O Sisu 2024 é a oportunidade para os participantes do Enem de garantirem sua vaga na universidade pública, podendo ser federais, estaduais, municipais e até para institutos federais.
As inscrições para o Sisu abrem duas vezes por ano, uma no primeiro semestre e a outra no segundo semestre. A previsão é de mais de 250 mil vagas ofertadas pelo programa.
Para saber mais sobre o Sisu, como funciona, data de inscrições, quem pode participar e muito mais, confira o conteúdo abaixo de tire todas as suas dúvidas!
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é usado pelas instituições públicas de ensino superior para oferecer vagas a candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano anterior.
O Sisu foi criado e é gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC) com o objetivo de democratizar o acesso à educação superior. Como o próprio nome diz, visa unificar a seleção de várias instituições por todo o Brasil, a fim de que todos os jovens tenham mais chances de entrar nas universidades gratuitamente!
A grande vantagem é a possibilidade que o candidato tem de concorrer a vagas em lugares diferentes do país, sem precisar viajar para fazer inúmeras provas. Além disso, o sistema não tem taxa de inscrição.
Todos esses benefícios e facilidades ampliaram o acesso ao ensino superior, principalmente para os estudantes de renda mais baixa.
O Sisu acontece no primeiro semestre de 2024 emjá teve as datas divulgadas. Pela primeira vez, terá um único período de inscrição, ou seja, uma única edição do Sisu em 2024.
Assim, a seleção de vagas do segundo semestre, acontecerá no mesmo período que a seleção de vagas do primeiro semestre – com inscrições apenas até o dia 30 de janeiro de 2024!
Um edital publicado pelo MEC no mês de dezembro de 2023, divulgou as datas para o SiSU 2024:
As inscrições do Sisu 2024 poderão ser realizadas no site do Governo Federal Acesso Único.
Confira agora o passo a passo de como você pode realizar a sua inscrição e estar mais próximo da sua vaga na universidade!
Para facilitar, siga nosso passo a passo:
2. O sistema apresentará as opções de cursos e universidades disponíveis. Você poderá escolher duas opções, e com isso as suas chances aumentam. A primeira deve ser a que você mais quer, sua prioridade.
3. Escolha as suas opções, incluindo detalhes como ações afirmativas.
4. Selecione o curso desejado.
5. Selecione a universidade desejada.
6. Escolha o curso e a universidade da sua segunda opção.
7. Para seguir, bastar confirmar estar ciente da documentação para a matrícula em cada uma das universidades escolhidas.
8. Sua primeira opção de curso será selecionada.
9. Veja sua segunda opção de curso também.
Fique atento! Algumas instituições têm uma nota mínima para que os estudantes possam se inscrever em seus cursos. Verifique a nota mínima da instituição que você vai escolher e veja se a sua nota é suficiente. Fique de olho também nos demais requisitos do curso.
Para os alunos que não foram selecionados na chamada regular, podem entrar na lista de espera do Sisu 2024 escolhendo uma das opções de curso para uma segunda oportunidade de começar o ano dentro da universidade dos sonhos.
Para manifestar o interesse é simples: basta acessar o site do Sisu com login e senha cadastrados no Enem 2023, acessar o boletim do sistema e selecionar a opção de entrar na lista de espera Sisu 2024.
Na edição do primeiro semestre de 2023, os candidatos tiveram entre os dias 28 de fevereiro e 08 de março para registrar seu interesse na lista de espera do Sisu 2023/1.
Na edição do Sisu 2024 do primeiro semestre, serão divulgadas também a seleção de vagas para o segundo semestre. Ou seja, o SiSU 2024 terá apenas um único período de inscrições: de 22 a 25 de janeiro, contemplando a seleção de vagas para o primeiro e segundo semestres do ano de 2024.
Fique atento ao cronograma da edição única do Sisu 2024!
Vale lembrar que você só pode escolher uma das duas opções de curso, mas uma vez escolhida, não poderá mais ser trocada no sistema. Por isso, pense bem para não se arrepender depois.
Para participar do Sisu 2024, é preciso ter feito a última edição do Enem e ter tirado uma nota acima de zero na redação e não ter feito como treineiro (quem faz o Enem apenas para treinar e conhecer o exame, geralmente é porque ainda não concluiu o Ensino Médio ou não tem 18 anos).
Os participantes do Sisu deverão selecionar até dois cursos, em ordem de preferência, para concorrer às vagas nas instituições selecionadas.
É importante lembrar que alguns cursos oferecem uma nota mínima para realizar as inscrições, sendo assim, se a sua nota for abaixo do que foi determinado, você receberá uma mensagem automaticamente e terá a opção de selecionar outro curso para concorrer às vagas.
Se você já estiver matriculado em uma universidade pública e for aprovado em outra pelo Sisu, deverá optar por apenas uma das duas. Ou seja, você deverá abandonar o curso antigo para iniciar o novo ou continuar apenas no que já estava fazendo.
O Sistema de Cotas do Sisu é o processo em que o candidato pode classificar-se como PPI (Preto, Pardo ou Indígena) , ou com alguma deficiência física, podendo participar das chamadas vagas reservadas.
Esses podem receber uma cota no momento da seleção do Sisu e, assim, aumentar a sua nota, garantindo maior chance de conseguir a vaga na universidade.
O sistema disponibiliza 50% das vagas para aqueles que se autodeclararem como PPI e você deve se incluir neste sistema no momento da inscrição. Mas atenção! Você deve comprovar as informações desta modalidade para a universidade quando for se matricular. Caso contrário, você perderá o direito à vaga!
Para aqueles que desejarem optar pela modalidade de vagas reservadas, é importante ter cursado integralmente o Ensino Médio em escola pública. Além disso, metade dessas vagas serão dedicadas a pessoas de renda bruta inferior a 1 salário mínimo por pessoa.
É importante ressaltar que para os candidatos autodeclarados PPI, há uma limitação para o número de vagas desta modalidade. O número de vagas é proporcional a quantidade de habitantes que façam parte desses critério de acordo com a Unidade da Federação que a universidade está localizada.
Contudo, há quatro tipos de vagas reservadas que o candidato pode enquadrar-se, de acordo com sua renda bruta familiar. São elas:
Para a edição única do SiSU 2024, o critério de renda bruta familiar foi alterado de 1,5 salário mínimo (até SiSU 2023), para até 1 (um) salário mínimo por por pessoa.
Esteja atento ás mudanças e atualizações no programa SiSU para edição de 2024, através das informações divulgadas por meio do edital publicado. E também, conferindo os conteúdos do Blog Stoodi!
Para o Sisu 2024, mudanças importantes na seleção de vagas para o sistema de cotas do programa foram incorporadas:
A nota de corte é a menor pontuação necessária para concorrer a determinada vaga. Cada curso tem uma diferente e é uma base para o aluno saber a sua classificação parcial.
Durante o período de inscrição do Sisu, as notas de corte de cada curso oferecido são calculadas uma vez por dia. Isso é feito à medida que mais pessoas se inscrevem nos cursos.
Digamos que sua nota no Enem foi 900 e esta é a nota de corte do curso de Medicina em uma determinada universidade. Mas no dia seguinte, após novas inscrições de alunos com notas mais altas, a note de corte saltou para 920.
Você não necessariamente deverá trocar de opção, pois até o último dia de inscrição pode ser que seus concorrentes troquem de vaga e a nota de corte caia. Por isso, fique atento ao sistema durante todos os dias de inscrição.
Se a inscrição estiver perto do fim e sua nota ainda for insuficiente, uma opção possível é selecionar outro curso que tenha uma nota de corte igual ou inferior a que você tirou e seguir no jogo!
Não deixe de entender muito bem e acompanhar a nota de corte do SiSU 2024.
Os resultados do SiSU 2024, em edição única, acontece no dia 30 de janeiro. Com o resultado em mãos, o candidato saberá se poderá ou não se matricular em alguma universidade federal, no curso que deseja.
Após o fim do período de inscrições para o Sisu, começa a expectativa pelos resultados! O sistema seleciona automaticamente os candidatos mais bem classificados em cada curso. Lembrando que as instituições podem dar pesos diferentes para cada área do Enem.
As vagas oferecidas por meio do Sisu poderão ter até três modalidades de concorrência. Isso acontece porque todas as instituições de ensino superior devem reservar vagas para estudantes de escola pública. Algumas ainda disponibilizam vagas para políticas afirmativas próprias.
Durante o processo de seleção, você concorrerá apenas com candidatos da mesma modalidade que escolher. Veja quais são as três modalidades:
São abertas para qualquer pessoa que tenha feito o Enem e concluído o ensino médio.
As políticas de ação afirmativa são feitas pelo governo ou pela iniciativa privada. O objetivo é corrigir desigualdades sociais, econômicas, raciais, étnicas, de gênero, religiosas, entre outras.
A quantidade de vagas desta modalidade pode variar de acordo com cada instituição de ensino. As políticas de ação afirmativa não são obrigatórias como as cotas. Logo, nem todas as universidades têm.
O Sisu permite que as instituições adotem um bônus à nota do candidato como política de ação afirmativa. É uma pontuação extra que será somada à nota do candidato. Quem for beneficiado concorre com os demais inscritos em ampla concorrência, neste caso.
Pela Lei de Cotas (12711/2012), todas as instituições participantes do Sisu devem reservar metade de suas vagas para as cotas raciais e/ou sociais.
As vagas são destinadas aos alunos que cursaram o ensino médio em escolas públicas. Destas vagas, metade é reservada aos estudantes com renda familiar bruta mensal por pessoa de até 1 (um) salário mínimo – a partir da edição do Sisu 2024.
Um percentual das vagas é reservado a estudantes autodeclarados pretos, pardos ou indígenas. Esse percentual é definido de acordo com a proporção de pretos, pardos ou indígenas na unidade da Federação onde a instituição de ensino está localizada.
Outro percentual das vagas é reservado às pessoas com deficiência, também de acordo com o percentual desta população onde está localizada a instituição.
Às vezes, acontece de alunos concorrendo à mesma vaga terem notas iguais e ambas estarem dentro da pontuação de corte. Quem se classifica, então?
Para isso, o Sisu tem alguns critérios de desempate, que seguem a ordem abaixo, sem exceções:
O Sisu 2023 é o programa do Sistema de Seleção Unificada semestral, você pode usar a sua nota do Enem 2022 para ingressar na universidade. Fique ligado no Blog do Stoodi para acompanhar as atualizações do Sisu 2024.
Como o Sisu é uma das principais maneiras de o aluno conseguir ingressar nas universidades do Brasil, principalmente as federais, há uma lista de universidades que participam do Sistema. São elas:
Entre os cursos oferecidos pelo Sisu, existem alguns que são os mais concorridos entre os alunos, como é o caso de Direito e Medicina.
Mas para que você escolhe bem no dia em que abrirem as inscrições, saiba quais são os cursos mais disputados do Sisu para ter mais chances de entrar na faculdades dos seus sonhos.
Abaixo você poderá ver os cursos mais disputados do Sisu por meio da relação candidato/vaga:
Os resultados do SiSU 2022, nas edições do primeiro e segundo semestre, aconteceram nos dias 22 de fevereiro e 6 de julho respectivamente.
Se você participou do ENEM 2023, fique atento! Acompanhe o Blog do Stoodi para estar por dentro das informações sobre o SiSU 2024!
O Stoodi é o maior cursinho online preparatório do país. Somos o cursinho com o maior índice de satisfação dos alunos, e boa parte dos alunos que fazem um vestibular no Brasil, incluindo treineiros, são nossos alunos que tentarão uma vaga de primeira na Fuvest, no ENEM, na Unicamp, etc.
Possuímos os professores mais qualificados do mercado, com uma ementa estruturada e capaz de fazer você passar na prova do vestibular logo na primeira tentativa. Faça seu cursinho pré-vestibular no Stoodi e tire uma nota maior do que a necessária para fazer o curso dos seus sonhos.
Além das aulas virtuais, você conta com material didático disponível em uma plataforma incrível, auxílio com seu cronograma de estudos e simulados que testam o avanço de seu desempenho com base no conteúdo estudado.
Fizemos um estudo com mais de 12 mil estudantes e comprovamos que quem utilizou o Stoodi regularmente teve um desempenho no Enem 35% melhor em relação aos outros concorrentes.
Ou seja, quanto mais você fazer exercícios, assistir as aulas e seguir nosso cronograma de estudos, maior é a chance de você passar no curso e universidade dos seus sonhos!
Muito além de ser um ótimo produto para um valor baixo de mercado, você ainda pode usufruir de nossos cursos preparatórios por 15 dias sem pagar nada. São duas semanas de curso gratuito para você testar a plataforma e aumentar seu arsenal de conhecimento.
E então, está esperando o que? Fale com um de nossos especialistas ou faça o seu cadastro, e comece a estudar para a prova do Enem e do vestibular o quanto antes, assim, estará mais preparado no grande dia.
Vem pro Stoodi!