4 profissões relacionadas à Psicologia

4 profissões relacionadas à Psicologia

A Psicologia é uma área versátil e que proporciona diversas possibilidades de atuação para quem forma nessa área. Por isso, se você considera fazer esse curso, é bacana conhecer o que estará disponível no seu caminho para trabalhar no futuro.

Neste artigo, nós separamos 4 profissões relacionadas à Psicologia. Descubra curiosidades, funções e diferenciais de cada uma delas. Com isso, você consegue identificar qual delas é mais a sua cara. Quer ver mais? Confira a seguir e tire suas dúvidas.

1. Psicologia Clínica

Sendo uma das mais clássicas profissões relacionadas à Psicologia, a área clínica é aquela que sempre vem à nossa mente quando pensamos nessa área. Também é conhecida como Psicoterapia.

Nesse tipo de atuação, o profissional possui seu próprio consultório ou atende em clínicas que cedam salas em determinados horários e atende os pacientes. O atendimento tende a ser individualizado, mas pode ser feito em dupla ou em grupo quando necessário (por exemplo, nos casos de terapia familiar ou de casal).

Para atuar nessa área, o profissional escolhe uma entre as abordagens que aprenderá durante o curso de Psicologia. Algumas das principais que fazem parte da grade curricular são:

  • Terapia Cognitivo Comportamental (TCC);
  • Behavorismo;
  • Gestalt;
  • Teoria Humanista;
  • Fenomenologia;
  • Psicanálise (e suas respectivas vertentes);
  • Psicologia Evolucionista, entre outras.

As conversas todas que acontecem dentro do consultório são protegidas pelo sigilo entre paciente e psicoterapeuta, de forma que ele não pode tornar público o que foi dito ali. As exceções são em casos raríssimos e que estão previstos no Código de Ética, definido pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP).

2. Psicologia Educacional

Outra possibilidade de trabalho para quem se formou em Psicologia é atuar na área educacional. No contexto das escolas e colégios, ajudando a promover um ambiente de aprendizagem mais eficiente e que seja acolhedor para crianças e jovens.

Essa é uma área que visa utilizar e pesquisar métodos e técnicas de aprendizagem e ensino. Os profissionais também vêm ganhando muita importância e mais vagas no cenário atual, principalmente, porque hoje avançamos consideravelmente sobre a educação inclusiva.

O profissional de Psicologia Educacional ajuda, por exemplo, na adaptação para situação a situação, ajudando a superar diversos desafios que podem existir caso a caso e facilitar o processo para crianças e jovens, para que seja possível seu desenvolvimento com acolhimento e orientado para as diferentes condições.

Além disso, esse profissional ajuda na adaptação de crianças que estão começando a sua fase de aprendizagem e, portanto, podem passar dificuldades emocionais nesse primeiro momento.

O mesmo vale, também, para aqueles que estão mudando de colégio ou que estejam passando por momentos que possam afetar suas condições emocionais, cognitivas e comportamentais no ambiente da escola.

Esse profissional também ajuda o coordenador pedagógico na resolução de problemas que possam acontecer no dia a dia. Por exemplo, uma criança começa a mudar o comportamento no dia a dia, tornando-se mais agressiva e tendo problemas com os amigos.

Coordenador e psicólogo educacional podem andar lado a lado, seja conversando com os pais ou oferecendo acompanhamento junto à criança, para entender o que está acontecendo e dar todo o suporte neste momento.

Resumindo, algumas das principais funções que o psicólogo educacional cumpre são:

  • promover melhoria do aprendizado;
  • desenvolvimento de habilidades e competências dos alunos;
  • identificação de problemas que estão acontecendo no ambiente organizacional;
  • proporcionar o acompanhamento da criança, quando necessário, em casos atípicos (por exemplo, dificuldades de adequação, problemas emocionais no ambiente educacional);
  • gerar processos focados para casos específicos e proporcionar o acompanhamento necessário e multidisciplinar para crianças que tenham necessidades especiais para aprendizagem.

3. Tratamento de luto e Psicologia Hospitalar

Outra função do psicólogo é trabalhar no ambiente hospitalar. Isso porque, nesse local, há uma série de demandas delicadas que podem afetar a saúde mental tanto dos pacientes quanto, também, dos familiares. E, por isso, a sua participação nesses ambientes é fundamental para proporcionar cuidados em situações difíceis.

Por exemplo, uma pessoa internada descobre que entrará em cuidados paliativos, pois está em um quadro irreversível. O medo da situação pode proporcionar um grande desconforto, desespero e prejudicar o próprio tratamento, pelo impacto sobre a saúde mental e emocional dele.

Da mesma forma, os familiares podem precisar de auxílio. O mesmo vale, por exemplo, para casos em que a pessoa está internada em um quadro irreversível. Os familiares podem ficar muito abalados e não saberem como lidar com a situação.

Há, ainda, dentro desse contexto, o manejo do luto imediato. Muitos familiares precisam de acolhimento e acompanhamento quando há o falecimento de uma pessoa e é papel do psicólogo hospitalar prestar esse atendimento imediato.

4. Psicologia Organizacional e do Trabalho

Mais uma das profissões relacionadas à Psicologia é a atuação no ambiente organizacional, ou seja, dentro de empresas e indústrias. Em muitos lugares nos quais há uma forte pressão, muita responsabilidade sobre os profissionais, rotinas agitadas, esse tipo de profissional é fundamental para proporcionar o acompanhamento necessário nesse ambiente.

Além disso, o psicólogo organizacional ajuda, em conjunto com o profissional de Recursos Humanos, para impulsionar o desenvolvimento do colaborador, oferecendo ferramentas para que ele se sinta mais autoconfiante, corajoso e comunicativo. Além disso, ajuda na resolução de questões que podem fazer com que os profissionais percam produtividade no dia a dia.

Algumas de suas principais funções nessa área são:

  • ajudar nos processos de recrutamento e seleção;
  • ajudar na gestão do clima organizacional;
  • ajudar na promoção da motivação dos profissionais;
  • permitir um acompanhamento de casos nos quais problemas pessoais estejam afetando a saúde emocional e mental dos profissionais.

Dê o primeiro passo para entrar em uma das profissões relacionadas à Psicologia com o Stoodi

Apaixonou-se por uma dessas profissões relacionadas à psicologia, e quer trabalhar com uma delas? O Stoodi ajuda você a conquistar a sua vaga nos melhores cursos de Psicologia do país!

O melhor cursinho online permite que você estude com materiais atualizados, direcionamento para os conteúdos que possuem maior peso para entrar nessa área e, também, poderá treinar com simulados exclusivos e bem-preparados.

E, além disso, conta com o acompanhamento com monitores que vão ajudar a tirar todas as suas dúvidas neste momento! Ou seja, terá o apoio de quem realmente entende do assunto.

Agora que você conhece mais profissões relacionadas à psicologia, comece a sua preparação para conquistar sua vaga na faculdade dos sonhos!

Faça sua inscrição e vamos juntos conquistar a sua aprovação!