Ácido nucleico: o que é, estrutura e mais!

Descubra o que são ácidos nucleicos!

Ácido nucleico: o que é, estrutura e mais!

O estudo das células nas Ciências da Natureza é essencial para a compreensão de grande parte dos fenômenos biológicos que ocorrem nos seres vivos. Neste contexto, ganha destaque o tema ácido nucleico, já que essa substância está presente (em grande quantidade) em praticamente todas as células vivas.

Confira abaixo um resumo sobre os principais pontos sobre o ácido nucleico.

O que é ácido nucleico?

São macromoléculas que compõem os genes, as quais são responsáveis pela transmissão, tradução e armazenamento dos dados genéticos das células.

Ácido nucleico: estrutura

Descoberto no século XIX, o ácido nucleico tem em sua composição 3 substratos:

• pentose;
  • bases nitrogenadas;
  • fosfato.

Pentose

Carboidratos que contêm cinco carbonos. Como exemplos, a desoxirribose (DNA) e a ribose (RNA).

Bases nitrogenadas

Compostas por adenina, citosina, guanina, timina (exclusiva do DNA) e uracila (exclusiva do RNA).

Fosfato

Derivado do ácido fosfórico, é a substância que caracteriza a acidez das moléculas de ácido nucleico.

Ácido nucleico: resumo

Como resumo do ácido nucleico, é fundamental destacarmos para o estudante que essa substância pode ser separada em dois tipos: ácido desoxirribonucleico ou DNA e ácido ribonucleico, também conhecido como RNA. Além disso, vale ressaltar os compostos dessa substância: pentose, bases nitrogenadas e fosfato.

Ácido nucleico: RNA

Também chamado de ácido ribonucleico, sendo gerado no núcleo celular, o RNA tem como objetivo principal realizar a síntese proteica. Existem 3 tipos de RNA:

• RNAr;
  • RNAm;
  • RNAt.

RNA Ribossômico – RNAr

Compondo os ribossomos, é o RNA mais importante para produção de proteínas.

RNA Mensageiro – RNAm

Tem como função orientar a sequência dos aminoácidos para a síntese proteica; além disso, ele leva informações genéticas do núcleo da célula até o citoplasma.

RNA Transportador – RNAt

Já o RNAt tem como principal função a de transportar os aminoácidos (até os ribossomos) que serão usados durante o processo de produção de proteínas.

Vimos que o ácido nucleico é uma substância indispensável para a realização da síntese proteica, a qual impacta diretamente a funcionalidade biológica de qualquer célula. Com isso, aprender essa matéria é essencial para qualquer estudante, principalmente para aqueles que prestarão vestibular ao final do ano.

Está procurando por mais informações e conteúdos relevantes para o Enem? Então conheça o blog Stoodi e aumente suas chances de ser aprovado em uma universidade de qualidade!