5 erros de português comuns do dia a dia
Descubra se você fala corretamente ou comete deslizes sem saber
Errar é humano, mas cometer um erro sem reconhecê-lo é muito perigoso. Pensando nisso, listamos 5 falas comuns do dia a dia que estão erradas e muitas pessoas não percebem.
Você consegue encontrá-los?
O primeiro deles é a frase “Aluga-se casas”. O verbo deve concordar com o sujeito, que nesse caso pede o plural. O certo, portanto, seria “Alugam-se casas”.
Quando alguém fala que “chegou em São Paulo”, essa pessoa pode nem ter noção do erro que está cometendo. Verbos de movimento exigem a preposição “a”. Desta forma, o certo seria “chegou a São Paulo”.
O terceiro erro é quando a mãe avisa que o almoço está pronto e a pessoa responde que já está “sentada na mesa”. Sentar-se em é sentar em cima de algo. O certo seria dizer que já está “sentado à mesa”.
Apesar de ser muito fácil escutar a frase “Se eu ver você por aí… “, ela está totalmente errada. O certo é falar “Se eu vir você por aí…”, pode até soar estranho, mas acredite.
Por fim, a última dica é referente a frase “A maioria das pessoas são felizes”. Cuidado: palavra próxima ao verbo não deve influir na concordância. Sendo assim, o certo seria “A maioria das pessoas é feliz”.
E aí, você falava tudo certo? Confira outras dicas de português
É com X ou com CH?
Regras simples para não errar o uso da crase
Você sabe usar corretamente o termo “no qual”?