Qual faculdade fazer para ser perito criminal

Qual faculdade fazer para ser perito criminal

Se você já pensou em atuar como perito criminal, uma pergunta deve ter lhe ocorrido: qual faculdade fazer para ser perito criminal? Essa é uma profissão interessante para quem gosta da área investigativa e quer trabalhar com o auxílio para solução de crimes e outras questões que precisam de investigação para serem resolvidas.

Se você tem esse sonho ou despertou esse interesse, é importante conhecer qual o caminho que deve ser feito para alcançar a possibilidade de exercer essa profissão. E nós do Stoodi vamos ajudar você nisso!

Começaremos entendendo o que esse profissional faz, falaremos sobre qual faculdade fazer para trabalhar como perito criminal e aproveitar para tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto.

O que o perito criminal faz?

O perito criminal é um profissional que pode atuar tanto na área policial ou de justiça e que tem um papel fundamental: auxiliar na análise de uma cena de um crime, acidente ou problema. Sua função é, a partir das informações coletadas, conseguir ajudar a compreender ou solucionar uma questão em aberto.

Ele atua, portanto, em uma área chamada de “investigação científica” ou, ainda, “investigação forense”. Em suas rotinas, ele trabalha com:

  • coleta de evidências;
  • fotografia de locais de crimes;
  • análise de dispositivos tecnológicos;
  • levantamento de informações de evidências (por exemplo, contabilização de apreensão de drogas ilícitas);
  • examina local do crime;
  • análise de material genético encontrado no local;
  • estuda corpo ou objeto envolvido no delito ou acidente;
  • elaboração de laudos que expliquem o ocorrido e que possa ser utilizado nos processos criminais.

Ou seja, você vê que é uma função com muitas responsabilidades, não é mesmo? E, por isso, é muito importante que este profissional tenha uma boa formação para poder atuar com excelência nessa área.

Qual faculdade fazer para ser perito criminal?

Você vai entender mais a frente de que forma é possível começar a trabalhar nessa área. Mas para responder essa pergunta, já adiantando, dizemos que: para atuar nessa profissão, normalmente, é preciso ter um diploma de ensino superior em qualquer área.

Isso porque, após a aprovação em concurso, você passará por um período de aprendizado e treinamento sobre a área. Nele, você terá todo o conhecimento especializado sobre o tema, poderá realizar acompanhamento em situações reais e ver como é a prática da profissão.

Mas, alguns cursos de faculdades podem facilitar a sua entrada (o que vamos explicar mais a frente) ou, então, ajudar em uma melhor compreensão de questões que farão parte da sua rotina. Conheça mais sobre as mais indicadas a seguir.

Direito

Um perito criminal precisa ter um bom conhecimento sobre as leis vigentes, principalmente na área de Direito Penal. Isso porque, para analisar as evidências de um crime, ele precisa saber identificar quais são os principais pontos que caracterizam aquele delito.

Ok, vamos explicar com um exemplo. Para que um perito consiga, em um laudo, apontar se há evidências de que um crime aconteceu de forma culposa ou dolosa (ou seja, se foi sem intenção de cometê-lo ou com intenção, respectivamente), ele precisa conhecer o que define cada uma dessas situações.

Além disso, os principais concursos cobram bastante questões sobre legislação, então essa faculdade pode ser a responsável por abrir portas para facilitar a sua aprovação no futuro. Então essa pode ser uma ótima possibilidade.

Farmácia

Muitas das disciplinas que você encontrará na faculdade de farmácia ajudarão no dia a dia das atividades de perito criminal. Por exemplo, conseguirá entender como uma determinada substância reage aos elementos utilizados no dia a dia da profissão e quando utilizar cada um deles.

Além disso, é um profissional que poderá atuar alocado em questões de análises de elementos de saúde (por exemplo, análises clínicas de material biológico coletado no local).

Ciências biológicas

Da mesma forma, a faculdade de ciências biológicas também fornece o embasamento teórico necessário para muitas questões que fazem parte das rotinas de um perito criminal. Além disso, permite que você possa se especializar em uma área de análise e ser alocado para isso (por exemplo, perícia em área ambiental).

Biomedicina

Para atuar como perito legal (por exemplo, dentro do Instituto Médico Legal – IML, para identificar causas de mortes), uma formação interessante é biomedicina. É um curso com um tempo de duração menor, o que possibilitará sua entrada na área de forma mais ágil em comparação ao curso de medicina.

Investigação forense

Diante do aumento na procura pela área, hoje temos graduações específicas de investigação forense. São cursos direcionados para o aprendizado da área de investigação criminal e que poderão ser já uma ótima introdução antes do curso de formação como perito, após a formação em concurso.

Área de atuação do perito criminal

O perito criminal é uma profissão que está ligada com a polícia investigativa e judiciária e, portanto, a maior parte da atuação é feita dentro dos órgãos públicos (seja como policial, seja como agente dentro dos órgãos de justiça).

Dentro dessa área você poderá atuar com:

  • fonética forense;
  • engenharia legal;
  • perícias especiais;
  • perícia tecnológica;
  • perícia de meio ambiente;
  • local de crime contra o patrimônio;
  • local de crime contra a pessoa;
  • documentoscopia (avaliando se um documento é legítimo ou fraudado), entre outras possibilidades.

Salário médio do perito criminal

Os valores dos salários podem variar bastante de acordo com o tempo no cargo, a localidade em que você prestará o serviço e se fez um concurso para atuar no âmbito estadual ou federal. Mas hoje, segundo o site Glassdoor, o salário médio de um perito criminal é de R$ 12.535.

Concursos

Como você viu, o perito criminal é um profissional que atua dentro das polícias ou dos órgãos de justiça. Por isso, o caminho para conseguir trabalhar nessa área é a partir dos concursos públicos específicos para assumir esse cargo.

Por isso, a escolha de faculdades que ofereçam a base para os concursos pode ser uma ótima oportunidade, mas não é obrigatório. Vamos supor que você seja apaixonado pela área de farmácia e queira fazer esse curso. Sem problemas, basta, depois, realizar os estudos focados para os editais abertos.

Conte com o Stoodi para começar sua carreira na área de perito criminal

Agora que você sabe qual faculdade fazer para ser perito criminal, é hora de dar o próximo passo: entrar no curso que ajudará em sua aprovação nos concursos no futuro! E o Stoodi caminha do seu lado nisso!

Afinal, você poderá contar com o melhor cursinho pré-vestibular online do Brasil, estudando em qualquer momento e lugar e contar com uma estrutura com mais de 6 mil videoaulas, 30 mil exercícios complementares e um corpo docente com experiência para proporcionar a sua aprovação!

Comece já sua preparação rumo à carreira de perito criminal! Faça sua inscrição no Stoodi!