Carreiras em Direito: confira 5 profissões para recém-formados!

Carreiras em Direito: confira 5 profissões para recém-formados!

As carreiras em Direito estão, definitivamente, entre as mais diversificadas do mercado. Direito é uma faculdade que traz inúmeras opções para um recém-formado, e, justamente por isso, pode deixar muitos alunos inquietos na hora de sua decisão.

Por mais que os 10 semestres que totalizam 5 anos de estudo acabem gerando experiências, estágios e outras situações que induzem a escolha da carreira de cada aluno, é inevitável não pensar um pouco sobre cada uma dessas modalidades disponíveis. Leia com a gente e conheça ao menos 5 carreiras em Direito. Vamos lá!

5 carreiras em Direito: de advogado à juiz!

Como mencionado acima, opção é o que não falta. O que balança muito na hora da escolha é o quesito financeiro, afinal, por mais que ser um advogado bem sucedido pode pagar bem, muitos preferem a segurança de passar em um concurso e serem diplomados como juízes.

Confira abaixo 5 opções que todo recém-formado em direito tem disponível ao seu alcance (muito mais do que apenas advogar):

1. Titular de Cartório

Também conhecido como “Oficial de Cartório”, é o responsável por toda a documentação cartorária do local em que atua. Portanto, é uma responsabilidade imensa, que passa por evitar erros em registros, independentemente de quais sejam.

É possível ser Titular de Registro Civil, Titular de Registro de Imóveis, Tabelião Oficial de Cartório de Notas (que produzem escrituras, mas não as registram), entre outras opções. Os cartórios podem abranger mais do que apenas uma cidade, visto que o mesmo pode ser Comarca de uma região inteira.

Quanto maior o número de cidades envolvidas, naturalmente, maior será o faturamento ao final do mês. E a média salarial? Segundo dados da própria Receita Federal, um Titular de Cartório possui como faixa média de ganhos o valor de R$103.000,00 (pasmem) mensais.

Tá bom ou quer mais? Para ser Titular de Cartório, seja de imóveis, pessoas naturais ou notas, é necessário passar em um concurso. Continue lendo para conhecer mais 4 carreiras de Direito.

2. Juiz

Mais uma profissão clássica em nossa lista de 5 carreiras em Direito. É mais uma profissão estável, aquela a qual o profissional só é destituído caso cometa algum crime ou peça para ser desligado de suas funções.

O juiz pode atuar até a idade necessária para aposentadoria, sem muitas dificuldades, principalmente a depender da Vara em que atua.

carreiras em direito 1

Porém, assim como o Titular de Cartório pode atuar em diferentes locais, o Juiz de Direito também pode. Ao todo, são 5 funções diferentes que ainda podem se subdividir:

  • Juiz Estadual (também conhecido como Juiz de Direito): responsáveis por julgar casos diversos que geram conflitos, como os casos contratuais, familiares e criminais;
  • Juiz Federal: crimes contra a União estão entre os principais processos julgados por esses juízes, além de vários outros processos que envolvam entidades públicas;
  • Juiz do Trabalho: processos trabalhistas são julgados por esse juiz, que é considerado como um Juiz Federal;
  • Juiz Eleitoral: responsável por toda a esfera e momento eleitoral, atuam de maneira momentânea, sendo a ação podendo ser realizadas tanto por juízes federais quanto estaduais;
  • Juiz Militar: os crimes que são realizados por militares – ou seja, não por civis – devem ser julgados exclusivamente por esses juízes. Como não há uma quantia muito grande de tribunais militares, na grande maioria das vezes os casos são julgados por juízes federais locais.

O salário de um juiz é bem variado, sendo que na grande maioria das vezes o Juiz de Direito, ou seja, o Federal, ganha mais do que um Juiz Estadual. Os vencimentos variam entre 30 e 35 mil reais, um salário bem interessante.

3. Consultor Jurídico

Já pensou em atuar de forma “autônoma” como um verdadeiro empresário, tendo embaixo do braço um diploma de Direito? Esse é o caso de muitos profissionais que resolvem atuar diretamente como consultores jurídicos, seja de forma pessoal ou através de empresas.

Os consultores jurídicos, como o próprio nome indica, são profissionais que atuam diretamente em empresas ou à distância, gerando modelos prontos de contratos, além de contratos personalizados, analisando propostas e possíveis problemas da esfera jurídica que possam vir a surgir.

Como mencionado, o consultor jurídico pode atuar de maneira pessoal, com seu próprio nome, vinculado a uma empresa de consultoria jurídica ou até mesmo abrir sua própria empresa com advogados associados.

O salário de um consultor jurídico pode chegar até 15 mil reais mensais, mas este não é um valor fixo, com salários excepcionais passando dos 40 mil reais em casos de participação nos lucros.

4. Diplomata

Já pensou em usar sua formação em Direito para viajar o mundo em nome do Brasil? Um diplomata é um profissional responsável por estreitar as relações entre o nosso países e outras nações parceiras.

É um profissional que, naturalmente, precisa saber falar ao menos inglês, sendo a qualidade políglota um grande diferencial na hora da aprovação. Além disso, não necessariamente precisa ser formado em Direito, porém, o curso é um grande divisor de águas na admissão, visto que o conhecimento jurídico é de suma importância.

Para ser “contratado” pela União como um diplomata, é necessário realizar uma prova do Ministério das Relações Exteriores, esta que reúne questões relacionadas a nossa legislação nacional, economia e política internacional. Esse profissional ganha em torno de 20 mil reais mensais.

carreiras em direito 2

5. Desembargador

Já ouviu falar dos desembargadores? Trata-se de mais um juiz, porém, este é o juiz de segunda instância. É responsável por julgar processos que não obtiveram resultado e sentença na primeira instância, podendo finalizar totalmente o processo e até mesmo não seguir nenhuma diretriz do juiz anterior.

O salário de um desembargador pode chegar a 30 mil reais, incluindo benefícios e outros descontos diretos.

Passe em Direito com o cursinho pré-vestibular da Stoodi!

Antes de ser profissional, você precisa cursar Direito durante 5 anos. E para isso, é necessário ser aprovado no vestibular, ou então tirar uma nota boa que garanta o corte no ENEM. Como fazer isso? Preparando-se!

No Stoodi temos um compromisso com você, aluno que está estudando para o vestibular/ENEM e precisa de um cursinho online e de ótima qualidade. Aqui, você pode usufruir de um curso totalmente online, com os professores mais qualificados do mercado e outras vantagens.

Além das aulas virtuais, você conta com material didático disponível em uma plataforma incrível, auxílio com seu cronograma de estudos e simulados que testam o avanço de seu desempenho com base no conteúdo estudado.

Muito além de ser um ótimo produto para um valor baixo de mercado, você ainda pode usufruir de nossos materiais preparatórios por 14 dias sem pagar nada. São duas semanas de curso gratuito para você testar a plataforma e aumentar seu arsenal de conhecimento.

E então, está esperando o que? Faça o seu cadastro e comece a estudar para a prova do ENEM ou seu vestibular o quanto antes, assim, estará mais preparado no grande dia. Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *