Veja a importância de estudar o conteúdo básico da matemática
Se você vai prestar o ENEM e resolveu revisar Matemática Básica, saiba que você está no caminho certo. Esses conteúdos parecem simples, mas podem ajudar muito na resolução das questões da prova.
Para se ter uma noção, desde a edição de 2011, nós tivemos 20 perguntas isoladas que cobraram diretamente esses conceitos. Se contarmos as vezes que usamos essas operações para resolver questões de outras matérias, o número seria maior ainda.
A nossa recomendação é que você só pule esse tipo de conteúdo se tiver uma base muito forte ou se você revisou recentemente a matéria e está com tudo bem fresco em sua cabeça.
Antes de listar as razões pelas quais rever esses assuntos pode ser uma boa ideia, vamos definir o que entendemos como Matemática Básica.
Será que são apenas as operações de Soma, Subtração, Multiplicação e Divisão? Na verdade, não é só isso. Tem muito mais. No Stoodi, separamos Matemática Básica em duas sub-áreas: Matemática Básica 1 e 2.
Viu só como é bastante coisa? Nem sempre lembramos de tudo isso, né?! Se você optar por retirar Matemática Básica de seu Plano de Estudos, você não verá os conteúdos de Matemática Básica 1.
Ok, agora que já sabemos do que estamos falando, chega de papo. Veja 3 motivos para você incluir Matemática Básica no seu Plano de Estudos:
Isso significa que usaremos esses conceitos para encontrar a resposta exata de uma questão mais “complicada”. Quer ver um exemplo? Nós aplicamos o que aprendemos em Frações nos exercícios de Probabilidade.
Outro momento que podemos aplicar a Matemática Básica é quando não sabemos diretamente uma fórmula e nós procuramos um caminho alternativo para chegar à resposta. Nesse caso, nós acabamos recorrendo ao nosso raciocínio lógico – e nos apoiando nos conceitos básicos.
Matemática Básica e outras disciplinas
Muito se engana quem pensa que usamos Matemática Básica exclusivamente nas questões de matemática. Alguns alunos possuem dificuldade em Física e Química por não conseguirem calcular o que se pede no enunciado.
Vamos supor que você até entenda o conceito da matéria, mas pode acabar errando na hora de realizar algum cálculo simples.
É justamente por isso que nós apresentamos as aulas de Matemática básica antes de entrar nos conteúdos de Química e Física em nosso Plano de Estudos.
O nosso último motivo é porque o sistema de avaliação do ENEM, chamado Teoria de Resposta ao Item (TRI), é muito peculiar e pode favorecer os seus acertos nas questões de Matemática Básica.
Ele entende que não há formas de você dominar um conteúdo complexo sem antes entender os conceitos básicos. Então, se você acertar uma questão muito difícil e errar algumas bem simples e introdutórias, o sistema vai entender que você simplesmente chutou e deu a resposta certa na sorte.
Desta forma, a nota atribuída a essas questões será menor em relação ao candidato que, além de acertar essas perguntas, mostrou ter conhecimento nos conceitos básicos.
Entende agora a importância da Matemática Básica? Ela pode ser sua melhor amiga na hora da prova.
Não pense que você está perdendo tempo com um conteúdo simples, veja o estudo de Matemática Básica como uma estratégia para você se destacar ainda mais no seu exame. Aproveite também a lista de exercícios de Matemática básica para praticar os conteúdos aprendidos. Cadastre-se:
Quando se fala nas faculdades federais no Brasil, o Espírito Santo entra em cena com…
Os povos pré-colombianos são a base das civilizações que existiam nas Américas antes da chegada…
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) é muito mais do que uma das melhores…
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) é a instituição de ensino superior mais antiga do…
Dicas práticas para manter o foco nos estudos durante as férias E aí, pronto para…
Os números ordinais são fundamentais para descrever posições, sequências e datas em inglês. Se você…