Linkage: o que é, resumo e exercícios!
Estudar genética é algo que não pode passar batido na sua preparação para os vestibulares, afinal, é muito comum nos depararmos com questões sobre esse tema nas provas. Um dos assuntos cobrados é o linkage, tema de nossa conversa de hoje.
Vamos aprender mais sobre isso?
O que é linkage
Linkage é um conceito que se refere a genes que estão fisicamente ligados, ou seja, que pertencem a um mesmo cromossomo.
Linkage: resumo
Veja, a seguir, um resuminho sobre o assunto!
Genes unidos no mesmo cromossomo
A ligação gênica pode ser do tipo cis (quando genes dominantes estão em um cromossomo e recessivos em outro) ou trans (quando ocorre uma intercalação deles).
A segunda lei de Mendel não se aplica a esse tipo de conceito.
Como reconhecer o linkage
Reconhecer o conceito de linkage em um exercício é bem simples: basta identificar a presença de genes vinculados em um mesmo cromossomo. Com a meiose, eles não se separam, continuando juntos.
Crossing over ou permutação
Durante a meiose, os genes ligados (linkage) tendem a permanecer juntos, exceto quando ocorre o crossing over. Esse é um processo que acontece na prófase I da meiose, em uma etapa específica chamada de paquíteno.
Exercícios de linkage
Para fechar o nosso bate-papo, que tal fazemos um exercício sobre o assunto? Em relação à genética, a dica é sempre investir na prática para pegar o jeito. Vamos lá!
(Unicamp) Considere um indivíduo heterozigoto para três genes. Os alelos dominantes A e B estão no mesmo cromossomo. O gene C tem segregação independente dos outros dois genes. Se não houver crossing-over durante a meiose, a frequência esperada de gametas com genótipo abc produzidos por esse indivíduo é:
a) ½
b) ¼
c) 1/6
d) 1/8
Gostou de aprender mais sobre o linkage? Agora, chegou a hora de expandir seus conhecimentos e aprofundá-los! Conheça o Plano de Estudos Stoodi e se prepare para as provas com os melhores professores!
Resposta do exercício: B.