Quais foram os cursos mais procurados em 2023?

Quais foram os cursos mais procurados em 2023?

Aproveitar o início do ano para se informar sobre os cursos mais procurados do ano anterior, ajuda a tomar decisões e organizar suas estratégias passa, também, por saber se a sua potencial escolha está entre as mais concorridas ou não.

Afinal, se ela está entre os cursos de graduação mais procurados em 2023, será preciso pensar em uma preparação diferenciada para aumentar suas chances de sucesso.

Analisamos quais foram os cursos mais concorridos em 2023 nos principais vestibulares do país e no SiSU. Veja mais a seguir.

Pedagogia

O curso de Pedagogia é um dos mais procurados em todo o Brasil em todos os anos e em 2023 não foi diferente. É uma opção que atrai estudantes que são apaixonados tanto por educação quanto, também, por transformação social.

O curso prepara profissionais comprometidos em criar ambientes de aprendizado inclusivos e eficazes. Os futuros pedagogos passarão por conhecimentos em psicologia, métodos de ensino e gestão educacional.

Com as mudanças na área educacional, unindo tanto as metodologias ativas quanto o ensino inclusivo, mais escolas estão contratando profissionais especializados para atuarem nessas transformações tão importantes para o cenário educacional.

Direito

Direto está, tradicionalmente, entre os cursos de graduação mais procurados e está na lista dos 10 mais concorridos em 2023. É uma formação versátil, que atrai tanto aqueles que desejam atuar na área jurídica quanto, também, os que sonham com a possibilidade de um concurso público e querem contar com o conhecimento do curso para facilitar sua aprovação.

E, também, é uma área que está ganhando mais tração com novas possibilidades de atuação, como os especialistas em compliance. Com as regulações ficando cada vez mais complexas e com a globalização se acentuando, as empresas têm contratado profissionais para manter os negócios em conformidade com as regras vigentes.

Durante a graduação, os estudantes aprenderão com disciplinas que mergulham tanto sobre o sistema jurídico quanto em questões éticas e sociais. Você também aprenderá habilidades analíticas e argumentativas, e se aprofundará nos campos da legislação nas áreas civil, penal e constitucional.

Medicina

Em 2023, Medicina continua sendo um dos cursos mais procurados e concorridos em todas as universidades, desde o SiSU aos vestibulares próprios e nas instituições particulares. Isso porque é um dos que proporciona as carreiras mais prestigiadas e bem-remuneradas do país.

Além disso, é uma formação que permite aos profissionais atuarem com o propósito de cuidar da saúde e bem-estar dos pacientes, seja de forma individual, familiar ou coletiva.

Ao longo da formação, além de adquirir conhecimentos técnicos, os futuros médicos desenvolvem habilidades empáticas, éticas e decisivas. Quem se forma nesse curso pode atuar tanto com diagnóstico quanto tratamento e ações preventivas para o bem-estar e integridade física dos pacientes.

Relações Internacionais

Relações Internacionais é uma opção de curso que esteve entre as 10 mais concorridas da Fuvest 2023, para quem deseja entrar na Universidade de São Paulo (USP). Por isso, não poderíamos deixar de mencioná-la aqui.

Na formação, os estudantes mergulham nos temas relacionados com diplomacia e Direito Internacional, passando por economia global, segurança, comércio exterior, entre outros. Quem faz essa graduação, possui uma visão aprofundada dos conflitos complexos globais, aprendem sobre intermediação e resolução de questões e podem auxiliar a ser agentes de mudança a partir, por exemplo, da atuação da diplomacia.

Medicina Veterinária

Outro curso que esteve entre os mais concorridos da USP em 2023, a Medicina Veterinária é uma área em crescimento, principalmente, porque os cuidados com os animais de estimação estão cada vez mais em alta.

Os estudantes aprenderão tanto a ter uma visão abrangente de cuidados com animais quanto, também, mergulhar na especialização, tal como ocorre na Medicina Humana (por exemplo, tornar-se um cardiologista, ortopedista, oncologia pet).

Além disso, eles também atuam na prevenção de problemas como zoonose, proporcionando cuidados também para seres humanos. O Médico Veterinário também é responsável por ajudar na preservação do meio ambiente e da fauna nacional.

Engenharia Civil

Outro curso bastante procurado no ano de 2023 foi o de Engenharia Civil, principalmente, com a retomada do crescimento nessa área. Com o aumento das tecnologias voltadas para a Construção Civil, esse profissional também tem se destacado bastante.

Na formação, os estudantes aprendem questões relacionadas tanto com cálculos estruturais até planejamento urbano, infraestrutura e gestão de projetos. Além disso, eles também aprendem sobre resolução de problemas, trabalho em equipe e sustentabilidade.

A formação proporciona que os profissionais sejam preparados não só para construir edifícios e infra estruturas robustas, mas também os capacita a moldar comunidades mais resilientes e sustentáveis, deixando um legado duradouro.

Odontologia

Odontologia foi um dos cursos mais procurados em 2023 e é um dos tradicionais na área de saúde. É responsável pelos cuidados e tratamentos voltados para saúde bucal, promovendo saúde e bem-estar para os pacientes.

Na formação, o aluno aprende sobre anatomia bucal, diagnóstico e técnicas de tratamento avançadas, além de mergulhar em odontopediatria. É uma área versátil, com diversas especializações, como bucomaxilofacial, oncologia odontológica, endodontia, ortodontia, entre outros.

Jornalismo

O jornalismo está tanto na lista do SiSU quanto, também, da Fuvest e UERJ dos cursos mais procurados em 2023. É a formação para quem deseja atuar na apuração, produção, edição e veiculação de notícias.

Durante a formação, o aluno aprenderá sobre ética jornalística, leis relacionadas com a imprensa, investigação jornalística, redação e práticas de produção de conteúdo noticioso para diferentes meios.

Além disso, durante a formação, os futuros profissionais também aprenderão sobre olhar crítico e consciência social aguçada, algo importante para produzir conteúdos que podem transformar completamente a sociedade.

Ciências da Computação

Com os avanços da área tecnológica, o curso de Ciências da Computação tem se tornado muito procurado, figurando entre os 10 mais escolhidos em 2023 nas principais instituições de ensino superior públicas e particulares.

Na graduação, os alunos aprendem sobre questões básicas na área tech, como linguagens e lógica de programação a, até mesmo, inteligência artificial, machine learning e programação avançada.

Além das questões técnicas, fundamentais para atuar na área de tecnologia, a pessoa aprenderá, também, sobre mentalidade analítica, resolutiva e inovadora, para poder lidar, principalmente, com os grandes desafios da era digital. Ou seja, poderá fazer parte das grandes transformações significativas para o futuro.

Psicologia

Com a redução dos estigmas de saúde mental e a busca de maior bem-estar, mais pessoas têm buscado sua formação em Psicologia, sendo um dos cursos mais procurados em 2023. É uma graduação que atrai pessoas que tenham interesse em comportamento humano e cuidados com questões psicológicas e emocionais.

Na formação, os alunos aprendem mais sobre teorias psicológicas até sobre métodos de intervenção e práticas clínicas. Também aprenderão bastante sobre habilidades empáticas, de escuta ativa e de análise crítica.

Inicie sua graduação nos cursos mais procurados com o Stoodi

Fato é que os cursos mais procurados são aqueles com a concorrência mais acirrada e se você quer entrar em um deles, é o momento de dar o gás na sua preparação, saindo à frente e aumentando suas chances de conquistar uma vaga na faculdade dos sonhos.

O Stoodi prepara você para os cursos mais concorridos: temos planos voltados para Medicina, Direito, Engenharia e área tech, além de prepará-lo para os vestibulares próprios que, também, possuem uma alta concorrência, como Fuvest e UERJ.

Escolha o seu plano Stoodi e comece já sua preparação para o Enem e vestibulares!