Quanto ganha um assistente social?

O curso superior de Serviço Social é cada vez mais procurado, e não poderia ser diferente. Afinal, a profissão se encontra em um mercado de trabalho em transformação no Brasil. Mas, e então, você sabe quanto ganha um assistente social?

Se, antes, os profissionais da área eram contratados em sua maioria por órgãos públicos, hoje, o cenário mudou e é possível ter oportunidades até mesmo em empresas privadas. Ficou interessado no assunto? Continue a leitura, pois, neste post, a gente explica tudo para você!

O que um faz um assistente social?

O assistente social é o profissional graduado que trabalha defendendo os direitos humanos e facilitando o acesso da população a políticas sociais — saúde, educação, assistência, previdência e cultura são bons exemplos.

Esse trabalho é mais voltado para parte mais carente da população ou em vulnerabilidade social. Além disso, pessoas que têm seus direitos violados são o foco dessa profissão. A seguir, saiba quais são as atribuições do assistente social:

  • planejar, coordenar e executar programas e projetos sociais em diversas áreas, como seguridade, educação, trabalho e habitação;
  • prestar assessoria e consultoria em instituições públicas e privadas, movimentos sociais e ONGs (Organizações Não Governamentais);
  • orientar pessoas e grupos em relação aos seus direitos e deveres sociais (normas, códigos e legislação), recursos sociais, serviços e programas de educação;
  • realizar estudos e pesquisas sobre a realidade social;
  • orientar e monitorar ações relacionadas aos temas: economia doméstica e familiar, habitação, vestuário, desenvolvimento humano, educação do consumidor, alimentação e saúde;
  • elaborar pareceres sociais;
  • analisar, diagnosticar e propor políticas sociais;
  • atuar em ensino e pesquisa em instituições de ensino superior;
  • fazer a avaliação socioeconômica de pessoas para acesso a benefícios e serviços sociais.

Quanto ganha um assistente social?

Bom, depois de saber o que esse profissional faz, chegou a hora de saber quanto ganha um assistente social. No fim das contas, além da nossa afinidade com a profissão, é interessante ter noção de qual é o salário para traçar um plano de carreira, não é mesmo?

Primeiro, vale dizer que não há um piso salarial para a categoria aprovado por lei. Porém, já existe um projeto, em tramitação em Brasília, que tem como objetivo fixar em 3.730 reais pela jornada de 30 horas semanais.

Enquanto a aprovação não sai, há uma tabela que orienta os honorários conforme a hora técnica trabalhada, o que é interessante para quem atua de forma autônoma. Os valores variam entre 125 reais para graduados podendo chegar até 201 reais para doutores em Serviço Social.

Pelas vagas disponíveis no mercado, dá para estabelecer uma média salarial de 2.425 reais sendo que o menor salário fica em 1540 reais, enquanto o maior gira em torno de 3740 reais, mas pode ultrapassar os 5000 reais, dependendo do cargo exercido.

Quanto ganha um assistente social concursado?

No Brasil, existem muitas vagas para assistente social nos setores públicos, que são preenchidas por meio de concurso. Boa parte dessa contratação é para trabalhar em órgãos municipais e estaduais. E quanto ganha um assistente social concursado?

Os salários dos assistentes sociais concursados variam conforme o estado e a função. Enquanto uma prefeitura do interior de Santa Catarina paga 1.699 reais, a de São Bernardo do Campo (SP) oferece 4.835 reais. Sendo assim, podemos dizer que a média salarial dos profissionais concursados não foge à média dos demais: por volta dos 2.500 reais mensais.

Quanto ganha um assistente social nos Estados Unidos?

O sonho de muitas pessoas é se formar em uma profissão e atuar em outro país. Um dos lugares mais procurados é, sem dúvidas, o Estados Unidos. Você sabia que lá é o país que tem o maior número de assistentes de sociais do mundo? O Brasil fica em segundo lugar.

A remuneração do profissional de Serviço Social nos EUA é de 2.733 dólares mensais, em média, e esse é o valor do salário inicial. E quanto ganha o assistente social nos Estados Unidos depois de um tempo? Após 10 anos no mercado de trabalho, a média salarial aumenta em mais de mil dólares podendo chegar a 3.883 dólares por mês.

Quanto ganha um assistente social na área da saúde?

Grande parte dos assistentes sociais no Brasil atua na área da saúde. Aliás, esse foi um dos primeiros setores a contratar esses profissionais. O SUS (Sistema Único de Saúde), por exemplo, é o maior sistema de política pública no país, e emprega muitos trabalhadores do Serviço Social.

Quer saber quanto ganha um assistente social no hospital, por exemplo? Bom, a média salarial fica dentro dos patamares dos outros setores de atuação do profissional: por volta de 2.400 reais.

Como é a carreira do assistente social?

Para seguir carreira de assistente social é necessário ser graduado em Serviço Social por uma instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC e ter o registro no Conselho Regional de Serviço Social.

Entre as características exigidas pela profissão estão:

  • sensibilidade social;
  • resiliência;
  • equilíbrio entre a empatia e o distanciamento;
  • ética;
  • aptidão para o relacionamento.

Por conta do maior envolvimento das empresas em projetos sociais, é cada vez maior o mercado de trabalho em setores privados. Dessa maneira, o assistente social pode atuar de forma autônoma, como consultor de políticas sociais, ou ter vínculo empregatício nas mais diversas instituições. Por exemplo:

  • empresas privadas,
  • ONGs;
  • associações;
  • movimentos sociais;
  • universidades (atuando como docente ou pesquisador);
  • hospitais, juntamente à equipe multidisciplinar, composta por psicólogos e outros profissionais;
  • creches e escolas, em conjunto a pedagogos;
  • unidades de saúde;
  • institutos técnicos e órgãos públicos municipais, estaduais e federais.

Quanto ganha um assistente social é uma das perguntas mais feitas por quem quer seguir essa carreira. Como vimos, os valores podem variar conforme o cargo, a área de atuação e a localização. O Serviço Social é um trabalho importantíssimo tanto para os contratantes quanto para a população.

E aí, já sabe quais vestibulares prestar? Então, aproveite que está por aqui e leia os nossos Guias Completos da UFBA (Universidade Federal da Bahia) e da UERJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

Ah! Não se esqueça de conferir as nossas videoaulas, planos de estudos, exercícios e muito mais, experimente!