Todos os anos, os mais diversos temas são abordados nas provas do Enem e nos vestibulares das universidades. Desde assuntos de conhecimento geral até questões mais específicas de Matemática, Geografia, História e outras disciplinas. Por isso, neste conteúdo, abordaremos brevemente o que significa o coeficiente de Gini, como funciona e sua importância!
Criado pelo matemático Conrado Gini, o coeficiente de Gini é uma ferramenta utilizada para mensurar a desigualdade de uma determinada distribuição. Ou seja, sua principal utilidade é medir as diferenças entre rendimentos dos que têm menos e os que têm mais. Para identificar desigualdades, o instrumento analisa a concentração de renda.
De maneira simplificada, o coeficiente de Gini é muito importante pelo fato de ajudar a mensurar e compreender os índices de desigualdades de uma determinada região ou país.
De acordo com o cálculo, a desigualdade é proporcionalmente maior quando há mais concentração de renda em um ponto específico. Com base na desigualdade de renda, analistas podem medir também outros aspectos relacionados como os níveis de desigualdade social e pobreza, por exemplo.
Gini se baseou na curva de Lorenz para descobrir seu coeficiente de medição. Essa curva indica o índice de proporção de renda acumulada. Em um gráfico, é representada verticalmente e sofre variações conforme os níveis de proporções acumulados da população. A curva é baseada no conceito de que a renda deve ser igualitariamente distribuída.
Sendo assim, o índice de coeficiente de Gini, por meio da curva de Lorenz, faz o cálculo entre a área de distribuição de renda “perfeita” e a real, utilizando a seguinte fórmula:
A área de desigualdade real é representada pela letra A, e o coeficiente de Gini é representado pela letra G. (A + B) é a área triangular de igualdade de renda perfeita. Quando maior for A, maior será o índice de Gini e, por consequência, maior a desigualdade.
Se você gostou deste conteúdo e deseja testar os seus conhecimentos matemáticos, faça os nossos exercícios sobre Expressões Numéricas!
Quando se fala nas faculdades federais no Brasil, o Espírito Santo entra em cena com…
Os povos pré-colombianos são a base das civilizações que existiam nas Américas antes da chegada…
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) é muito mais do que uma das melhores…
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) é a instituição de ensino superior mais antiga do…
Dicas práticas para manter o foco nos estudos durante as férias E aí, pronto para…
Os números ordinais são fundamentais para descrever posições, sequências e datas em inglês. Se você…