A Estácio de Sá é uma Instituição de Ensino Superior (IES) de caráter privado e tem uma das maiores quantidades de alunos matriculados e unidades físicas no Brasil. Com menos de 50 anos de existência, a Estácio de Sá está presente em todos os estados do país e oferece mais de uma centena de cursos de graduação.
Quer saber mais sobre essa universidade? Então continue acompanhando o nosso guia completo sobre a Universidade Estácio de Sá!
Fundada no ano de 1970, a Universidade Estácio de Sá (UNESA) surgiu no bairro de Rio Comprido, na capital do Rio de Janeiro, como uma faculdade de Direito. Hoje a instituição está distribuída em 70 campi, tendo mais de 220 mil alunos matriculados em modalidades presenciais e a distância.
Atualmente administrada pela Estácio Participações, é a maior instituição de ensino superior do Brasil. Após alguns processos de compra e venda, a Estácio foi adquirida pelo grupo Kroton, em 2016, tornando-se parte do maior conglomerado de ensino particular do país.
Nos anos 1980, a expansão da Estácio partiu da abertura de novos cursos voltados para as Ciências Humanas, de modo que a instituição garantiu em 1988 o seu título de universidade. Na década de 1990, seu crescimento foi vertiginoso, principalmente com a criação de cursos pouco tradicionais em áreas como Comunicação e Negócios, considerados uma inovação do mercado de educação na época, tanto no Rio de Janeiro quanto a nível nacional. Já nos anos 2000, a Estácio manteve seu crescimento, expandindo principalmente com novos cursos na área de Ciências Biomédicas.
Com uma ampla estrutura de ensino em praticamente todo o território nacional, a Estácio oferece cursos de graduação e pós-graduação, tanto na modalidade lato sensu quanto stricto sensu. Além disso, ainda mantém cursos de férias abertos à comunidade nos meses entre semestres letivos (julho e janeiro).
A Estácio de Sá possui algumas modalidades diferentes de ingresso. O primeiro passo é ter o certificado de conclusão do ensino médio. Qualquer IES exigirá isso de você, então já não deve ser uma surpresa, certo?
A Estácio de Sá oferece dois tipos diferentes de vestibular: tradicional ou agendado. Na modalidade tradicional, o candidato faz as provas que acontecem em datas definidas pela própria Estácio. Ela é composta por questões objetivas e uma redação.
Já a modalidade agendada conta com uma grande facilidade: o candidato escolhe um dia, horário e local para realizar a prova, que é composta apenas de uma redação. O vestibular agendado pode ser usado para cursos presenciais, a distância ou semipresenciais.
Além dos vestibulares, a Estácio oferece mais quatro diferentes modalidades de ingresso:
No dia da prova, o candidato deve levar o comprovante de inscrição, um documento oficial com foto, lápis, borracha e caneta (azul ou preta). O recomendável pela própria instituição é chegar com pelo menos uma hora de antecedência, para evitar quaisquer contratempos.
Quaisquer outras exigências e proibições são disponibilizadas no edital do concurso vestibular, acessível no portal do candidato Estácio. De qualquer forma, o ideal é aplicar o bom senso e seguir o recomendado em outras provas. Ou seja, evite usar bonés, óculos escuros e aparelhos eletrônicos. Uma boa ideia é se pautar sempre pelo que preconiza o edital do Enem, padrão para a maioria das universidades hoje em dia.
O portal do candidato Estácio fornece todas as informações sobre a inscrição. Lá é possível encontrar o edital, manual do candidato, comprovantes e requerimentos além, é claro, do próprio resultado do vestibular.
A inscrição no vestibular da Estácio de Sá é muito simples. Acesse o site, escolha o seu Estado, curso, cidade e bairro para buscar a disponibilidade de vagas. Nessa hora, você verá uma descrição do curso, informações relacionadas ao mercado de trabalho dessa profissão, a grade curricular, a disponibilidade de bolsas, entre outros detalhes.
Com o curso escolhido, é hora de selecionar uma das modalidades disponíveis. A Estácio trabalha com as opções “presencial”, “a distância” ou “flex” (nome dado aos cursos semipresenciais). Clique em “inscreva-se”.
Após essa etapa, você terá acesso ao formulário de inscrição, onde deve preencher todos os seus dados pessoais exigidos. Caso sua opção seja pelo vestibular agendado, é só escolher o dia e o horário de realização da prova. Clique em “finalizar inscrição”.
O portal te redirecionará, automaticamente, para uma página de confirmação da inscrição. Nela você tem acesso ao seu número de candidato inscrito. Agora, é só criar uma senha de acesso ao portal, onde suas informações estarão registradas.
A partir de agora, é só pagar a taxa de inscrição (cerca de R$50,00) com boleto ou cartão de crédito, imprimir o comprovante e se preparar para a prova.
Como o vestibular é muito específico e interno, as notas de corte não são disponibilizadas no portal do aluno Estácio. Entretanto, é possível ter uma noção das notas de corte por meio da classificação do Prouni. Assim, listamos agora as 15 maiores e 15 menores notas de corte da Estácio para esse tipo de ingresso.
Abaixo, as 15 maiores notas de corte da Estácio de Sá segundo as estatísticas do PROUNI:
Como é possível perceber, o predomínio dos campi presentes no Rio de Janeiro entre as maiores notas do Prouni para a Estácio de Sá é quase absoluto. Isso pode ser explicado pela grande tradição da universidade em seu estado de origem.
Agora você confere, abaixo, as 15 menores notas de corte para o ingresso na Estácio de Sá, via Prouni:
Analisando a lista, é possível perceber que as menores notas de corte do Prouni para ingresso na Universidade Estácio de Sá são pertencentes a unidades da instituição localizadas fora do Rio de Janeiro. Muitas delas, ainda com pouco tempo de atuação e, possivelmente, menor concorrência.
Além disso, outro ponto que chama atenção é a presença unânime dos cursos da Estácio EAD. Essa é uma tendência grande das instituições que oferecem essa modalidade de estudo, concentrando nela as menores notas de corte.
No vestibular tradicional da Estácio de Sá, o candidato realizará duas provas, sendo uma de redação e outra de conhecimentos gerais, composta de 30 questões objetivas, de múltipla escolha.
O objetivo da prova é avaliar a capacidade do candidato de utilização dos conhecimentos adquiridos até o ensino médio. Além disso, a prova busca habilidades da capacidade de o candidato se expressar, relacionar temas e conhecimentos das mais distintas áreas e interpretar, de forma crítica, as informações que tiver à disposição.
Já a prova do vestibular agendado é muito mais simples, sendo composta apenas de uma redação com tema proposto pela Faculdade Estácio. Os gêneros textuais e temas são variáveis e a redação deve ter um mínimo de 20 e máximo de 30 linhas.
Para a utilização do Enem, o candidato deve, obviamente, focar nas matérias, assuntos e temas propostos pelo Exame Nacional do Ensino Médio. Nesse caso, é interessante observar as notas de corte que listamos acima.
Já para a prova do vestibular tradicional as coisas são um pouco mais simples. Sem a cobrança de uma leitura específica de livros de literatura, por exemplo, o candidato deve focar seus estudos no conteúdo aprendido durante o ensino médio.
Conforme explicamos acima, o conteúdo cobrado na prova da Estácio de Sá é tudo aquilo que se estuda no ensino médio, nas disciplinas a seguir:
A redação do vestibular da Estácio de Sá, tanto na modalidade tradicional quanto na agendada, exige uma prova de redação nos mesmos moldes. Com um mínimo de 20 e um máximo de 30 linhas, ela busca avaliar a capacidade do candidato de organizar suas ideias, interpretar as informações disponíveis e estabelecer a relação entre dados e fatos.
Além disso, o candidato tem como objetivo elaborar, com as habilidades acima, hipóteses que expliquem uma determinada situação ou questão de cunho social. São sempre propostos temas de atualidades. Nesse sentido, os textos que servem como base para a elaboração da redação costumam ser de jornais, revistas ou internet, buscando contextualizar o enunciado.
Para estar bem preparado, a dica é se manter sempre atualizado com os últimos acontecimentos no Brasil e no mundo, de olho nos noticiários. A organização da prova propõe o modelo do texto que deverá ser elaborado, podendo ser dissertativo ou narrativo.
Caso o texto proposto seja dissertativo, o participante precisa elaborar uma redação com introdução, desenvolvimento e conclusão, contendo argumentos estruturados e defendendo um determinado ponto de vista.
Já no texto narrativo, espera-se que o texto contenha enredo, personagens, cenário, tempo e foco, com uma estrutura clara e que faça sentido. Independentemente do gênero textual proposto, a nota máxima da redação é 10 pontos.
A Estácio de Sá oferece vários cursos em suas diversas unidades espalhadas no Brasil. São eles:
Para quem busca um curso de pós-graduação voltado para a especialização profissional, a pós-Estácio de Sá tem um grande leque de opções nas suas quase cem unidades espalhadas em todo o Brasil. É possível encontrar cursos tanto de pós-graduação quanto de MBA nas seguintes áreas:
A Estácio de Sá ainda oferece cursos de pós-graduação a distância nas seguintes áreas do conhecimento:
Como não poderia deixar de ser, a Estácio de Sá também oferece, em seus programas de pós-graduação, as modalidades strictu sensu de mestrado e doutorado. São várias opções dentro das áreas do conhecimento de:
Quando falamos de universidades e faculdades privadas, é muito importante atentar para a certificação e o reconhecimento do MEC. Nesse sentido, a Estácio de Sá é uma das poucas IES que oferece apenas cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação.
Isso significa que, não importa qual a modalidade de ensino ou o curso que você escolher dentro da Estácio de Sá, ele será reconhecido pelo MEC e, consequentemente, terá o diploma validado para o exercício da profissão.
O MEC leva em consideração dois conceitos para sua rigorosa avaliação:
De modo geral, a Estácio de Sá conseguiu nota 3 no Conceito Institucional (CI) e nota 4 no Índice Geral de Cursos (IGC). Essa é uma nota considerada muito boa, principalmente se levarmos em consideração o rigor do MEC e o tamanho da estrutura da Estácio de Sá em todo o Brasil.
Vários cursos da Estácio de Sá estão na lista daqueles mais bem avaliados pelo MEC, obtendo nota máxima (5 – excelente) em pelo menos um dos aspectos e nota 4 (ótima) em todos os outros. São eles:
Além desses cursos entre os mais bem avaliados, estão também na lista de cursos reconhecidos pelo MEC:
A maioria desses cursos permite as três modalidades que a Estácio de Sá oferece:
O calendário do vestibular é extremamente flexível. Por conta da opção do vestibular agendado, é possível se matricular em praticamente qualquer época do ano. Para o segundo semestre, por exemplo, é possível realizar a prova agendada de abril até setembro.
O ideal é entrar no portal da Estácio de Sá para conferir as disponibilidades do curso, cidade e unidade em que você pretende se matricular. Somente após a inscrição no sistema você terá acesso às datas disponíveis.
Curtiu nosso guia? Então que tal começar logo sua preparação, conferindo nosso banco de exercícios e nossa plataforma de videoaulas? Você também pode ver muito mais conteúdos como esse no Blog do Stoodi!