Melhores faculdades de Engenharia: 5 brasileiras e 5 estrangeiras. Conheça!

Melhores faculdades de Engenharia: 5 brasileiras e 5 estrangeiras. Conheça!

Quais são as melhores faculdades de engenharia do Brasil? Vamos listar aqui as 5 melhores faculdades de engenharia do país, e relacionar as 5 mais bem avaliadas no exterior.

O curso de engenharia civil é um dos mais buscados por recém-formados no Ensino Médio. Também é um dos mais escolhidos como segunda opção, ou seja, ideal para quem não tem muita ideia do que ainda quer fazer, mas quer iniciar a faculdade.

Porém, tenha em mente que é um curso complexo, focado nas Ciências Exatas e necessita de muita dedicação, como qualquer outro. Nesta matéria, separamos uma lista contendo as 5 melhores faculdades de engenharia do Brasil, e mais 5 estrangeiras. Leia conosco!

Como são definidas as melhores faculdades de Engenharia?

Mas, como são definidas as melhores faculdades de Engenharia? Essa é uma dúvida genuína, visto que a lista é criada com base em números e resultados. Estes são extraídos do Enade, acrônimo/abreviação para “Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes”.

Vale ressaltar que a prova faz parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, o “SINAES”, sendo elaborada pelo INEP, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o mesmo que organiza a prova do ENEM.

O Enade nada mais é do que um “ENEM” específico para os cursos superiores, que busca avaliar o nível dos cursos de determinadas instituições. A nota final do curso varia de 0 a 5, sendo 0 uma nota ruim e 5 uma nota ótima.

Geralmente, notas acima de 4 já são consideradas muito boas para cursos superiores, considerando assim que o curso específico daquela faculdade está entre os melhores a serem cursados. Portanto, as melhores faculdades de engenharia são definidas com base no desempenho do curso na prova do Enade.

Enade é para todas as universidades

Saiba que não há distinção: a prova do Enade é aplicada tanto para instituições privadas quanto públicas. Dessa forma, você verá que na lista há uma mistura bem nítida entre universidades pagas e gratuitas, no curso de Engenharia. Continue lendo e entenderá.

Ranking com as 5 melhores faculdades de Engenharia do Brasil

Bem, agora que já entendemos o que é o Enade e como ele funciona para a avaliação dos cursos superiores, está na hora de conhecer o ranking com as 5 melhores faculdades de Engenharia do Brasil.

Por fim, acrescentamos o índice RUF, o Ranking de Universidades da Folha de São Paulo, que leva em conta uma série de critérios de avaliação, com base no Enade. Confira abaixo e descubra se alguma dessas está próxima de onde você mora:

1. USP – Universidade de São Paulo

A Universidade de São Paulo, comumente chamada somente pelo seu acrônimo “USP”, não figura apenas como a melhor universidade de Engenharia Civil do país, mas também de vários outros cursos, como Direito, por exemplo.

É uma das instituições de ensino brasileiras mais respeitadas a nível internacional, sendo uma das maiores da América Latina e a maior dentro das instituições lusófonas. Criada em 1934, chegando perto de seu centenário, é avaliada pelo ranking RUF como a melhor faculdade de Engenharia Civil do país.

Os métodos de ingresso são por meio de seu vestibular próprio, a Fuvest, além da nota do ENEM, que anteriormente valia por meio do SISU, e a partir do próximo ano entra também pelo sistema Fuvest. A faculdade é pública – assim como as próximas 4 da lista -, então, não possui mensalidade.

2. UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas

Continuando nossa lista com as melhores faculdades de Engenharia, chegamos então a mais uma universidade pública, também localizada no estado de São Paulo, mais especificamente na cidade de Campinas, a qual leva em seu nome.

A universidade foi criada no ano de 1966, possuindo aquele que é considerado como o segundo melhor curso de Engenharia Civil do país. A instituição também é considerada uma das maiores da América Latina, o que a coloca como uma das mais respeitadas do país e continente.

Confira os métodos de ingresso na universidade estadual:

  • ENEM: 20% de todas as vagas disponíveis para cada curso são destinadas a alunos que fazem o ENEM. A nota é adicionada ao sistema Comvest;
  • Vagas Olímpicas: em determinados cursos, pelo menos 10% das vagas são destinadas a alunos que tiveram bom desempenho em olimpíadas científicas e competições de conhecimento;
  • Vestibular indígena: 72 vagas destinadas a indígenas. A prova possui questões de múltipla escolha, além da redação. Além disso, o processo de ingresso acontece juntamente ao Comvest;
  • PAAIS: possibilidade de ganhar mais pontos na primeira e segunda fase do Comvest, desde que tenha cursado ensinos fundamental (I e II) e médio em escolas públicas;
  • Comvest: todo o restante das vagas (a grande maioria) fica por conta do Comvest, a Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp, essa que é a prova oficial para ingresso na instituição de ensino.

3. UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro

Em terceiro lugar na lista das melhores faculdades de Engenharia Civil, temos a UFRJ, representante das federais no estado do Rio de Janeiro.

Também uma das mais tradicionais, criada no ano de 1920, referência na América Latina e no mundo assim como a USP, a UFRJ possui o terceiro melhor curso de Engenharia Civil do país, segundo o ranking RUF.

Junto aos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Nutrição, Engenharia da Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Produção, Engenharia Ambiental e Direito, o curso de Engenharia possui nota 5 no último Enade.

Existem dois métodos de entrada no curso de Engenharia Civil da UFRJ

  • Teste de Habilidade Específica/Exame Nacional do Ensino Médio (THE/Enem);
  • Sistema de Seleção Unificada/Ministério da Educação (Sisu/MEC).

4. UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais

Em quarto lugar no ranking temos a UFMG, mais uma universidade pública, localizada na capital de Minas Gerais, Belo Horizonte. Além da capital, também possui campus em Tiradentes e Montes Claros.

Uma das mais tradicionais do país, foi fundada em 1927. O curso de Engenharia Civil da universidade, por sua vez, foi criado no ano de 1912, antes mesmo da criação da instituição como um todo, englobando mais cursos.

O principal método de ingresso na UFMG para o curso de Engenharia é por meio da nota do ENEM, através do SISU.

5. UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Em quinto lugar, figurando como última das melhores faculdades de Engenharia de nossa lista, temos uma representante do Sul do país: a Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Uma das universidades mais antigas da América Latina, foi criada ainda no século XIX, mais especificamente em 1895.

Também chama atenção pelo tamanho do campus, uma verdadeira “cidade” com 22km² de extensão. Existem dois métodos de ingresso na universidade em questão:

  1. “Concurso Vestibular”: trata-se do vestibular individual da instituição, que garante pelo menos 70% das vagas disponíveis de cada curso:
  2. SISU: 30% das vagas são destinadas aos alunos que realizaram o ENEM no ano anterior e buscam ingressar por meio do Sistema de Seleção Unificada, o SISU.

E as universidades privadas?

Notou que não falamos sobre nenhuma universidade privada? Nenhuma dessas está entre as 5 melhores. Segundo o índice RUF, a primeira a aparecer na lista é a Universidade Presbiteriana Mackenzie, localizada em São Paulo, com fundação no ano de 1870.

Portanto, as melhores faculdades de Engenharia do Brasil são realmente as públicas, estaduais ou privadas.

E fora do Brasil?

E fora do Brasil? Quais são as melhores faculdades de Engenharia? Abaixo, mencionamos as 5 melhores faculdades em nível internacional, com base no ranking do grupo QS (QS World University Ranking). Confira:

  1. Massachusetts Institute of Technology (MIT);
  2. Universidade de Stanford;
  3. Universidade de Cambridge;
  4. ETH Zurich (Swiss Federal Institute of Technology);
  5. Nanyang Technological University (NTU).

Prepare-se para o seu vestibular de Engenharia: faça o melhor cursinho do país!

Stoodi tem um compromisso com você, aluno que está estudando para o ENEM ou vestibular específico de Engenharia e precisa de um curso online e de ótima qualidade. Aqui, você pode usufruir de um curso totalmente online, com os professores mais qualificados do mercado e outras vantagens.

Além das aulas virtuais, você conta com material didático disponível em uma plataforma incrível, auxílio com seu cronograma de estudos e simulados que testam o avanço de seu desempenho com base no conteúdo estudado.

Muito além de ser um ótimo produto para um valor baixo de mercado, você ainda pode usufruir de nossos conteúdos preparatórios por 14 dias sem pagar nada. São duas semanas de curso gratuito para você testar a plataforma e aumentar seu arsenal de conhecimento.

Você também pode consultar mais sobre os cursos de Engenharia, acessando o post – Engenharia: entenda tudo sobre essa área! – e encontrar mais conteúdos sobre no Blog do Stoodi.

E então, está esperando o que? Faça o seu cadastro e comece a estudar para a prova do ENEM ou seu vestibular o quanto antes, assim, estará mais preparado no grande dia da prova que poderá fazer você cursar alguma das melhores faculdades de Engenharia Civil!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *