Tanto as provas de vestibular quanto o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) apresentam com grande rigor as questões voltadas para a disciplina de Física. Uma das matérias mais temidas das provas, ela ainda causa receio em muita gente.
Quer saber o que estudar para as provas de Física no vestibular e Enem? Então confira logo nossas dicas!
O conteúdo de Física para as provas de entrada nas universidades é muito vasto. Mesmo que considere “apenas” as matérias vistas durante o Ensino Médio, isso inclui muitas e muitas horas de estudo!
Para tentar resumir o que é preciso estudar em Física, separamos abaixo dicas para as 5 grandes áreas da disciplina que mais costumam cair nas provas.
A Mecânica é a base de toda a chamada Física Clássica. E o Enem costuma cobrar mais de uma questão sobre esse assunto, tanto na área da cinemática quanto da dinâmica, como as Leis de Newton.
Aqui, é muito importante que o aluno tenha um bom domínio das linguagens matemáticas, fundamentais para a compreensão e a resolução mais tranquila das questões. Analisar gráficos, identificar características e propriedades são o básico para se dar bem em cinemática.
Já nas questões de dinâmica, o conhecimento de álgebra é essencial. Para as questões que não tiverem um viés mais teórico, o aluno precisa conhecer muito de matemática para vestibular, uma vez que essas exigem cálculos mais pesados.
Para esse tema, o aluno deve, primeiramente, entender bem o conceito de energia, principalmente dentro de circuitos elétricos. As transformações energéticas também são essenciais: energia mecânica, energia elétrica e energia térmica (efeito joule).
Compreender o conceito de potência de dispositivos elétricos, principalmente de aparelhos do dia a dia, é essencial para se dar bem na prova. Nesse sentido, é preciso entender quais são as grandezas que influenciam a potência elétrica, além de saber como elas atuam.
Nesse tema, ao aluno será exigido que conheça os fenômenos ondulatórios e todas as suas aplicações, como a difração, a interferência, a ressonância e todos os outros. Nesse caso, a prova do Enem costuma cobrar conceituações, buscando testar o reconhecimento e a diferenciação de cada um por parte do aluno, além das aplicações no dia a dia.
Aqui é fundamental que o aluno saiba muito bem realizar as conversões entre as três principais escalas termométricas: Celsius, Kelvin e Fahrenheit. Apesar de simples, esse tipo de operação matemática confunde muita gente.
No que diz respeito aos conceitos, o aluno precisa entender o aspecto físico das grandezas, principalmente de calor específico e capacidade térmica. O Enem cobra questões teóricas de termologia com muita frequência, envolvendo principalmente esse tipo de conceito.
Por fim, o campo da Óptica é também muito importante para as provas de concursos vestibulares. Mais especificamente a óptica geométrica e suas aplicações interdisciplinares com a Biologia, como no funcionamento do olho humano, as anomalias na visão e os tipos de lentes indicados para correções.
Conceitos como reflexão, refração e reflexão total são essenciais para o sucesso na prova. A aplicação desses conceitos em fenômenos do dia a dia é recorrente nas questões de prova.
Treinar o conhecimento em Física é fundamental para conseguir se dar bem nas provas de vestibular e do Enem. A dica é treinar, principalmente, se existem dificuldades nessa área.
Isso porque, dada a complexidade da disciplina, cada prova pode abordar os mesmos assuntos de modo diferente, variando até mesmo o grau de dificuldade das questões de Física. Pensando nisso, separamos abaixo as provas de vestibular de 16 Instituições de Ensino diferentes para você praticar seus conhecimentos em Física:
Busque exercícios de Física em provas antigas, essa é uma boa prática para treinar os conhecimentos, mas geralmente o contato recorrente com as questões mais clássicas pode dificultar o aluno, excluindo o “fator surpresa”.
Pensando nisso, uma dica é fazer o máximo possível de simulados. Como o próprio nome já diz, esse teste busca simular as condições de provas como o Enem, recriando o estilo e a quantidade das questões, o tempo de prova e a abordagem do exame. Vale a pena investir alguns dias no ano para participar dos simulados!
A disciplina de Física é muito extensa e exige muito dos alunos nos estudos. São vários temas e subtemas que precisam de atenção, além das resoluções matemáticas e conceituais. Por isso, na hora de estudar Física para o vestibular, é bom seguir algumas dicas importantes, como:
Se você gosta tanto da matéria que pretende se participar de um vestibular de Física, concorrendo a uma vaga nesse curso na universidade, você está no lugar certo! Separamos abaixo uma lista com os 13 melhores cursos de Física do Brasil. Confira:
Todos os cursos listados acima receberam classificação cinco estrelas, segundo o Guia do Estudante da Editora Abril.
A Física (vestibular e Enem) é uma das matérias que mais causa receio nos candidatos. Mas, com planejamento e dedicação, é possível se dar muito bem nas provas da disciplina!
Curtiu nosso post? Então não deixe de conferir nossa base de exercícios de Física e as videoaulas da matéria! Aproveite também para ler nosso super guia sobre os vestibulares de Medicina!