Ao longo de sua história, o Brasil teve sete constituições. Atualmente, estamos sob as regras da Constituição de 1988, mas muitas vieram antes dela. Falaremos, neste texto, sobre uma das mais recentes, a Constituição de 1946, cujo estudo e compreensão são essenciais para o sucesso nos vestibulares. Boa leitura!
A constituição de 1946 foi um respiro após o documento antidemocrático e autoritário que foi a Constituição de 1937, baseada em ideais fascistas que dominavam a Europa no período que antecedeu a Segunda Guerra Mundial.
Ela foi promulgada no governo de Eurico Gaspar Dutra, que sucedeu Getúlio Vargas no cargo de Presidente do Brasil durante os anos de 1946 a 1951. Essa Constituição foi válida até o início da Ditadura Militar, em 1965.
Chegou a hora, então, de conhecermos algumas das características mais marcantes dessa constituição, largamente inspirada no documento de 1934. Confira:
Agora, veremos alguns dos principais pontos sobre essa constituição para que esse conteúdo fique mais fixado em sua mente. Vamos lá?
Gostou de conhecer mais sobre a Constituição de 1946? Então, você está pronto para aprofundar ainda mais os seus conhecimentos sobre esse assunto! Confira as nossas vídeo-aulas sobre a Era Vargas e se prepare ainda melhor para os seus vestibulares!
Já pensou em fazer sua graduação fora do Brasil, mas não sabe como? Nos últimos…
Imagine poder fazer seu curso de Ensino Superior em uma das melhores universidades do nordeste…
Se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pode parecer um grande desafio,…
A estratificação social é um fenômeno presente em todas as sociedades e se manifesta de…
A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) é uma referência nacional em educação, pesquisa e…
A Literatura de Cordel é uma das manifestações culturais mais ricas e autênticas do Brasil,…