Como desenvolver o meu raciocínio lógico?
O raciocínio lógico pode te salvar no vestibular (e na vida, também). Sabe quando você se depara com aquela questão que você até entende sobre o assunto, mas não se lembra como resolver? Pois é. Você pode encontrar uma saída usando o raciocínio lógico.
“A lógica é definida como uma estrutura formal do pensamento baseada nos princípios da argumentação”, explica a prof. Larissa. Em outras palavras, seria basicamente a gente estruturar o nosso pensamento.
Existem vários tipos de lógica, como a numérica, a que envolve letras ou figuras. Existem também vários aspectos que podem ser abordados, como a argumentação, as sequências, os números figurados, o silogismo, os conceitos de negação e de verdadeiro ou falso.
“De forma geral, todas as vezes em que eu tenho que resolver algo que envolve raciocínio lógico, eu tenho que procurar uma relação entre as informações que eu tenho – um padrão comum a ser seguido”, explica Lari.
– Hum, entendi. Vamos à pergunta que não quer calar: como eu faço para desenvolver meu raciocínio lógico?
“A gente desenvolve raciocínio lógico fazendo exercícios, lendo muito, resolvendo coisas de racha cuca e por aí vai…”, conta a professora. Então, vamos lá. Partiu resolver alguns exercícios juntos para aprender na prática.
Confira 5 questões e teste seu desempenho:
1. Sequência numérica
Qual é o número que continua essa sequência: 1,1,2,3,5,8,13?
Vamos lá, podemos perceber que nela temos a presença do número 1, depois ele repete. A partir disso, o próximo número é sempre a soma dos dois termos anteriores.
Por exemplo:
1+1=2 1+2=3 2+3=5 3+5=8 5+8=13
Seguindo essa lógica, o próximo número será a soma de 8 com 13. Ou seja, o resultado é 21.
2. Números figurados
Os números figurados são desenhos representados por pontos usando figuras geométricas. Vamos ver um exemplo de números triângulos. Quantos pontos serão necessários para criar o próximo triângulo?
Ao procurar o padrão nesse caso, podemos perceber que sempre aumenta um ponto na base. Por exemplo: no primeiro temos apenas um, na segunda imagem temos dois pontos, na terceira temos três pontos e por aí vai…
Sendo assim, o próximo triângulo terá uma base de 5 pontos. E como eu faço para calcular o número total de pontos? É só somar essa linha de baixo com os número existentes.
1+2=3 3+3=6 6+4=10 10+5=15
Ou seja, ele precisará de 15 pontos.
3. Lógica em argumentos
Pensando na argumentação, como nós resolvemos esse exercício: “Um crime foi cometido por uma pessoa de um grupo de cinco suspeitos: André, Bernardo, Caio, Daniel e Edu. Perguntados sobre quem era o culpado cada um deles fez uma afirmação.
- André disse: “Sou inocente”
- Bernardo, por sua vez: “Caio é o culpado”
- Caio, se defendeu: “Edu é o culpado”
- Daniel disse: “André disse a verdade”
- E por último, Edu: “Bernardo mentiu”
Sabendo-se que apenas um dos suspeitos mentiu e que todos os outros disseram a verdade, pode-se concluir que o culpado é?”
Vamos lá, para resolver esse tipo de exercício é preciso testar todas as opções. A primeira coisa que chama a nossa atenção é que apenas uma pessoa mentiu, porém temos duas afirmações contraditórias.
Não tem como Caio e Edu serem juntamente culpados. Apenas um deles cometeu o crime. Então, ou Caio ou Bernardo mentiu nas declarações.
Vamos supor que Caio é o mentiroso
Nesse caso, André é inocente, Bernardo diz que Caio é culpado. Como Caio está mentindo Edu não é o culpado, Daniel fala que André disse a verdade e Edu disse que Bernardo mentiu.
Não deu certo. Se apenas uma pessoa mente e nesse caso é Caio, está contraditório com o que Bernardo disse. Até agora Caio era o culpado, mas Edu disse que Bernardo mentiu. Não dá, pois seguindo essa lógica, Caio já tinha mentido.
Agora, vamos supor que Bernardo é o mentiroso
André disse que é inocente, Bernardo diz que Caio é o culpado, só que ele está mentindo, então o culpado não é o Caio. O Caio vai se defender e diz que o Edu é o culpado. Daniel disse que o André falou a verdade e Edu diz que Bernardo mentiu.
Essa situação deu certo, pois temos apenas uma afirmação mentirosa e nenhuma delas ficou contraditório. Conclusão: Edu é o culpado.
4. Silogismo
O silogismo é um raciocínio lógico dedutivo, formado a partir de duas premissas. Baseado nas afirmações seguintes, qual é a conclusão que você tira?
- Hoje está frio ou calor
- Hoje não está calor
Se só há essas duas opções e já sabemos que hoje não está calor, isso significa que hoje está frio.
5. Negação
Como fazemos a negação da frase “Todas as pessoas jogam bola”?
Para opor uma ideia de que todas as pessoas fazem isso, precisamos dizer que pelo menos uma pessoa não joga bola – dessa forma, já estamos negando.
Como fazemos a negação da frase “Pelo menos uma pessoa joga bola”?
Para opor a ideia de que pelo menos alguém joga futebol, devemos dizer que ninguém pratica esse jogo.
Ou seja: para negar todos, devemos usar pelo menos um. E para negar pelo menos um, devemos usar ninguém. Não caia na pegadinha de negar o termo todos com ninguém ou vice-versa.