A nota de corte do Sisu nada mais é do que a nota que você precisa ter para entrar em uma determinada universidade no Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
Para cada curso em cada universidade é necessário ter um determinado valor no resultado do Enem para que você seja aprovado. Assim, no momento da inscrição do Sisu, você verá que nota é essa e se você está apto a estar dentro desta seleção.
Antes de explicar como ela é calculada, você precisa entender o que é a nota de corte do Sisu. Ela é a menor pontuação possível exigida para ocupar a vaga de um curso. Se conseguir alcançá-la (ou superá-la!) até o fim do período de inscrições, seu ingresso está garantido e basta esperar a divulgação dos resultados pelo MEC.
Por outro lado, não alcançar a nota de corte não elimina você imediatamente da disputa. Isso porque pode haver desistência dos candidatos que são aprovados na primeira chamada, e quem opta por ficar na lista de espera continua concorrendo nas posteriores.
No primeiro dia de inscrições, o MEC divulga as vagas para cada curso e instituição, e os candidatos começam a se inscrever. Nesse momento, a nota de corte ainda não está definida.
Já no segundo dia, começa a matemática. Suponha que o curso que você deseja ofereça 30 vagas e recebeu, no 1º dia, a inscrição de 100 candidatos. Eles são ordenados por nota, começando da melhor e indo até a mais baixa. Então, a nota do 30º inscrito determina a nota de corte naquele dia.
O MEC divulga a hora em que a nota é atualizada no sistema, e isso é feito diariamente. Porque, a cada dia, novos candidatos consultem a situação do curso que desejam. Se eles percebem que estão abaixo da nota de corte, muitas vezes partem para outro curso.
Imagine que um candidato fez 700 pontos e se candidatou ao curso de Psicologia no primeiro dia. Quando consultou o site do Sisu, viu que a nota de corte estava em 750. Cinquenta pontos fazem muita diferença! Então, ele preferiu garantir sua vaga e mudou sua primeira opção para Administração, que tinha uma nota de corte de 690. Esse candidato está entre os aprovados até o momento, concorda?
Por outro lado, ele ocupou uma vaga e fez alguém descer em uma colocação. Isso causa aquele típico efeito dominó, fazendo o último colocado sair do páreo. Assim, a nota acaba aumentando.
Mas a nota de corte do Sisu pode diminuir, viu? Isso acontece quando um candidato, mesmo selecionado, sai da concorrência por um curso e opta por outro. Assim, ele abre espaço para mais uma vaga e, na ordem, o próximo colocado ocupa a última posição e passa a determinar a nota de corte.
Bom, você já deve ter percebido que não há garantias de aprovação na primeira chamada até o último dia de inscrições. Por isso, é muito importante monitorar os resultados todo dia. Na verdade, parece uma imensa corrida, e você tem que garantir que vai alcançar a linha de chegada entre os primeiros.
Por isso, a cada dia, depois da hora estabelecida pelo MEC, dedique-se a fazer login no site do Sisu e dar F5 até a nota de corte ser atualizada! Abaixo das informações da sua inscrição (na primeira e segunda opções), vão estar:
Assim, você pode saber se está na disputa. Caso não tenha alcançado a nota de corte, essa é a hora de escolher se você prefere concorrer a outro curso ou apostar na lista de espera. E mesmo que esteja classificado, lembre-se que isso não é garantia de vaga, portanto, permaneça acompanhando os resultados até o último dia!
Dentre os cursos que você pode se candidatar no Sisu 2020, o Stoodi preparou uma lista dos cursos mai concorridos e quais são as universidades que possuem maior e menor corta de corte para que, assim, você saiba quais as melhores oportunidades para você!
Direito
Administração
Enfermagem
Pedagogia
Engenharia Civil
Psicologia
Medicina Veterinária
Educação Física
Odontologia
Nutrição
Arquitetura e Urbanismo
Jornalismo
Publicidade e Propaganda
De acordo com a sua nota do Enem 2019, você pode ver se ela é o suficiente para ingressas em um dos cursos ofertados pelo Sisu 2020.
A cada ano, há a atualização da nota de corte, contudo, é sempre próxima ao o que ocorreu no ano anterior. Por isso, veja quais as principais notas de corte do Sisu por curso e compare com a sua nota do Enem para ter certeza se está próximo de garantir a sua vaga:
Depois de vez a nota de corte do Sisu por curso, veja como a sua nota pode ser usada no curso desejado e para cada uma das universidades:
Agora, você já sabe o que o espera! Seja qual for o curso, a palavra-chave é estudar! A nota de corte do Sisu é apenas um norte, afinal, você precisa mirar no seu melhor resultado.
Por isso, cadastre-se gratuitamente no Stoodi e conheça as principais ferramentas do site para ajudar nos seus estudos.