Dengue: tema de atualidades que pode cair no enem

Quer saber como o tema da atualidades sobre ‘Dengue’ pode cair no seu vestibular? Então veja com o Stoodi tudo sobre e mande bem no Enem!

Dengue: tema de atualidades que pode cair no enem

Quer ver como a dengue pode cair na sua prova? Então veja este texto!

Você vai prestar o Enem e não conseguiu acompanhar os jornais neste ano? Calma, o Stoodi te ajuda.

Hoje vamos falar sobre um dos principais temas que vem acontecendo por todo o Brasil: a dengue. Vamos te mostrar como este tema pode cair no seu vestibular, principalmente em Ciências da Natureza, na prova de Biologia.

E aí, vamos lá?

 

Vírus da dengue

A dengue é uma virose transmitida por um animal. Estamos falando de um invertebrado, de um artrópode, mais especificamente, falando de um inseto: o mosquito da dengue.

A gente tem como agentes causadores, quatro variedades de vírus da família do flavivírus, identificadas como: Den1, Den2, Den3 e Den4. Quando uma pessoa entra em contato com um desses vírus, geralmente, sua primeira forma de manifestação é viral,  o que chamamos de dengue plácida.

Ela atinge o sistema de defesa do organismo da pessoa contaminada, que fica imune para aquele tipo de vírus. Quando ela entra em contato pela segunda vez com a dengue, só vai manifestar os sintomas se entrar em contato com algum dos tipos de flavivírus, desde que seja diferente do primeiro que ela já tinha entrado em contato.

A pessoa só terá dengue mesmo, se ela, por exemplo, se contaminar com o Den2 primeiramente e, posteriormente, o Den1, Den3 ou o Den4. Quando então o sistema de defesa inicia seu trabalho, há fortes probabilidades de ocorrer o rompimento dos capilares sanguíneos, caracterizando a Dengue Hemorrágica.

Por isso, o caso de dengue hemorrágica ocorre depois que a pessoa já teve um quadro de dengue clássica. Porém, não necessariamente precisa acontecer desta forma, ok?

Transmissores

Os agentes transmissores são do gênero Aedes. As espécies variam, apesar do mais famoso ser o Aegypti. Porém, já foi encontrado uma outra variedade desta espécie chamada “Albopictus” que, de início, não era transmissora, mas depois foi visto que este mosquito também tinha afinidade para transmitir o vírus.

 

Situação da dengue no Brasil

remédios dengue atualidades

O Brasil é um país tropical, com alto índice de pluviosidade em algumas regiões, principalmente no verão. As chuvas são importantes para a proliferação do vetor, do mosquito da dengue. Veja como funciona sua reprodução:

  • O mosquito da dengue adulto fêmea pousa sobre a água, limpa e parada, e lá ela deposita seus ovos.

  • Dentro desses ovos ele inicia seu desenvolvimento embrionário e origina o seu primário estágio larval, que se desenvolve para o segundo, terceiro e quarto estágio, até formar o estágio de pupa e tornar-se adulto. Portanto, este mosquito é holometábolo, de desenvolvimento com metamorfose completa.

Contudo, lembre-se que, para este processo, é essencial água limpa e parada. Isso porque, em água com correnteza e água suja elas quebram a propriedade da Tensão Superficial da água, que é o que possibilita a deposição dos ovos do mosquito.

Para isso, há uma ação que é feita pela organização de saúde, que é depositar um pó sobre a água, como uma areia, tendo o objetivo de quebrar essa tensão superficial e assim, prejudicar a proliferação dos mosquitos.

Nas florestas, é difícil fazer o controle da proliferação de mosquito, mas, nas áreas urbanas, cabe a nós a responsabilidade de impedir isso.

 

Os sintomas

Na dengue clássica:

  • Febre alta e súbita;

  • Fortes dores no corpo, por isso que a dengue também é chamada de doença do quebra-osso;

Dengue hemorrágica:

  • Quadros de vômitos e sangramento, devido ao rompimento dos capilares sanguíneos;

  • Dor nos olhos;

  • Dor de cabeça;

  • Dor nas juntas;

  • Manchas avermelhadas pela pele;

  • Falta de apetite;

 

A prevenção

  • Combate dos focos de acúmulo de água: se feito isso, reduz a proliferação do mosquito. Para isso, é essencial:

  •  Manter barris de água tampados, guardar garrafas de cabeça para baixo, não deixar a água da chuva acumulado sobre a laje, trocar a água e lavar o vaso de sua planta ao menos uma vez por semanae manter a caixa d’água fechada.

Gostou das dicas? Entendeu tudo? Então saiba mais com o Stoodi, veja nossa página de matérias e cadastre-se gratuitamente para ver várias videoaulas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *