Quantos pontos precisa para passar em Medicina no Enem?

Quantos pontos precisa para passar em Medicina no Enem?

Passar em Medicina no Enem é um dos grandes desafios para quem está terminando o Ensino Médio e está em busca de realizar seu sonho no Ensino Superior ou, ainda, para quem está visando uma mudança de área. Isso porque esse é conhecido, tradicionalmente, como um dos cursos mais concorridos e difíceis.

E, por isso, uma preocupação muito grande dos estudantes é alcançar a nota de corte para aprovação. Mas afinal, quantos pontos precisa para passar em Medicina? Neste artigo, vamos falar tudo que você precisa saber sobre o assunto! Veja a seguir e tire suas dúvidas.

Como é calculada a pontuação do Enem?

Para muitas pessoas, ficam muitas dúvidas sobre como é calculada a pontuação do Enem. Isso acontece porque, diferentemente de muitas provas tradicionais, ela é baseada na Teoria de Resposta ao Item (TRI). Mas como ele funciona?

Pense que cada prova possui uma régua, cujo meio é os 500 pontos. Questões mais fáceis estão situadas abaixo desse ponto médio e as mais difíceis, acima desses 500 pontos e, assim, as notas vão sendo construídas.

A ideia é analisar a sua jornada e a coerência. Ou seja, se você errou uma questão mais fácil e acertou uma de maior dificuldade, pode ser que tenha “chutado” e, por isso, terá uma nota menor do que uma pessoa que acertou essa mesma questão mais fácil.A partir disso, é constituída a nota para cada uma das 4 provas. E a nota final do exame considera a média delas.

Como usar a nota do Enem para cursar Medicina?

Sabemos que as notas de corte podem variar ano a ano. Mas uma questão sempre vai existir: a forma como a nota do Enem pode ser utilizada para cursar medicina.

A nota do Enem pode ser utilizada de três formas diferentes:

  • Sisu: o Sistema de Seleção Unificada abriga as vagas oferecidas pelas instituições públicas de Ensino Superior. Ou seja, a partir da inscrição na plataforma, você consegue acesso a vagas disponíveis em todo o país;
  • Prouni: o Programa Universidade Para Todos concede bolsas de estudos integrais ou parciais para que estudantes com baixa renda possam entrar no Ensino Superior em cursos de Medicina em instituições particulares;
  • Fies: o Fundo de Financiamento Estudantil permite que o estudante possa financiar o valor das suas mensalidades de curso de Ensino Superior, fazendo com que o valor pago mensalmente seja menor e pode ser pago após a sua formação, ou seja, quando você já estiver trabalhando.

A nota de corte é a nota mínima que você precisa para passar no curso. Ou seja, a nota que o candidato da última vaga disponível possui. Quanto maior for a sua nota, maiores as chances de que você fique distante do ponto de corte dos concorrentes e conquiste sua vaga com maior tranquilidade.

Universidades para cursar Medicina com a nota do Enem

Algumas das melhores universidades para cursar Medicina com a nota do Enem em todo o país são:

  • Universidade de São Paulo (USP);
  • Universidade de Campinas (UNICAMP);
  • Universidade Federal da Bahia (UFBA);
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS);
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Faculdades de Medicina para cursar com a nota do Enem

Já as melhores faculdades de Medicina, ou seja, aquelas que são voltadas especificamente para este tipo de curso ou para a área da saúde que você pode cursar com a nota do Enem são:

  • Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa São Paulo (FCMSCSP);
  • Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (FCMMG);
  • Faculdade São Leopoldo Mandic (SLMANDIC);
  • Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS).

O Stoodi ajuda você a alcançar a melhor pontuação para passar em Medicina no Enem

E para você que está em busca da sua aprovação em Medicina, seja em faculdades ou universidades, seja pelo Sisu, Prouni ou Fies, é fundamental ter boas notas para aumentar suas chances de aprovação ou para conquistar a bolsa integral no Prouni e melhores condições no Fies. Venha com o StoodiMed, o melhor cursinho online para quem está em busca de uma vaga nos melhores cursos de Medicina do país! Cadastre-se e aumente suas chances de conseguir a melhor nota possível!

Dúvidas comuns de quem quer cursar medicina

Quais os melhores cursos de Medicina do país?

Os cursos com melhor avaliação por parte do Ministério da Educação (MEC) e, também, pelas avaliações mais renomadas do país são os da Universidade de São Paulo (USP), Universidade de Campinas (UNICAMP), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Qual o melhor cursinho online de Medicina para o Enem?

O StoodiMed é o melhor cursinho online de Medicina para o Enem para quem está se preparando para passar em Medicina. Voltado, justamente, para as demandas e necessidades de quem está em busca da aprovação de um dos cursos mais concorridos, permite apoiar os estudantes que precisam ter um melhor resultado no Enem, para ficarem acima do ponto de corte!

Como passar nos melhores cursos de Medicina do país?

Para poder passar nos melhores cursos de Medicina do país, é fundamental que você faça um bom curso online voltado, justamente, para aprovação nesse curso. Ele permitirá que consiga aprofundar mais nos conteúdos com peso maior (por exemplo, Ciências da Natureza e Suas Tecnologias para quem vai concorrer a vagas de Medicina) e, também, ajudar em estratégias para fazer a prova da melhor forma possível.