Quais áreas tem maior potencial para oferecer trabalho remoto nos próximos anos?
O mercado de trabalho está em constante evolução, mas atualmente ele tem se movido muito mais rapidamente. Um exemplo disso é a crise do novo coronavírus, que levantou a maior demanda por áreas com maior potencial para trabalho remoto.
Afinal, sem uma perspectiva de vacina eficaz por algum tempo ainda, muita gente quer encontrar trabalho remoto para poder ficar imune (ou o máximo possível) a crise da pandemia.
Além disso, a perspectiva é que muitos trabalhos presenciais serão substituídos por robôs, com as áreas criativas ficando com as pessoas em trabalho remoto.
Por isso, se você quer aumentar a sua empregabilidade no futuro, precisa aprender quais são as áreas com maior potencial para trabalho remoto.
Quer descobrir? Então siga a leitura!
As 5 áreas com maior potencial para trabalho remoto
Confira abaixo uma lista com as principais áreas com maior potencial para trabalho remoto no Brasil e no resto do mundo!
1. Marketing Digital
O Marketing Digital só tem crescido e se tornado uma parte maior dentro da estratégia de comunicação das empresas no mundo inteiro.
A perspectiva é que o segmento fique cada vez mais importante e seja responsável pela maior parte da verba publicitária no mercado.
Por isso, os profissionais de marketing digital são aqueles que terão um grande potencial de trabalho remoto já que poderão fazer suas funções de casa, usando ferramentas como o Google Drive, o Skype e afins para trabalhar.
O lado positivo do marketing digital é que ele abrange uma grande série de profissões diferentes. É possível trabalhar como:
- gerenciador de anúncios;
- especialista em SEO;
- redator;
- revisor;
- gestor de mídias sociais;
- designer gráfico.
2. Programação
Uma outra área de enorme potencial de crescimento e de trabalho remoto no futuro é a programação. Ela se destaca por dois aspectos básicos:
- a necessidade de bons profissionais;
- a variedade de áreas para trabalhar.
O primeiro ponto é até que bem óbvio. Quanto mais digital é a nossa sociedade, com mais serviços sendo feitos dessa forma, mais úteis são os programadores. E mais necessários também.
Além disso, como um programador pode trabalhar em várias áreas diferentes, há uma grande flexibilidade nisso. Por exemplo, um programador pode trabalhar como:
- desenvolvedor de jogos eletrônicos;
- desenvolvedor de aplicativos móveis;
- desenvolvedor de software;
- criação de sites profissionais;
- manutenção de sites;
- revenda de hospedagem.
Enfim, há uma série de áreas diferentes em que um programador pode trabalhar, sem o risco de ficar sem vagas para a sua atuação.
3. Análise de dados
Hoje em dia, as grandes empresas mundiais já usam a análise de Big Data como parte central da sua atuação profissional. No futuro, então, essa análise será cada vez mais comum.
O grande obstáculo para que o analista de dados possa trabalhar de casa hoje é o fato de não ser tão comum ter o computador necessário para isso. Para se ter ideia, um analista de dados padrão no mercado costuma trabalhar com computadores de R$11 mil ou mais.
No entanto, com a evolução da tecnologia, é provável que os analistas do futuro tenham máquinas mais baratas e possam trabalhar remotamente com a capacidade de processamento para cuidar de toneladas de dados.
4. Analista financeiro
A Bolsa de Valores tinha, em 2013, menos investidores do que a população carcerária no Brasil. Eram menos de 600 mil investidores na época. Hoje, 7 anos depois, já são mais de 2,2 milhões. E o número tende a crescer mais nos próximos anos.
Isso significa que há uma grande demanda por um analista financeiro ou consultor de investimentos, um profissional que possa dar sugestões e cuidar da carteira dos seus clientes.
Antigamente, esses profissionais tinham de trabalhar nas corretores ou na própria Bolsa, mas em breve eles poderão exercer seus trabalhos de casa. Por isso, essa é uma área de considerável potencial para trabalho remoto.
5. Vendedor
Antigamente, o vendedor era o profissional que ia de lugar em lugar conversando com potenciais clientes, especialmente se ele trabalhasse no mercado B2B (business to business, ou empresa para empresa, em português).
No entanto, isso vem mudando muito rapidamente. Hoje em dia, o Inside Sales já é a norma na maior parte das empresas.
Inside Sales é uma estratégia de vendas que consiste em ter o vendedor internamente dentro da empresa, em vez de viajando conversando com potenciais clientes.
Os resultados são ótimos: o custo de cada cliente é muito menor e a produtividade dos vendedores é maior, especialmente quando eles trabalham junto com a equipe de marketing.
Uma das razões para o surgimento dessa estratégia é o fato de que a tecnologia é muito mais amigável para isso hoje. Um vendedor pode fazer videochamadas muito facilmente, além de controlar todos os seus leads.
E aí, gostou de aprender quais as áreas com maior potencial para trabalho remoto? Se você está preocupado com a crise do novo coronavírus, pode focar em qualquer uma delas.
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