Estorno ou extorno: como se escreve?
Sabe quando o banco faz uma cobrança indevida na sua conta? Ou o cartão de crédito, equivocadamente, realiza a operação duas vezes? Nesses casos, é comum, além de passar por um estresse desnecessário, ter de pedir o dinheiro de volta. Essa transação tem nome, mas como se escreve: estorno ou extorno?
Vamos descobrir? Continue a leitura deste texto e descubra se a grafia correta é estornar ou extornar!
A palavra certa é estorno ou extorno?
São muitas as palavras na língua portuguesa escritas com X, mas pronunciadas com som de S, como trouxe. Extorno ou estorno é uma dúvida que se enquadra nesse caso porque a forma correta é estorno, do verbo estornar.
Mas, afinal, o que significa isso?
O que significa estorno?
Estorno, segundo o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, tem o sentido de “ação de estornar crédito ou débito indevidamente lançado em conta corrente, livro-caixa etc.”. E estornar vem do italiano stornare, ou seja, “voltar-se para o outro lado”, que por sua vez se origina do latim tornare: “volver, revolver, lavrar no torno”.
Estornar remete, ainda, a não concretizar, fazer rescisão, tornar sem efeito, anular, referindo-se sempre a um contrato, um seguro etc.
Dessa forma, todas as palavras da mesma família são grafadas com S. O valor cobrado foi estornado ou extornado? É fácil: grafe sempre com S! Veja exemplos a seguir.
Exemplos da palavra estorno
- O show foi cancelado e o estorno do valor dos ingressos será divulgado.
- Se comprar uma mercadoria on-line e não receber, peça o estorno à loja.
- O valor da compra foi estornado em seu cartão de crédito.
Ampliar o acervo linguístico é uma excelente forma de garantir uma ótima nota na prova de redação, sabia? Além disso, você enriquece seu vocabulário e aumenta seu conhecimento! Continue conosco: temos um plano de estudos perfeito para ajudar a conquistar a tão sonhada vaga na faculdade!