Se para alguns a escolha de que graduação cursar e principalmente qual profissão seguir é algo simples, para muitos jovens ambas as decisões são um impasse sem fim! Isso porque há quem esteja dividido entre duas ou mais áreas, quem não encontrou uma carreira com a qual se identificasse e, inclusive, aqueles que ainda não têm ideia do que fazer no futuro. Não é à toa que a procura pelo teste vocacional tem crescido nos últimos anos.
Afinal de contas, essa avaliação é capaz de ajudar (e muito) a todos que estão indecisos e estão prestes a passar pelo Enem. Para falar mais a respeito do assunto, preparamos um post com diversas informações sobre ela e o funcionamento dela. Acompanhe!
Para iniciar, vamos esclarecer algumas dúvidas frequentes sobre o teste vocacional que giram em torno de quem pode aplicá-lo, se ele é pago ou gratuito e se o resultado é, ou não, considerado definitivo. Vamos a elas!
O teste vocacional é uma avaliação psicológica que costuma estar associada a um processo de orientação psicopedagógica. É por essa razão que ele que só pode ser aplicado por um profissional da área de psicologia.
Lembrando, é claro, que não basta apenas ser formado nela, mas também exercer a profissão e ser devidamente registrado no Conselho Federal de Psicologia e no Conselho Regional de Psicologia da região em que ele atua.
Inclusive, a Lei nº 4119/62 estabelece de maneira bastante clara que a aplicação dele, a divulgação do diagnóstico e a orientação para seleção de uma carreira são atividades exclusivas e privativas dessa categoria.
Portanto, esteja atento ao decidir fazer um teste vocacional, pois não é qualquer pessoa que pode aplicá-lo, ok? Além disso, é bom ter cuidado, uma vez que, infelizmente, há pessoas mal-intencionadas que se aproveitam de jovens estudantes indecisos quanto ao futuro profissional e que não estão informados sobre a lei para realizar golpes.
Depende. Isso porque se você for a um consultório de um psicólogo para realizar um teste vocacional completo, ele cobrará conforme a tabela de serviços que adota. Ou seja, a avaliação será paga. Porém, muitas escolas contam com esse profissional no quadro de funcionários visando não só prestar acompanhamento psicopedagógico personalizado aos alunos, mas também aplicar essa e outras avaliações. Tudo isso, sem custo adicional.
Logo, nesse caso específico, você terá a oportunidade de realizar o teste de maneira gratuita. Portanto, se você ainda não terminou o ensino médio, vale a pena se informar a respeito na secretaria ou coordenação do colégio e já deixar agendado o seu horário!
Além dessas opções, você pode ainda optar por fazer um teste vocacional online grátis que alguns sites sérios oferecem hoje em dia na internet.
Outra dúvida bastante comum quando se trata de teste vocacional é se o resultado dele é definitivo. Isto é, ele supostamente indicaria uma só profissão que a pessoa pode seguir, pois essa é a única carreira que se encaixa no perfil dela.
Se você também se questiona a respeito disso, pode ficar tranquilo que essa avaliação não funciona assim! Ao contrário, o teste considera diferentes critérios para indicar possíveis áreas nas quais o indivíduo tem uma maior probabilidade de se sentir realizado tanto pessoal quanto profissionalmente.
A partir daí, cabe a você analisar com calma as sugestões e a sua compatibilidade com elas, pesquisar a fundo cada ramo e o mercado de trabalho e chegar a uma conclusão se, de fato, alguma delas lhe desperta o interesse. Resumindo: o teste vocacional mostra os caminhos, mas quem escolhe qual deles será seguido é você.
Fazer um teste vocacional é bastante útil para quem não está seguro sobre qual curso fazer ou qual carreira seguir após se formar. Isso porque você tem a chance de deixar a ansiedade, a pressão social, as cobranças de familiares e as influências de amigos e conhecidos de lado e olhar para o seu eu interior.
É o momento de se autoconhecer e descobrir que coisas o motivam, despertam o seu interesse e vão ao encontro dos seus objetivos de vida. Ah! E o melhor de tudo isso é que esse processo você faz acompanhado de um psicólogo que estará ao seu lado para prestar todo o suporte necessário e garantir que essa decisão seja feita de forma consciente.
Embora o teste vocacional tenha um formato a ser seguido, o tipo de prova que será aplicado durante ele dependerá, na verdade, do método de trabalho adotado pelo psicólogo.
Tanto é que, geralmente, esse profissional realiza uma entrevista inicial com você para entender quais são as dúvidas e os receios que estão dificultando a sua escolha de um curso superior. A partir daí, ele pode utilizar questionários, inventários, jogos, dinâmicas, exames e afins para traçar sua personalidade, seu perfil comportamental, suas características e os seus interesses pessoais.
Feito isso, ele monta um relatório com um resultado para lhe apresentar e também prestar a devida orientação sobre quais carreiras combinam melhor com você. As sugestões costumam ser bem próximas (como publicitário, jornalista e designer ou dentista, médico e nutricionista), pois seguem um padrão de afinidade com os seus traços psicológicos.
“Eu já entendi o que é o teste vocacional. Porém, qual a diferença dele para o teste de aptidão que encontro, por exemplo, em diversos sites da internet?”, você deve estar se perguntando. Bem, a diferença é simples: enquanto o primeiro é uma avaliação mais completa, aplicado por um profissional e que segue padrões estabelecidos pelo Conselho Federal de Psicologia, o segundo é um teste simples, rápido e sem grandes pretensões.
É justamente por isso que ele usa informações do senso-comum para medir a sua compatibilidade com o perfil de quem se forma e/ou atua em determinada área. Por exemplo: “o engenheiro é bom com números, gosta de assuntos tecnológicos e tem facilidade com problemas abstratos. Se você tem essas características, pode se dar nessa carreira”.
Como você leu, realizar um teste vocacional pode ser exatamente o que você precisa para colocar ordem nas suas ideias e enxergar com mais clareza qual profissão se encaixa com os seus sonhos, objetivos e necessidades. Contudo, não se esqueça: para a correta aplicação dele e a exata compreensão do diagnóstico, é indispensável contar com um psicólogo!
Curtiu o tema do post? Conheça o aplicativo da Orientu, um teste vocacional para te ajudar na decisão de sua carreira! Após definir qual graduação você quer cursar, faça o seu cronograma de estudos do Stoodi e se aprofunde em todas as matérias e treine as suas habilidades de argumentação na redação para ingressar na faculdade desejada!
O Natal é uma época mágica: luzes piscando, árvores decoradas, crianças esperançosas e o bom…
Quer entrar na UNB? Então saiba tudo sobre a Universidade de Brasília: cursos, formas de…
O calor específico é um conceito fundamental da física térmica, utilizado para descrever a quantidade…
A Universidade Estadual de Londrina (UEL) é uma das opções de universidades públicas no Paraná.…
A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) é uma das instituições de ensino superior mais…
Os números irracionais são mais do que um conceito matemático; eles representam mistérios que atravessaram…