatro áreas do conhecimento e uma redação, por isso é preciso estudar muito para conseguir um bom desempenho. Mas, para isso, o aluno precisa de um caminho mais assertivo para iniciar os estudos, certo?
Certíssimo! Pensando em facilitar o início dos estudos para o Enem, reunimos neste post os temas que aparecem com maior frequência no exame e que não podem ficar de fora do plano de estudos de nenhum aluno! Confira agora esses assuntos por cada área do conhecimento:
Os problemas ambientais definitivamente é um dos assuntos que mais caem no exame. Ao estudar Química para o Enem, o aluno deve ficar atento às questões como chuva ácida e destruição da camada de ozônio.
Também é importante fazer uma leitura detalhada das interações intermoleculares, interpretar as estruturas e estudar as condições envolvidas nas forças intermoleculares e seus fenômenos. Além disso, a lista de assuntos de Química que mais caem no Enem são:
A Biologia no Enem envolve a interpretação de problemas relacionados ao ser humano. A evolução é o plano de fundo de todas as questões da disciplina.
Além disso, sustentabilidade deve ser uma palavra-chave para quem vai fazer a prova! Todos os assuntos dentro da matéria remetentes a este tópico devem estar na sua planilha de estudos. Em várias das questões você vai precisar se posicionar diante de um problema ambiental.
Na prova de física, o Enem exige conhecimentos para a resolução de situações-problema. As questões envolvem o estudo dos fenômenos naturais a partir de diferentes perspectivas, abordando a velocidade de um carro, o movimento de um corpo em relação a outro e até mesmo a gravidade.
A geografia é abordada de uma forma geral, sem focar muito em tópicos específicos de uma região. O exame aborda conceitos gerais para entender fenômenos geográficos em diferentes contextos e paisagens.
Ao estudar História, a dica é dar uma atenção especial ao Regime Militar, pois o tema foi cobrado em todas as edições do exame. Além disso, a Era Vargas também aparece com frequência nas provas. Vale estudar os temas a partir do contexto internacional.
A Filosofia política é muito abordada no Enem. Por isso, é importante saber os principais conceitos de John Locke, Thomas Hobbes e Jean-Jacques Rousseau. O exame também apresenta o Renascimento, o Racionalismo, as Ciências Modernas, o Empirismo e o Iluminismo Francês.
Os pensamentos de Platão e Aristóteles também podem ser cobrados nas questões, principalmente abordando a política e a relação ética no contexto da cidade. Vale a pena ainda revisar o existencialismo e a Escola de Frankfurt.
Ao estudar para estas matérias é indispensável investir em sua habilidade de leitura e interpretação de textos. Uma boa dica é escolher um jornal para ler todos os dias, com atenção às principais notícias.
Depois, comparar o que você absorveu dos textos com as mesmas notícias publicadas em outras mídias. Assim, além de treinar sua capacidade interpretativa, você se manterá em dia com os temas atuais.
Mas a tendência do Enem é ser cada vez mais conteudista. Logo, é muito importante estudar os conceitos adquiridos durante o Ensino Médio.
A Matemática no Enem é diferente das provas de matemática convencionais. Isso porque o exame apresenta situações problema, fugindo da pergunta direta.
Além disso, a gente sente informar, mas não vai dar para resolver tudo usando regra de três. As questões exigem conhecimentos específicos como:
Os temas da redação geralmente tratam de problemas da sociedade brasileira, inclusive questões polêmicas. Na verdade, o objetivo geral da prova é avaliar se a pessoa consegue oferecer soluções cidadãs para as questões sociais. Confira os temas dos últimos anos:
Preocupe-se com a estrutura: introdução, desenvolvimento, conclusão + proposta de intervenção. E, claro, capriche na correta ortografia das palavras, na coesão e na coerência. Manter um hábito de leitura ajuda nesse quesito!
Uma dica muito importante: fale sobre inclusão social. Pratique com os temas anteriores. Você não precisa ter uma solução perfeita para todos os problemas do país. Mas precisa estar antenado aos fatos atuais e às estruturas sociais que moldam a nossa cultura.
Utilize os textos de apoio e tente sempre apresentar caminhos para a resolução do problema, ainda que a longo prazo. Para ajudar, assista a documentários atuais sobre questões sociais. Geralmente, eles trazem estudos e argumentos em um formato mais fácil de absorver.
Nem todo mundo tem tempo para estudar tantos assuntos. Então, aproveite esta lista para organizar o seu horário de estudos da maneira mais proveitosa possível!
Não se esqueça de resolver questões dos exames anteriores para se familiarizar com a prova.
Curtiu nossas dicas? Então faça um plano de estudos com o Stoodi e priorize todas as matérias essenciais para um bom desempenho no Enem e arrase!