Afinidade eletrônica: o que é, tabela e mais!
Alguns conceitos da Química são fundamentais para os nossos estudos: raio atômico, eletronegatividade etc. Outro que também é muito importante e pouco falado é a eletroafinidade ou afinidade eletrônica, tema de nossa conversa de hoje!
O que é afinidade eletrônica
A eletroafinidade é uma propriedade da tabela periódica que nos ajuda a resolver uma série de exercícios. Além disso, ela possibilita a criação de um raciocínio mais direto em relação aos elementos e conteúdos vistos na tabela.
Essa propriedade nos fala sobre o momento em que um elemento (ou átomo) recebe um elétron. Esse tema está relacionado ao conceito de camada de valência e, é claro, à Regra do Octeto.
Afinidade eletrônica: tabela
Na tabela periódica, podemos identificar a eletroafinidade em dois sentidos: da esquerda (família 1A) para a direita (Família 8A) e de baixo para cima.
Também podemos pensar nesse conceito da seguinte forma: quanto maior for o raio atômico de um elemento, maior é a sua afinidade eletrônica.
Diferença de afinidade eletrônica e eletronegatividade
É muito fácil confundirmos esses dois conceitos, especialmente devido às suas semelhanças de termos. Entenda como diferenciá-los de uma vez por todas!
Eletronegatividade é o nome dado à atração entre átomos e elétrons. Na prática, isso é muito diferente da eletroafinidade, que fala sobre a energia que é liberada na hora dessa troca.
De certo modo, podemos dizer que a eletronegatividade é algo (a atração) que precede a eletroafinidade (o encontro). Pensando dessa forma, é muito mais fácil guardar o conceito!
Interessante, não é mesmo? Para ir além dos conceitos de afinidade eletrônica, confira o Plano de Estudos do Stoodi! Com ele você pode conduzir seu aprendizado de acordo com as suas necessidades e ter um ótimo desempenho nas provas que for prestar!