5 profissões do futuro: quais são elas e onde atuam?

5 profissões do futuro: quais são elas e onde atuam?

As 5 profissões do futuro já não estão mais em um futuro tão distante, mas sim presentes em nosso cotidiano, mais do que imaginamos. Muitas dessas profissões já levam brasileiros para fora do país, visto que a grande maioria tem relação com o avanço da tecnologia, e lá fora precisam de bons profissionais para atuar nessas áreas.

Obviamente, a grande maioria precisa de capacitação prévia, como um curso técnico ou superior, mas mesmo aqueles que não tem uma formação técnica podem ter espaço no mercado pela experiência que possuem. Leia conosco e conheça as 5 profissões do futuro!

5 profissões do futuro: quais são elas?

Como prometido, falaremos sobre as 5 profissões do futuro. A grande maioria relaciona-se com o avanço da tecnologia, afinal, este é um futuro que já vivemos em meio ao nosso cotidiano.

Tudo é mais acelerado, prático e dinâmico graças aos serviços da web que temos à disposição, porém, para que tudo isso continue a funcionar, é necessário técnicos especializados: os profissionais do futuro.

Confira nossa lista:

1. Programador

Começamos nossa lista das 5 profissões do futuro com o programador. Já não é novidade para ninguém que, bons programadores, que sabem falar inglês e são especialistas em línguas de programação mais usadas são muito bem remunerados.

Muito além disso, ser um programador se tornou uma profissão do futuro já na atualidade. Ao mesmo tempo em que cresce a concorrência entre profissionais nesse mercado, cresce o número de empresas que precisam de programadores especialistas em determinadas linguagens.

Para se ter uma noção, muitos países mundo afora estão “importando” programadores. É isso mesmo. Este é o caso da Irlanda, por exemplo, em que sua capital Dublin é conhecida como o “Vale do Silício Europeu”. Muitas big techs como Google, Facebook e Twitter, além de startups em desenvolvimento contínuo estão presentes por lá.

A Irlanda concede visto de moradia para estrangeiros que chegam para atuar na área de tecnologia (que por sinal é um dos maiores setores do país), as empresas pagam salários altos (em Euro, cerca de 6x a nossa moeda), com uma qualidade de vida acima da média.

2. Detetive de dados

Já pensou em atuar como detetive de dados? É mais uma profissão do futuro que vem se tornando realidade à medida que os anos passam. Acredita-se que nos próximos 10 anos as vagas para essa especialidade irão crescer exponencialmente, principalmente em empresas que se preocupam com seu setor de marketing.

Basicamente, o detetive de dados trabalha como um gestor de marketing, porém de forma exclusiva na web. Esse profissional atua procurando padrões específicos e informações que possam contribuir para o direcionamento de campanhas de venda para as empresas.

Dessa forma, o profissional procura informações ainda mais específicas sobre o público-alvo da empresa, visando deixar as propagandas na web – e também fora dela – cada vez mais nichadas, aumentando ainda mais a chance de convencer a pessoa certa a comprar um produto.

3. Gestor de tráfego

Se você tem uma conta em redes sociais como o Instagram ou Facebook, ou então já procurou informações sobre profissões baseadas na prestação de serviços, então com certeza já ouviu falar, ao menos uma vez, sobre o gestor de tráfego.

Entre as 5 profissões do futuro, é uma daquelas em que você não necessariamente precisa estar vinculado a alguma empresa grande para faturar, visto que é possível ser um gestor prestador de serviço.

O gestor de tráfego, como o nome indica, é o responsável por gerir o tráfego pago de chegada em uma empresa. É ele quem cria as campanhas publicitárias em plataformas Ads como Face Ads, Google Ads, Taboola Ads, entre várias outras.

Também já é uma profissão consolidada, mas que cresce a cada ano que passa, e ao que tudo indica irá se consolidar como a principal função em que é possível ser autônomo e trabalhar com a internet.

Para atuar como gestor de tráfego, é necessário ter conhecimento técnico da área, saber segmentar campanhas publicitárias, entre várias outras especialidades. É possível se especializar em somente um viés publicitário na web, como por exemplo, trabalhar somente com Face Ads, ou também pensar na possibilidade do Google Ads.

profissões do futuro 1

4. Agricultor vertical

Por mais que o futuro caminhe para uma pegada cada vez mais “verde”, este não abre mão do agro, afinal, é essencial para a nossa alimentação. Mas, ainda sim a agricultura vai se modificando com o tempo, como com a implementação da carne de soja, carne criada em laboratório, multiplicação vegetal em laboratório, etc.

Dentro dessas novas tendências, surge a agricultura vertical. O profissional que atua nessa área busca maneiras de otimizar um espaço de forma vertical, buscando cultivar diferentes culturas em um espaço que não seria proveitoso, mas que acaba sendo modificado para aumentar a produção em questão.

Também conhecida como agricultura urbana, são espaços criados por agrônomos, agrimensores, arquitetos e outros profissionais decisivos para o crescimento de determinada cultura em um local que antes parecia impossível.

Essa sim é uma profissão do futuro, visto que ainda é muito nova no Brasil, mas já tem espaço e precisa de profissionais qualificados para crescer ainda mais.

5. Consultor de moeda digital

Pode parecer loucura, agora, que em algum momento as moedas estatais e físicas que conhecemos como o Real, Dólar e Euro, deixarão de ser a moeda principal usada no cotidiano. Porém, aquele mesmo povo que usava o ouro e a prata como moeda oficial pensavam assim.

Hoje, a moeda de papel tomou conta de nossas transações, e, na realidade, deixou de ser usada fisicamente há muito tempo. Tem mais dinheiro em sua carteira ou na sua conta do banco? Por onde você paga suas contas: na lotérica ou pelo app?

A mudança chega e a tecnologia vai tomando conta de nosso cotidiano, e, ao que tudo indica, as criptomoedas irão ganhar cada vez mais espaço em um futuro próximo. Uma futura profissão que irá deslanchar, neste caso, é a do consultor de moeda digital.

É um profissional que auxilia na hora da compra da moeda, indicando quais são as qualidades e desvantagens de determinada moeda, qual é a mais recomendada para seu atual estado financeiro, etc.

O futuro precisa de profissionais qualificados!

Por mais que muitas profissões sejam baseadas em experiência no mercado, a qualificação profissional sempre será necessária. Por isso, passar em provas como o ENEM ou vestibulares de entrada em universidades é o primeiro passo para se qualificar.

Faça parte da turma de alunos do Stoodi e esteja pronto para quando essas provas chegarem. Além do material didático gratuito e professores altamente qualificados, você pode usufruir da plataforma durante 14 dias sem pagar nada.

Prepare-se para as provas de entradas no curso desejado, forme-se em sua área e esteja pronto para as profissões do futuro: muitas delas já fazem parte do presente! Faça o seu cadastro no Stoodi!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *