Relações internacionais, o que faz? – Guia com 4 opções de carreira!

Relações internacionais, o que faz? – Guia com 4 opções de carreira!

O curso de relações internacionais é um dos mais desejados por quem sonha com uma carreira internacional. Mas, será mesmo que ser formado na área é garantia de trabalhar no exterior? É isso que veremos hoje.

Além de saber o que faz o profissional de relações internacionais, também falaremos sobre o que você pode esperar do curso, entre outros detalhes. Portanto, leia com a gente e entenda em detalhes sobre o desenvolvimento desse curso de graduação. Vamos lá!

O que é o curso de Relações Internacionais?

O curso de Graduação em Relações Internacionais é um curso multidisciplinar, que ensina aos estudantes como lidar com questões políticas, econômicas e culturais relacionadas às relações entre países.

O objetivo principal é formar profissionais que possam atuar na área de relações internacionais, com conhecimentos sobre a história das relações internacionais, direito internacional, economia internacional, relações públicas, política externa, estratégia de segurança internacional e meio ambiente internacional.

Durante o curso, os alunos aprendem sobre o funcionamento das organizações internacionais, as normas e leis governamentais, as relações entre países, as relações bilaterais e multilaterais, a solução de conflitos, a mediação diplomática e a resolução de questões humanitárias.

Os alunos também são ensinados sobre como analisar questões de política externa e internacional, avaliar problemas econômicos, políticos e ambientais, além de desenvolver habilidades de negociação e resolução de conflitos.

Além disso, o curso de graduação em Relações Internacionais também prepara os alunos para o trabalho em órgãos como a Organização das Nações Unidas (ONU), o Banco Mundial, o Fórum Econômico Mundial, o Conselho de Segurança da ONU, o G-20, entre outros.

Os alunos podem também optar por trabalhar como diplomatas, consultores políticos, assessores de prevenção a conflitos, mediadores diplomáticos, assessores de segurança internacional, entre outros.

Relações internacionais: 4 principais áreas de atuação!

1. Diplomacia

Uma pessoa formada em relações internacionais pode trabalhar com diplomacia.

Esta área de estudos abrange diversas disciplinas, desde história, direito, economia e ciência política, o que prepara o estudante para interpretar e compreender o contexto internacional, além de desenvolver habilidades para a prática da diplomacia.

Trabalhar como diplomata envolve representar um governo como embaixador ou funcionário de embaixada em outro país.

Os diplomatas são responsáveis por estabelecer e manter relações diplomáticas entre seu próprio país e o país anfitrião. Isso pode incluir a realização de negociações internacionais, a promoção do comércio entre os países, a representação dos interesses do próprio país e a ajuda aos cidadãos de seu próprio país que residem no exterior.

Eles também são responsáveis por relatar informações sobre o país anfitrião a seu próprio governo. Em geral, os diplomatas também são responsáveis por servir como embaixadores culturais, ajudando a promover a cultura de seu próprio país ao exterior.

2. Negociador internacional privado

Um graduado em relações internacionais pode ser um negociador internacional de empresas privadas porque possui conhecimentos e habilidades necessários para compreender e aplicar as leis, regulamentos e padrões de conduta de diferentes nações.

Além disso, eles têm a capacidade de trabalhar com as partes interessadas em um acordo e determinar o melhor caminho para a empresa. Eles também podem ajudar a gerenciar a relação entre as partes envolvidas, bem como trabalhar para encontrar soluções viáveis para resolver conflitos.

3. Representante comercial exterior

Outra área de atuação em que um graduado em Relações Internacionais pode exercer, é a de Representante Comercial Exterior, ao representar uma empresa em relações comerciais internacionais, muito semelhante ao modelo citado no tópico anterior, mas desta vez viajando o mundo.

Eles são responsáveis por criar e manter relacionamentos entre as empresas e seus parceiros no exterior. Isso envolve a avaliação de potenciais parceiros comerciais, a preparação de contratos, a negociação e o acompanhamento de transações comerciais.

Eles também podem ajudar a empresa a identificar oportunidades de exportação, a desenvolver estratégias de marketing internacional e a adaptar o produto ou serviço às necessidades do mercado externo.

Além disso, eles podem gerenciar a logística internacional e garantir que as mercadorias cheguem a seus destinos no tempo certo. A compreensão dos diplomas, leis, regulamentos e costumes de outros países que um graduado em Relações Internacionais desenvolveu durante seus estudos é essencial para ser bem-sucedido como Representante Comercial Exterior.

4. Conselheiro de logística externa

Já pensou em trabalhar como conselheiro de logística internacional? Com um curso de graduação em Relações Internacionais, você pode ser um conselheiro de logística externa devido às suas habilidades em compreender questões relacionadas à política internacional e aos seus conhecimentos sobre as leis e regras que regem o comércio internacional e a logística.

Além disso, as habilidades de comunicação e negociação de um graduado em Relações Internacionais são úteis para ajudar a estabelecer acordos com parceiros internacionais para a logística externa, bem como para ajudar a gerenciar as relações com fornecedores e parceiros internacionais.

Estes profissionais são frequentemente capazes de fornecer análises detalhadas sobre o cenário político, econômico e comercial global, o que pode ser útil para auxiliar os clientes a tomar decisões informadas sobre logística externa.

Quer fazer relações internacionais? Então conheça o melhor cursinho pré-vestibular do país, o Stoodi!

O que um bom cursinho pré-vestibular precisa ter? Basta ser o Stoodi, o maior cursinho preparatório do país.

Somos a escola de cursos preparatórios com o maior índice de satisfação dos alunos. E boa parte dos alunos que fazem um vestibular para Relações Internacionais no Brasil, são nossos alunos que tentarão uma vaga de primeira em universidades federais, estaduais, privadas ou públicas em geral.

Possuímos os professores mais qualificados do mercado, com uma ementa estruturada e capaz de fazer você passar na prova do vestibular logo na primeira tentativa. Faça seu cursinho pré-vestibular na Stoodi e tire uma nota maior do que a necessária para fazer o curso dos seus sonhos.

Com o Stoodi sua nota no Enem pode sair de 550 para 740!

Muito além de ser um ótimo produto para um valor baixo de mercado, você ainda pode usufruir de nossos cursos preparatórios por 14 dias sem pagar nada. São duas semanas de curso gratuito para você testar a plataforma e aumentar seu arsenal de conhecimento.

E então, está esperando o que? Fale com um de nossos especialistas e comece a estudar para a prova do vestibular o quanto antes, assim, estará mais preparado no grande dia. Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *