Sangue: o que é, composição e tipos!
Com exceção aos poríferos, cnidários e platelmintos, todos os animais do planeta têm sangue circulando em seus corpos. Fluido fundamental para a circulação de substâncias, o sangue humano realiza um papel fundamental para a manutenção de nossas funções vitais. Confira abaixo!
O que é sangue?
É um tipo de fluido (95% de água + outras substâncias químicas) que compõe o sistema circulatório dos animais vertebrados.
Como função principal, podemos destacar o transporte de elementos, seja de nutrientes, seja de moléculas gasosas (oxigênio e gás carbônico).
Composição do sangue
A composição do sangue pode ser separada entre: plasma; hemácias; leucócitos e plaquetas.
Plasma
Solução aquosa composta por água, sais minerais e proteínas, a qual representa 55% do volume total de sangue.
Hemácias
Chamada também de glóbulos vermelhos, as hemácias são constituídas de hemoglobina (transporte de oxigênio), originando assim a cor vermelha do sangue.
Leucócitos
Conhecido por glóbulos brancos, são os agentes defensores do nosso organismo, sendo essenciais para a proteção contra microrganismos invasores.
Plaquetas
Têm como principal função a coagulação sanguínea, representando apenas 1% do volume total de sangue.
Doenças do sangue
Há várias doenças relacionadas ao sangue, entre elas podemos destacar:
- trombose venosa;
- trombose arterial;
- leucemia;
- anemia;
- mieloma múltiplo.
Tipos de sangue
Descobertos no século XX, os tipos sanguíneos são:
- A+
- A-
- B+
- B-
- AB+
- AB-
- O+
- O-
Agora que você já sabe o que é sangue, bem como suas principais funções e composição, fica mais claro em perceber o quão importante essa substância é para a vida biológica, principalmente quando se trata de animais vertebrados.
Achou interessante o post? Então conheça mais o Stoodi e passe a ter acesso a centenas de videoaulas e exercícios de vestibular que a plataforma disponibiliza.