As Faculdades Unidas Metropolitanas (FMU) iniciaram suas atividades em 1968. No mesmo período, surgiram a Faculdade de Artes Alcântara Machado (FAAM) e as Faculdades Integradas Alcântara Machado (FIAM). Em meados dos anos 1980, as marcas associaram-se à FMU e deram início ao desenvolvimento do setor educacional brasileiro.
Ao longo desses 50 anos, a instituição construiu uma trajetória de sucesso. Ela está presente em diversos campi espalhados pelas cidades de São Paulo e Grande São Paulo e já formou inúmeros profissionais qualificados.
Sua missão é promover uma Educação Superior de excelência e acessível, visando formar trabalhadores éticos, preparados para o mercado de trabalho e comprometidos com a construção de uma sociedade sustentável. Seu objetivo é se tornar a melhor e maior Instituição de Ensino Superior (IES), para promover empregabilidade e inclusão social.
Preparado para entrar em uma ótima faculdade? Então, vem com a gente e conheça mais sobre a FMU!
A FMU oferece três opções principais de processo seletivo para quem deseja estudar na instituição. É possível ingressar pelo vestibular tradicional, agendado ou utilizando a sua nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
A primeira opção é realizada em datas específicas e permite que o candidato faça a avaliação em uma sala de aula junto das outras pessoas que também buscam uma vaga na faculdade.
Já o vestibular agendado é aplicado diariamente e você pode escolher as melhores opções de data, horário e local para realizar a prova. Também é possível usar a sua nota do Enem para ingressar em um dos cursos oferecidos pela FMU. Nesse caso, a nota do exame vale como fase única do vestibular e não é necessário fazer o processo seletivo tradicional.
Uma grande vantagem é que a FMU oferece 100 bolsas de estudo integrais pelo programa Vestibular de Bolsas. Elas são concedidas a cada edição dos vestibulares e os candidatos melhores colocados no processo seletivo tradicional têm direito ao benefício.
Além disso, as Faculdades Unidas Metropolitanas oferecem condições especiais para ex-alunos que não concluíram o curso voltarem a estudar. Quem já faz algum curso superior em outra IES também pode pedir transferência e quem é formado pode realizar uma segunda graduação sem a necessidade de fazer uma nova avaliação.
E as opções não param por aí. A FMU tem um programa muito tradicional chamado Move Mais, que garante total apoio para os alunos antes, durante e depois dos estudos. Para isso, ela oferece 10 mil bolsas de até 100%, de acordo com o desempenho no processo seletivo e do perfil do candidato. O Vestibular de Bolsas integra o Move Mais.
Em caso de vagas remanescentes, a Comissão de Planejamento e Execução do Processo Seletivo Integrado da FMU pode adotar outras formas de seleção, logo após a aplicação do último processo seletivo por prova tradicional. Nesses casos, algumas opções de procedimentos são entrevista pessoal, redação e análise de desempenho escolar no Ensino Médio.
Caso você opte pelo vestibular tradicional ou agendado, é importante comparecer ao local da prova com o seu documento de identidade (RG) e não se esquecer de levar caneta, lápis e borracha. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados do responsável para verificar o resultado e, caso aprovados, poder realizar a matrícula na hora.
Se preferir usar a nota do Enem, é importante ter atenção ao edital do exame, que permite apenas o uso de caneta de cor preta fabricada com material transparente. Também é necessário levar um documento oficial com foto atualizada.
Não é permitido usar aparelhos eletrônicos em nenhum dos casos. Se desejar, é possível levar água e lanche — o que é recomendável, principalmente na prova do Enem, que tem uma duração mais longa.
O resultado do vestibular tradicional da FMU pode ser consultado no site da própria instituição ou nos prédios do campus Liberdade. As matrículas também podem ser feitas das duas maneiras. As datas são definidas no edital.
No caso do vestibular agendado, o resultado pode ser consultado com um dos atendentes, alguns minutos após a conclusão da prova. Se for aprovado, você pode fazer a sua matrícula e aproveitar as condições especiais para garantir a vaga.
O resultado do Enem deve ser consultado no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). É possível encontrar, inclusive, o resultado dos exames realizados em anos anteriores. Como a FMU aceita notas das provas realizadas a partir de 2010, essa funcionalidade é muito importante para o candidato.
As inscrições para o vestibular da FMU devem ser efetuadas a partir da data descrita no edital, por meio do site da instituição ou pelo telefone da Central de Atendimento ao Candidato (CAC). É possível escolher duas opções de curso, caso você queira.
No momento da inscrição, é importante preencher os dados com o CPF, RG, e-mail, nome completo, nome da mãe, data de nascimento, sexo, telefone, CEP, endereço, número, bairro, cidade e estado e informar se tem algum tipo de deficiência. Depois, basta escolher o curso que deseja fazer.
Se optar pelo processo seletivo tradicional, é necessário pagar uma taxa de R$ 30,00. Caso prefira o vestibular agendado, o valor é de R$ 15,00. Não há taxas para a inscrição usando a nota do Enem. É possível receber isenção do valor, conforme ação comercial.
É imprescindível que o candidato conclua o Ensino Médio ou equivalente legal até a data da matrícula. Quem está cursando o 1° ou 2° ano do Ensino Médio pode fazer o exame da condição de treineiro e receber um resultado separado.
Se for aprovado no vestibular, você precisará apresentar alguns documentos para efetivar a matrícula. Entre eles, estão:
Outros documentos podem ser necessários. Por isso, é importante consultar o edital antes de se inscrever para o vestibular FMU.
Até o atual momento, a FMU é uma Instituição de Ensino Superior que não utiliza o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) como critério de entrada em seus cursos. Se desejar usar a sua nota do Enem para entrar na faculdade, é preciso se inscrever pelo site.
Para isso, o interessado deve ter obtido nota igual ou superior a 200 pontos no exame. Além disso, o candidato não pode ter zerado a redação. Quem cumprir essas exigências poderá ser dispensado de prestar a prova das Faculdades Metropolitanas Unidas. No entanto, a condição não é válida para os cursos de graduação tecnológica em Gastronomia e graduação em Odontologia, Música e Medicina Veterinária.
Como dissemos, é possível utilizar a nota de edições passadas, pois são aceitos os resultados obtidos no Enem a partir de 2010. Após preencher todas as informações com os seus dados pessoais, o sistema consulta a sua nota e, em menos de uma hora, você poderá verificar se foi aprovado.
A nota de corte é uma grande preocupação para os vestibulandos. Ela funciona como uma referência para os estudos e indica a nota mínima que deve ser alcançada para conseguir a aprovação na IES desejada.
Infelizmente, a FMU não disponibiliza as notas de corte para o seu vestibular. Entretanto, é possível consultar as notas de corte para o Prouni e para o Fies na instituição. Confira as 10 maiores notas de corte para cada uma dessas modalidades no ano de 2018.
Assim como o Enem e outros vestibulares tradicionais, as provas da FMU tendem a ser um pouco complicadas e demandam estudo e dedicação. Como as questões envolvem o conhecimento de todo o Ensino Médio, é importante fazer uma boa revisão antes da data do exame.
E lembre-se de que, caso você já tenha participado de alguma edição do Enem a partir de 2010, pode usar essa nota para concorrer a uma das vagas ofertadas pela FMU. Essa é uma ótima opção para quem não quer fazer uma nova avaliação!
Se você preferir fazer o processo seletivo tradicional, precisará realizar um exame objetivo composto por 60 questões de múltipla escolha, com 5 alternativas cada uma. Apenas uma opção é a correta, por isso, é importante fazer o teste com atenção. Além disso, também é necessário fazer uma prova de redação.
Caso opte pelo vestibular agendado, o exame é constituído por uma prova objetiva composta por 30 questões de múltipla escolha. Cada pergunta também tem 5 opções de resposta, e você deve marcar aquela que julgar ser a correta.
Nas provas objetivas, o candidato deve marcar apenas uma opção para cada questão. Se escolher mais de uma alternativa, a resposta é considerada incorreta. Os candidatos que tirarem nota zero ou não alcançarem pontuação igual ou superior a 3 na prova de redação serão desclassificados do processo seletivo.
O conteúdo das provas das Faculdades Unidas Metropolitanas é o mesmo que foi estudado durante os três anos do Ensino Médio. A prova objetiva é dividida por assuntos equivalentes às disciplinas da escola, como Língua Portuguesa, História, Química, Física, Geografia e Biologia.
Com relação à prova de redação, em geral, a FMU pede que o candidato elabore um texto dissertativo, de acordo com o tema proposto. Nele, você deverá apresentar e desenvolver o seu ponto de vista sobre o assunto. Para isso, é importante apresentar argumentos concretos e finalizar com uma conclusão coerente.
Os temas escolhidos costumam representar assuntos que estão sendo discutidos na sociedade. Eles podem ter a ver com economia, política, ecologia, cultura, entre outros conteúdos de destaque na atualidade.
É importante ficar atento aos detalhes da redação e treinar bastante em casa. Na correção da prova, os professores avaliam os seguintes itens:
O edital do processo seletivo para o vestibular do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas não exige a leitura de obras literárias para o seu exame de seleção. Dessa forma, o conhecimento necessário é completamente teórico.
A FMU tem um canal de comunicação específico — o mesmo usado para fazer a inscrição (ou seja, a CAC). Esse setor é específico para atender quem vai prestar o vestibular da instituição.
Nele, é possível tirar dúvidas e obter outras informações sobre provas e conteúdo programático, locais dos exames, documentos necessários, valores, matrículas, entre outras. Basta ligar e conversar: os atendentes estão sempre à disposição!
Além disso, o candidato pode usar esse meio para solicitar a isenção da taxa de inscrição do vestibular agendado ou do processo tradicional. No caso do Vestibular de Bolsa e do Move Mais, as inscrições são gratuitas.
As Faculdades Metropolitanas Unidas oferecem 80 cursos de graduação, entre as modalidades bacharelado, licenciatura e tecnólogo, em diversas áreas do conhecimento. Eles estão distribuídos pelos campi Liberdade, Santo Amaro, Vila Mariana, Ana Rosa, Vergueiro, Morumbi, Ponte da Estaiada e Itaim Bibi.
A seguir, listamos todas as opções de cursos presenciais e semipresenciais que a FMU oferece para você.
Cursos da área de Artes, Design e Moda:
Cursos da área de Ciências da Saúde:
Cursos da área de Comunicação:
Cursos da área de Direito e Relações Internacionais:
Cursos da área de Educação:
Cursos da área de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia da Informação:
Cursos da área de Hospitalidade e Gastronomia:
Cursos da área de Negócios:
A educação a distância (EAD) da FMU é disponibilizada pelo EAD Laureate. As universidades da Rede Laureate no Brasil oferece cursos de graduação e pós-graduação com metodologia moderna, horários flexíveis e o mesmo nível de qualidade acadêmica dos cursos presenciais.
Dessa forma, a FMU EAD é referência na empregabilidade e na qualidade de ensino dos seus estudantes. Além disso, seus diferenciais são:
As possibilidades oferecidas pela pós-FMU não se restringem somente à graduação. Depois que você se formar, poderá continuar os estudos fazendo especialização, MBA ou mestrado. Afinal, o mercado de trabalho está cada vez mais concorrido, e se manter atualizado é muito importante.
As Faculdades Metropolitanas Unidas oferecem cursos de pós-graduação na modalidade presencial de stricto sensu (programas de mestrado) e nas modalidades presencial, semipresencial e EAD de lato sensu (MBA e especialização).
Para cursar a pós-graduação FMU, o candidato precisa ter concluído o Ensino Superior e obtido o grau de licenciado, bacharel ou tecnólogo em instituições privadas ou públicas brasileiras ou estrangeiras, desde que ofereçam diploma reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).
Algumas opções de cursos apresentam outros pré-requisitos legais obrigatórios para que os candidatos sejam efetivamente matriculados. Para saber mais, é importante consultar o edital dos concursos.
As especializações são oferecidas nas áreas de Artes, Design e Moda, Ciências da Saúde, Comunicação, Direito e Relações Internacionais, Educação, Arquitetura, Engenharia e Tecnologia da Informação e Hospitalidade e Gastronomia. Já o Master in Business Administration (MBA) é mais direcionado e ofertado apenas na área de Negócios.
Como dissemos, a FMU também oferece cursos de mestrado em diversas áreas. A matrícula e o ingresso nessas opções são definidos por procedimentos e critérios específicos, previstos em edital.
São oferecidos mestrados nas áreas de Arquitetura e Urbanismo, Comunicação, Direito, Gestão e Negócios e saúde. Os programas da FMU são:
As Faculdades Unidas Metropolitanas não disponibilizam as provas dos anos anteriores. Por isso, não é possível consultar e estudar por meio delas. Mas não se desespere! É fácil encontrar, no site do Stoodi, provas do Enem e de outros vestibulares. Também é possível fazer simulados que ajudam a fixar o conhecimento.
Até o presente momento, a FMU não divulgou o seu calendário acadêmico para 2019. No entanto, as provas para quem deseja entrar na faculdade no primeiro semestre deste ano, já estão acontecendo.
O processo seletivo tradicional já foi realizado, mas você ainda pode se inscrever diariamente no vestibular agendado e também pode concorrer às bolsas de estudo por meio dos programas Move Mais e Vestibular de Bolsas. Por isso, não perca tempo!
A FMU tem uma estrutura de aprendizagem completa e moderna, composta por salas de aula, laboratórios e bibliotecas que favorecem os estudos e o desenvolvimento de atividades práticas. Além disso, alguns espaços, como o Núcleo de Práticas Jurídicas, também prestam serviços à comunidade.
Gostou do nosso guia completo sobre a FMU? Então, comece logo a sua preparação para ingressar nessa universidade! Para isso, consulte nossa plataforma de videoaulas e confira nosso banco de exercícios. Você também pode ler outros conteúdos no Blog do Stoodi!