Auxina: hormônios vegetais!
Estudar Botânica é algo fundamental para mandar bem nas provas do vestibular. O Reino Plantae é muito vasto e cheio de características marcantes. Uma delas é a presença de hormônios vegetais, como é o caso da auxina, tema de nossa conversa de hoje. Vamos aprender mais sobre o assunto?
O que é auxina
A auxina — assim como outros nomes, como a citocinina e a giberelina — é um hormônio vegetal. Essa é uma substância também conhecida pela sigla ATA, que significa ácido indolacético. É importante saber essa denominação, que pode aparecer nas provas!
Características das auxinas
Listamos algumas das características desse hormônio:
- seu transporte é polarizado, ou seja, ocorre da extremidade do caule para a raiz;
- há uma diminuição da concentração de auxinas durante o trajeto do hormônio pela planta;
- a maior concentração está no caule. Na raiz, ela é bem mais baixa;
- o transporte é feito pelo parênquima;
- sua produção é feita no ápice dos caules, nas folhas jovens e nas sementes;
- há uma dominância apical nesse hormônio.
Efeitos das auxinas
Os efeitos principais da auxina são:
- crescimento da planta para cima (por isso, quando ocorre a poda da gema apical, a árvore tende a crescer lateralmente);
- desenvolvimento da parede do ovário das plantas;
- atuação como herbicida em altas concentrações, podendo ser utilizada contra ervas daninhas ou na inibição da produção de sementes nos frutos.
Exercícios sobre auxinas
Agora, vamos fazer uma questão sobre auxinas! Assim, você começa a sentir o gostinho de como esse tipo de assunto é cobrado em suas provas.
(PUC/SP) Analise atentamente a tira Armandinho, do ilustrador Alexandre Beck.
O novo ramo da árvore, que cresce lateralmente no tronco cortado, surgiu porque:
a) No caule existem pequenos espaços, as lenticelas, entre as células da periderme, os quais permitem a ocorrência de trocas gasosas e é por onde crescem novos ramos.
b) Houve o crescimento de tecidos a partir do periciclo do cilindro vascular, e a estrutura assim originada empurra para fora o córtex e a epiderme.
c) A gema lateral saiu do estado de dormência até então imposto pela auxina liberada pelas gemas apicais da planta, removidas com o corte da árvore.
d) Houve o crescimento secundário resultante da produção de novos tecidos, por parte do felogênio e do câmbio vascular.
Agora que já conhecemos a auxina, um dos mais importantes hormônios vegetais, é chegada a hora de aprender ainda mais sobre Botânica! Confira o Plano de Estudos do Stoodi e se prepare com os melhores para as provas!
Resposta do exercício: C.