Direito: gosto pela leitura é necessário
Hoje é dia daqueles que zelam pela harmonia da sociedade e garantem que as empresas, o poder público e os cidadãos respeitem as leis do país. Hoje é dia dos advogados.
O estudante que estiver pensando em cursar direito deve ter em mente que esta ciência cuida da aplicação das normas jurídicas vigentes no país para organizar as relações entre grupos e indivíduos na sociedade.
Isso pode ser feito de duas formas: exercendo a carreira jurídica (cargos como juiz, promotor e outros) ou atuando como advogado. No caso da segunda opção, os requisitos básicos para entrar no mercado de trabalho é ter o diploma de direito e passar no Exame da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil.
Caetano Luisi, de 21 anos, é estudante de direito do Mackenzie e conta que sua escolha pela profissão foi feita a partir da posição de destaque da atividade, “é uma das carreiras mais tradicionais”.
Levando em conta a sua vocação pela área de humanas, o estudante interrompeu os estudos de publicidade e propaganda e iniciou o curso em 2013. “O advogado desempenha função essencial à administração da justiça, ele é o elo que concerne os direitos legais aos desfavorecidos”, explica.
Aqueles que estiverem pensando em estudar direito podem se animar com a quantidade de áreas de atuação. São inúmeras. Dentre as opções, estão: direito criminal, direito da família, direito de propriedade, direito tributário, direito do esporte, direito ambiental e muito mais.
Gostar de ler é imprescindível, já que os 5 anos de graduação são recheados de leituras e consultas à códigos. Outra característica considerável do perfil de um advogado é a facilidade em comunicar-se, já que sua principal função é representar e defender os interesses de seus clientes com base na constituição.
A relação de pagamento varia se o advogado é autônomo ou trabalha para um escritório. Normalmente, o preço é cobrado por processo, onde já estipula um valor do honorário. Ao final da ação, o advogado pode combinar com seus clientes em receber uma porcentagem (de no máximo 20%), dependendo do resultado.
Confira as principais faculdades de direito segundo o ranking Guia do Estudante:
(AM) Manaus – UEA
(CE) Fortaleza – UFC
(DF) Brasília – UNB
(MG) Belo Horizonte – UFMG
(MG) Juiz de Fora – UFJF
(PA) Belém – UFPA
(PE) Recife – UFPE
(RJ) Rio de Janeiro – FGV
(RJ) Rio de Janeiro – UFRJ
(RN) Natal – UFRN
(RS) Porto Alegre – PUCRS
(RS) Porto Alegre – UFRGS
(RS) Rio Grande – Furg
(SC) Florianópolis – UFSC
(SP) São Paulo – USP
(SP) Campinas – PUC-Campinas
(SP) Ribeirão Preto – USP
(SP) São Paulo – Direito GV
(SP) São Paulo – Mackenzie
(SP) São Paulo – PUC
Com informações do portal Guia do Estudante/ Guia da Carreira
Foto: Reprodução – Portal Auditores Fiscais da RFB