Hipófise: o que é, como funciona e mais!
Nosso corpo funciona como uma grande máquina, e uma das “peças” mais importantes é a hipófise — uma glândula responsável por ordenar uma série de funções vitais no organismo. Hoje, falaremos sobre esse componente fundamental do sistema endócrino. Boa leitura!
O que é hipófise
A hipófise é uma glândula extremamente importante. Ela é tão interessante que é dividida em duas partes: o lobo frontal (ou anterior) e o posterior. Cada um deles apresenta funções distintas e merece ser estudado separadamente.
Essa glândula está localizada no cérebro, mais precisamente no encéfalo, e é responsável pela produção de hormônios fundamentais para o desenvolvimento dos seres humanos. A seguir, falamos mais sobre essas substâncias!
Qual é a função da hipófise
Como vimos, a hipófise está encarregada por produzir e secretar uma série de hormônios. Por estar localizada no cérebro — o “centro de comando” do nosso corpo —, é de se esperar que essas substâncias atuem em todo o organismo, certo? Correto!
A seguir, veremos mais sobre a divisão da hipótese e quais hormônios são produzidos em cada uma dessas partes. Vamos lá?
Hipófise anterior
A hipófise anterior representa cerca de 80% do tamanho de toda a glândula. Confira, então, os hormônios produzidos nessa importante estrutura:
- hormônio do crescimento;
- hormônio adrenocorticotrópico, ou ACTH (atua no córtex adrenal);
- prolactina (atua nas glândulas mamárias);
- hormônio luteinizante, ou LH (atua nos ovários e testículos);
- hormônio folículo-estimulante, ou FSH (atua nos ovários e testículos);
- hormônio tireoestimulante, ou TSH (atua na tireoide).
Hipófise posterior
A hipótese posterior, por sua vez, é relativamente menor e produz menos hormônios. Os principais são:
- vasopressina (atua nos rins);
- oxitocina (atua no sistema reprodutivo feminino, como nas mamas e no útero).
Principais doenças da hipófise
Problemas na hipófise podem prejudicar a produção hormonal tanto para mais quanto para menos. Esse tipo de situação pode gerar problemas em vários pontos do organismo. Algumas das doenças relacionadas a essa glândula incluem:
- problemas na menstruação;
- doença de Cushing;
- alterações no crescimento;
- diabetes insipidus;
- problemas na tireoide.
Agora que você já conhece a hipófise, sabe quais são os seus tipos, funções e até mesmo os problemas que mais acometem essa glândula, chegou a hora de aprofundar os seus conhecimentos. Conheça o Plano de Estudos do Stoodi e arrase no vestibular!