Coloquialismo: o que é, exemplos e mais!
Questões sobre Gramática e regras da Língua Portuguesa representam uma importante parte das provas dos vestibulares e do Enem. Se você está se preparando para este momento, é fundamental que saiba o que é coloquialismo. Continue a leitura para entender mais!
O que é coloquialismo?
Também conhecida pelo termo linguagem coloquial, coloquialismo é uma variação da linguagem popular, isto é, a forma mais espontânea de nos comunicarmos no dia a dia. Portanto, esse estilo não segue regras gramaticais e abrange contextos informais do cotidiano.
A principal característica do coloquialismo é a fluidez na fala (oralidade), por isso é comum encontrarmos neologismos, abreviações, estrangeirismos, gírias e expressões (até mesmo palavrões) que não estão relacionadas à norma culta da língua.
Linguagem formal e não formal
Embora sejam aplicadas em contextos distintos, tanto a linguagem forma como a informal são consideradas variantes linguísticas e cada uma tem sua importância em determinadas situações.
Ao nos comunicarmos com familiares e amigos, é comum utilizarmos a linguagem não formal. Contudo, em uma reunião corporativa, entrevista de emprego ou ao escrevermos um texto de trabalho acadêmico, a linguagem utilizada deve ser a formal.
Também conhecida como “culta”, a linguagem formal é fundamentada na boa pronúncia das palavras e no uso correto das normas gramaticais. Enquanto no coloquialismo, ou linguagem informal, temos mais liberdade para sermos espontâneos, regionalistas e despreocupados com essas normas.
Exemplos de coloquialismo
Para concluirmos este artigo, confira a seguir uma lista com diversos exemplos do uso de coloquialismo em situações cotidianas:
- fui no mercado ontem (ao);
- corre porque tá atrasado (corra/está);
- aonde você deixou as chaves (onde);
- não vi ele quando cheguei (o vi);
- ela não devia ter feito aquilo (deveria);
- o homem passou rápido por ali (rapidamente);
- me apresentou aos seus amigos (apresentou-me);
- já é nove horas e ela não respondeu (são nove horas).
Que tal testar seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa e fazer alguns exercícios sobre Formação de Palavras e Análise Morfológica!