Gaivota: características e curiosidades!
Você já se encantou com o famoso clássico “Fernão Capelo Gaivota“? A ave poética que serviu de inspiração para Richard Bach está presente nos litorais e pertence à família Laridae. Essas aves compõem uma parte importante do ecossistema brasileiro.
Confira suas principais características e curiosidades!
Características da gaivota
Atualmente, existem cerca de 90 espécies diferentes registradas, sendo que a maior parte é marinha e pode ser encontrada em todo o globo terrestre. Ainda, todas têm uma alimentação baseada em peixes, mas também ingerem pequenos roedores e ovos de outras aves.
Habitat das gaivotas
Por terem uma alimentação restrita, a maioria das gaivotas habita os litorais, como foi falado, tendo preferência por ilhas oceânicas. E mais, costumam frequentar os grandes portos, já que os peixes tendem a aparecer com regularidade nesses ambientes.
Tipos de gaivotas
Entre as diversas espécies espalhadas no mundo, somente algumas costumam realizar sua migração para o Brasil. A seguir, você pode conferir a lista com as três espécies mais comuns no mundo:
- gaivotão: apresenta corpo branco e asas negras, com uma pequena mancha vermelha na mandíbula;
- gaivota-de-cabeça-cinza: como o nome aponta, apresenta uma tonalidade acinzentada na cabeça;
- trinta-réis-de-bando: apresenta um bico pontudo, específico para pescar peixes que habitam a superfície do mar.
Curiosidades
Entre as espécies conhecidas, 20 vivem no Brasil, que apresenta uma faixa extensa de litoral com portos propícios para a sobrevivência da gaivota. Por isso, existe uma praia dedicada a esse pássaro, conhecida como Praia da Gaivota, localizada no Estado de São Paulo.
Estudar os hábitos da gaivota e suas principais características é importante para manter-se atualizado nas mudanças do ecossistema brasileiro. Para aprofundar o seu conhecimento, invista em exercícios específicos de Biologia, assista às videoaulas e garanta um excelente resultado no vestibular!