Salmonelose: o que é, sintomas e mais!

Descubra o que é a salmonelose e sua importância!

Salmonelose: o que é, sintomas e mais!

No nosso organismo, habitam — ou podem habitar — milhões de bactérias. Algumas delas são “do bem” e nos ajudam a levar a vida do modo como conhecemos. Outras, no entanto, podem gerar doenças e desequilíbrios. Em função disso, selecionamos informações importantes sobre a salmonelose, uma patologia causada por um desses seres. Acompanhe!

O que é salmonelose

A salmonelose é uma doença causada por bactérias. Esse é um problema bastante sério e que pode, infelizmente, gerar danos bastante sérios à saúde de pessoas que estejam debilitadas ou se encontrem em algum grupo de risco, como crianças pequenas e idosos.

Salmonella no ovo

Um dos alimentos mais comumente afetados pela bactéria causadora da salmonelose são os ovos, mas não é preciso se preocupar: produtos que sejam produzidos com os devidos cuidados e adequadamente pasteurizados são completamente seguros para o consumo.

Infecção por salmonelose

A contaminação por essa doença ocorre por via oral. Ela geralmente acontece quando comemos alimentos que contenham essas bactérias, mas a ingestão de partículas microscópicas de fezes ou de água não tratada também podem ser fatores importantes a serem considerados.

Sintomas e tratamento da Salmonelose

A seguir, veremos alguns dos principais sintomas e sinais clínicos observados nos pacientes infectados com a salmonella. Confira:

  • alterações gastrointestinais (dor de barriga, diarreia e vômitos);
  • redução considerável do apetite;
  • febre e calafrios pelo corpo;
  • cansaço e fraqueza;
  • sensação de mal-estar.

O tratamento desse problema costuma ser feito por meio do controle de sintomas, ou seja, do suporte ao paciente. Isso inclui a reposição hídrica (que pode ser por via oral ou intravenosa, em alguns casos) e o uso de medicamentos para aliviar o desconforto.

Em casos mais graves, no entanto, pode ser necessário o uso de antibióticos — reservado apenas aos pacientes mais afetados, para evitar a ocorrência da seleção natural nas bactérias — e até mesmo de internação.

Como deu para perceber, a salmonelose não é brincadeira! Além disso, ela é uma doença que de vez em quando dá as caras no vestibular, direta ou indiretamente. Para conhecer outras enfermidades que podem pintar na sua prova, confira o nosso Plano de Estudos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *