Olfato: o que é, como funciona e mais!
Compondo um dos 5 sentidos humanos (juntamente com tato, paladar, visão e audição), o olfato basicamente nos permite diferenciar/sentir o cheiro de diferentes objetos.
Porém, ao contrário do que muitos imaginam, esse sentido vai muito além de apenas identificar determinados cheiros. Confira mais logo abaixo!
O que é olfato?
Olfato é o sentido responsável por caracterizar o cheiro das coisas, tendo o nariz como o principal órgão agente.
Função do olfato
Como funções do olfato, podemos destacar a de auxiliar nossas sensações gustativas (identificar o gosto de um alimento, realizada pelo olfato e paladar) e garantir as sensações olfativas (por meio de receptores localizados nas células da mucosa olfativa).
Olfato: anatomia
Veja agora quais são as principais partes do corpo humano que participam do processo de identificação de um cheiro.
Fossas nasais
Caminho inicial percorrido pelo ar em nossas narinas.
Cavidade nasal
Onde o ar é umedecido, purificado e aquecido.
Mucosa olfativa
Localizada na parte superior da cavidade nasal, é a região que manda impulsos para o sistema nervoso, possibilitando assim a identificação dos cheiros.
Como funciona o olfato
Como já destacamos acima, o funcionamento do olfato depende essencialmente da passagem de ar sem obstrução pelas fossas nasais, dos processos térmicos realizados na cavidade nasal e pelo trabalho das células olfativas presentes na mucosa olfativa, as quais são responsáveis por gerar impulsos nervosos de acordo com a substância em questão.
Portanto, percebemos que o olfato é um sentido imprescindível para a identificação das sensações gustativas e olfativas, ajudando-nos assim a caracterizar o sabor e o cheiro de várias substâncias e alimentos.
Achou legal aprender mais sobre o olfato? Então acesse o blog Stoodi e veja também quais as melhores técnicas para estudar para o Enem!