Quantas horas estudar por dia para conquistar a aprovação em medicina?

Quantas horas estudar por dia para conquistar a aprovação em medicina?

A jornada para a aprovação em um vestibular de Medicina é muito árdua. E não é para menos, já que a concorrência para as poucas vagas disponíveis é muito acirrada. Por conta disso, muitas pessoas acham que precisam estudar 8, 12 ou até mais horas por dia.

Isso pode funcionar para algumas pessoas, mas não para todos! Nesse caso, afinal: quantas horas estudar por dia para ser aprovado em um vestibular de Medicina?

Continue a leitura para descobrir essa resposta! Ao longo do nosso bate-papo, vamos tirar as suas dúvidas sobre o tema e daremos algumas dicas para ajudá-lo nessa caminhada. Vamos lá!

Quantas horas estudar por dia para passar em Medicina?

A resposta para essa pergunta é simples e complexa ao mesmo tempo: não há um período padrão para se estudar.

Pessoas diferentes têm necessidades e perfis também distintos. Ou seja: para o seu amigo, estudar 8 horas por dia pode ser o suficiente. Para você, pode gerar ansiedade, cansaço e talvez 4 horas seja algo muito mais produtivo.

Você não deve avaliar a quantidade de horas de estudo, mas sim a sua qualidade. Se depois de um certo tempo sinais como falta de atenção, cansaço, dores e até mesmo dificuldade de compreensão dos conteúdos aparecerem, é o momento de parar.

Como organizar a rotina de maneira eficiente?

O modo mais eficiente de organizar essa rotina é fazendo testes. Tire uma semana para verificar o quanto você aguenta estudar. Comece no horário que pretende começar todos os dias e vá até não aguentar mais, ou seja, até os sinais mencionados no tópico anterior aparecerem.

No outro dia, faça o mesmo. Veja quais são os seus limites e até qual momento você se sente mais disposto e produtivo. Esse é o tempo que você deve estudar por dia!

Há, ainda, outra forma de fazer esse teste — e talvez ela seja mais eficiente e interessante. Comece aos poucos — por exemplo, 2 horas — e continue no dia seguinte, adicionando uma hora extra. Quando chegar em um ponto que não está mais retendo informações, terá o seu limite.

Esse é um processo muito dinâmico, então é possível que as horas de estudo ideais para você mudem — para mais ou para menos — no decorrer do ano. Se conheça e sempre escute o que o seu corpo e a sua mente estão querendo dizer.

Como um cursinho pré-vestibular pode ajudar?

O cursinho ajuda muito em diversos fatores, como:

  • na existência de um plano de estudos;
  • na organização das matérias em ordem cronológica;
  • na disposição de módulos e blocos de exercício;
  • na realização de simulados frequentes e muito mais.

O ideal, no entanto, é você buscar um plano exclusivo para estudantes que querem ser médicos no futuro. E nós contamos exatamente com isso! O StoodiMed traz conteúdos aprofundados e personalizados para você.

Gostou de saber a resposta para quantas horas estudar por dia para passar em Medicina? Agora é com você! Se organize e, principalmente, não se compare com os outros. Dê o seu melhor e garanta a sua tão sonhada vaga na faculdade!

E aí, tem alguma história envolvendo horas exaustivas de estudo por dia? Quais foram as consequências disso para você? Compartilhe com a gente nos comentários abaixo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *