Principais profissões ligadas à Inteligência Artificial

Principais profissões ligadas à Inteligência Artificial

Se a Inteligência Artificial está cada vez mais presente em nossas rotinas, tem alguém por trás criando elas para que possamos utilizá-las. E com o aumento da popularidade dessas soluções, é preciso ter mais experts para criá-las.

Eles podem atuar tanto utilizando a IA como ferramenta quanto, também, desenvolvendo a tecnologia para que ela ganhe ainda mais expressão no mercado. E se vai prestar vestibular em breve, conhecer mais sobre isso pode ser importante para definir qual direcionamento poderá dar para sua carreira.

Confira a seguir quais são as principais profissões ligadas à Inteligência Artificial e veja qual delas é mais a sua cara!

Engenheiro de Machine Learning

Uma das principais profissões ligadas à Inteligência Artificial é a de Engenheiro de Machine Learning. Para isso, vamos entender melhor o que é, em si, esse conceito.

Você verá ele, também, com o nome de “Aprendizado de Máquina” e são ferramentas que se aperfeiçoam de acordo com o volume de dados que recebem, conseguindo oferecer resultados cada vez mais precisos.

O Machine Learning está muito presente em nosso dia a dia, mesmo que não saibamos. Por exemplo, quando você recebe a indicação de um produto que talvez te interesse em um e-commerce, de acordo com suas compras anteriores, há ali a presença de um algoritmo deste tipo.

O Engenheiro de Machine Learning é o responsável pela sua criação, deploy do modelo de aprendizado, treinamento, monitoramento e manutenção, quando necessário. Seu trabalho é essencial para que os resultados esperados sejam entregues.

Cientista de Dados

O Cientista de Dados é uma das figuras mais procuradas no ambiente de tecnologia, justamente, porque ele é responsável por diversas possibilidades de análises altamente estratégicas tanto para empresas quanto, até mesmo, para pesquisas científicas.

Ele deve coletar, organizar e analisar dados a partir de um modelo definido por ele e com o suporte de ferramentas de Inteligência Artificial. A partir das informações analisadas, ele é capaz de apresentar dados que serão importantes.

Por exemplo, um Cientista de Dados em uma pesquisa científica pode identificar mapas de incidência maior de determinadas doenças contagiosas, indicando para os órgãos públicos quais são as regiões em que devem agir e, inclusive, evidenciar algumas prováveis causas do problema.

Se esse mapa aponta que há mais pessoas doentes em regiões com pouca infraestrutura de saneamento básico, pode ser um indicativo de como essa condição interfere na saúde da população local. Com isso, políticas públicas podem ser criadas para a região. Interessante, não é mesmo?

Desenvolvedor de Inteligência Artificial

Este tipo de profissional atua com o desenvolvimento direto de soluções voltadas para Inteligência Artificial. Isso vale tanto pensando em criar ferramentas para usos diferentes, de acordo com o que já foi desenvolvido na área, seja pensando em melhorias que ajudarão a expandir as potencialidades dessa área.

Por exemplo, o time de profissionais que ajudaram no desenvolvimento do Chat-GPT, uma das grandes revoluções da Inteligência Artificial Generativa, estava repleta de Desenvolvedores de Inteligência Artificial.

Eles ajudaram a entender como era possível expandir as possibilidades a partir de bancos de dados mais robustos, com treinamento adequado e realizando as mudanças necessárias para torná-lo ainda mais preciso e eficiente. E isso mudou o avanço desse setor. Um papel muito importante, não é mesmo?

Sendo assim, o Desenvolvedor de IA é responsável por etapas essenciais de ferramentas dessa área, tais como:

  • Desenvolvimento;
  • Treinamento;
  • Teste;
  • Correção.

Engenheiro de Integração de Hardware

Dentro do cenário de Inteligência Artificial, temos ainda o papel de outro profissional essencial: o Engenheiro de Integração de Hardware. Você talvez nunca tenha ouvido falar nele, mas esse é um grande protagonista para o desenvolvimento da IA para o futuro, sabia?

Isso porque ele cuida de questões essenciais de hardware que dão suporte para que as soluções de Inteligência Artificial funcionem adequadamente. Por exemplo, para que um sistema de Machine Learning funcione, é preciso que tenham equipamentos capazes de suportar o processamento de alto volume de dados.

O papel do Engenheiro de Integração para Hardware é justamente dar suporte para que a solução tenha os recursos necessários para operar adequadamente. Ele é responsável tanto por projetar quanto desenvolver e testar:

  • Placas;
  • Chips;
  • Roteadores;
  • Placas de circuitos.

Além disso, ele também é responsável por fazer a manutenção das questões de hardware que impactam diretamente o uso das ferramentas de IA. Sem isso, elas podem ficar paralisadas e inviabilizar as atividades. Então essa é uma profissão essencial e pode ser uma ótima opção para sua carreira no futuro.

Especialista em Segurança da Informação voltado para Inteligência Artificial

E, claro, por ter um alto volume de dados, outra profissão que é top na área de IA é a de Segurança da Informação. Afinal, muitos dados estratégicos podem circular neste ambiente e serem visados por hackers.

O Especialista em Segurança da Informação tem o papel de identificar pontos de fragilidade e vulnerabilidade e adotar todas as medidas necessárias para proteger as informações que circulam nesse espaço.

Ele, também, deve trazer medidas de contingenciamento de riscos. Isso significa que, caso algum problema aconteça, um plano precisa ser seguido para evitar que os danos se estendam e promovam prejuízos para a empresa para quem trabalha.

Saiba mais: Confira um trecho da aula de Filosofia, abordando o conceito da Inteligência Artificial.

Conquiste sua vaga em cursos da área de tecnologia com o Stoodi!

Trabalhar com uma das profissões ligadas à Inteligência Artificial é uma ótima oportunidade para quem quer entrar na área de tecnologia e ter uma carreira de sucesso.

E se você quer entrar nessa área e vai prestar vestibular, vem com o Stoodi! Tenha a melhor preparação para uma carreira de sucesso. Tenha acesso a mais de 6 mil horas de conteúdos, mais de 30 mil exercícios e o suporte dos melhores monitores ao seu lado.

Não para por aí: tenha correção de redações com feedbacks incríveis, um cronograma de estudos preparado para sua rotina e tudo que você precisa para sua aprovação no vestibular.

Para quem sonha com uma carreira em tecnologia, conte com o StoodiTech! Tenha uma preparação voltada para as melhores vagas nessa área! Não perca essa oportunidade.

Vem com a gente! Conheça o StoodiTech e comece sua preparação para o vestibular e Enem!

Perguntas frequentes

O que é a Inteligência Artificial?

Inteligência Artificial é um termo guarda-chuva que abarca diversas tecnologias, ferramentas e soluções que trabalham com formas de solucionar problemas e realizar tarefas de forma semelhante aos seres humanos.

Ferramentas como IA Generativa, Machine Learning, Deep Learning, Redes Neurais, entre outras, fazem parte deste guarda chuva.

Quais os benefícios da Inteligência Artificial?

A Inteligência Artificial está se expandindo, principalmente, pelos seus diversos benefícios. Ela proporciona automação de tarefas importantes, reduz custos, minimiza falhas que podem acontecer quando processos são feitos por humanos e auxilia a otimizar processos.

Também ajuda a permitir realização de atividades que não poderiam ser feitas de forma manual, como análise de um grande volume de dados de forma precisa. Também otimiza e facilita nossas rotinas.

Por que começar a trabalhar com Inteligência Artificial?

A tendência é que a maioria das empresas comece a trabalhar com Inteligência Artificial em alguma medida nos próximos anos e, portanto, seja preciso ter profissionais especializados tanto em seu uso quanto, também, em sua geração.

Além disso, é uma área que é bastante rentável. As médias salariais no Brasil são altas e, também, é possível ter a oportunidade de trabalhar remotamente para grandes empresas internacionais, desde que invista em uma boa formação na área.