Redação nota 1000 Enem: conquiste a pontuação máxima!

Redação nota 1000 Enem: conquiste a pontuação máxima!

Como desenvolver a redação nota 1000 no Enem? Quando o assunto é redação do Enem, os estudantes já ficam preocupados só de pensar no trabalho e na dificuldade em elaborar um bom texto para conseguir uma nota satisfatória. Afinal, a redação é muito importante para compor a nota final no Enem.

Quase todas as faculdades e universidades desconsideram o candidato que zera a redação ou que recebe uma pontuação inferior ao esperado. Por isso, sua preocupação é válida e a redação Enem deve estar na sua grade de estudos, assim como qualquer outra disciplina.

Hoje, iremos dar algumas dicas de como fazer uma redação nota 1000 no Enem para te ajudar a chegar mais perto do sonho de entrar em uma boa faculdade.

Confira o que preparamos!

Conhecendo as competências avaliadas na redação do Enem

A redação do Enem realmente é um desafio, mas devemos lembrar que ela não é tão difícil quanto parece e que os critérios de avaliação são bem definidos.

Para conseguir mandar bem na redação, é essencial tomar alguns cuidados básicos e treinar uma estrutura pré-definida, além de saber quais são as 5 competências que serão julgadas para chegar na nota final. Vamos saber mais sobre elas?

Competência 1

Na competência 1, é preciso demonstrar o domínio da norma culta da língua escrita.

Ou seja, você precisa tomar cuidado com os erros de ortografia, concordância, regência e semântica. Também deve evitar escrever como se estivesse falando, pois trata-se de um texto e não de uma conversa.

Como dica para ir bem nesse primeiro ponto, o estudo do português será inevitável, além de muita leitura antes do dia da prova. Aproveite para ler tudo aquilo que gosta e treinar o seu cérebro – faz toda a diferença!

Competência 2

Na competência 2, é preciso compreender a proposta da redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Calma, essa competência também não é tão complicada quanto parece. Em resumo, o Enem está pedindo para que o candidato não fuja do tema que foi proposto. Por exemplo, se for pedido para falar sobre “intolerância religiosa no Brasil”, o candidato não pode começar a discutir sobre assuntos que sejam distintos

Vale lembrar que se ele escrever uma redação sobre intolerância religiosa como um todo, ele vai demonstrar que não compreendeu a proposta de redação e não desenvolveu o tema por inteiro.

Saber se manter em um tema é a base para uma boa redação. Por isso, no momento em que você estiver lendo a proposta, reserve um tempo para listar todos os tópicos que devem ser abordados no seu texto dissertativo-argumentativo.

Quando sua redação estiver finalizada, uma boa dica é ler o texto todo e se perguntar: respondi ao tema proposto ou acabei falando de outra coisa? Se for o caso, reescreva.

Veja um exemplo de redação sobre intolerância religiosa no Brasil (o Stoodi acertou o tema do Enem 2016!!!)

Competência 3

Aqui será avaliada a coerência do seu texto. Ele precisa ser claro, ter as ideias bem definidas e justificadas por argumentos.

Para não errar nessa competência é essencial um planejamento prévio de texto, anotando todas suas ideias antes de começar a escrever.

Escolha as ideias que mais fizerem sentido e estruture de forma clara e ordenada, é importante ter bem definido o momento certo de apresentar cada ideia e argumento.

Você deve pensar que quando o corretor for ler a sua redação, além da ideia geral do texto ter de estar coerente e de fácil entendimento, também precisa estar claro para ele que você fez um planejamento prévio daquele texto e não saiu escrevendo sem uma estrutura lógica.

Competência 4

Nessa competência é preciso demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos para a construção da argumentação.

Será avaliada a coesão do seu texto, se ele tem uma boa estrutura de parágrafos e períodos e se segue uma estrutura lógica e formal.

O Enem espera que o candidato saiba organizar o texto de forma que os parágrafos e períodos tenham relação entre si, garantindo uma sequência coerente e conexão lógica entre as ideias.

Essa ligação pode ser feita através de conjunções, palavras específicas ou até mesmo pela própria articulação das ideias expostas.

Além da estruturação de parágrafos e períodos, essa competência também avalia a referenciação a pessoas, coisas e lugares.

Os fatos são introduzidos e retomados ao longo da evolução do texto, você pode fazer isso usando advérbios, pronomes, artigos ou vocábulos de base lexical, estabelecendo relações de sinonímia, antonímia, hiponímia, hiperonímia, e de expressões resumitivas, metafóricas ou metadiscursivas.

Cada ideia nova precisa estabelecer uma relação com as anteriores.

Se você se lembrar disso, dificilmente irá errar!

Competência 5

Nessa competência é necessário elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos Direitos Humanos e considerando a diversidade sociocultural.

Aqui é hora da solução em que a redação Enem deve conter uma proposta de intervenção. Isso significa que o candidato deve trazer uma solução concreta e acessível ao problema que foi apresentado.

Por exemplo, o que você faria para reduzir a intolerância religiosa no Brasil? Seja claro na sua resposta, mostre quais são os agentes envolvidos, as ações e os meios para que se resolva esse problema.

Uma dica importante: conhecimento sobre leis e ministérios pode te ajudar a fundamentar sua proposta de intervenção, caso ela tenha ações relacionadas ao setor público.

Entenda que cada competência tem a pontuação de 200. Para conseguir nota máxima na sua redação Enem, é fundamental que todas elas sejam conhecidas e compreendidas a fundo.

Passo a passo para escrever sua melhor redação Enem

Para facilitar sua vida, vamos te ajudar a escrever e estruturar sua redação Enem passo a passo neste guia.

O objetivo da redação é você dissertar sobre um problema brasileiro e mostrar como resolver a questão proposta no tema.

Você deve estar pensando, Ok, mas como eu chego nisso?. O caminho é simples. Você precisa responder a listinha abaixo:

  1. Apresentar o problema (introdução);
  2. Provar que o problema existe (tese);
  3. Mostrar que é uma situação problemática (argumentação);
  4. Resolver o problema (proposta de intervenção).

Já em relação a estrutura da redação, ela deve ser dividida em 3 partes:

Redação nota 1000 Enem passo a passo
Estude e pratique a estrutura de texto dissertativo-argumentativo para conquistar a maior nota na redação Enem.

INTRODUÇÃO

A introdução vai abordar basicamente 2 tópicos:

  • Contextualização: aqui você vai apresentar o tema, mostrar sobre o que vamos falar e qual o problema que vamos abordar.
  • Tese: qual seu ponto de vista sobre a situação? O que motiva essa situação? Como isso ocorre na sociedade?

DESENVOLVIMENTO

Agora que já fez a introdução da sua redação, vamos desenvolver o texto!

Nessa etapa você vai apresentar os argumentos que vão sustentar a sua tese da introdução.

Apresentando argumentos: fatos e dados não são argumentos. Na verdade, os argumentos são as razões que comprovam que nossa tese é verdadeira, eles são também pontos de vista.

O parágrafo de desenvolvimento também deve conter Introdução, Desenvolvimento e Conclusão. A estrutura deve conter:

  • Tópico Frasal: argumento a ser defendido, posição a defender no parágrafo.
  • Comprovação do Tópico Frasal: são os dados estatísticos, referências históricas, exemplos, tudo que puder comprovar o seu argumento.
  • Conclusão do Parágrafo: aqui você vai amarrar sua tese, que foi apresentada na introdução, comprovando que o problema deve ser resolvido.

É indicado que você escreva 2 parágrafos de desenvolvimento, para organizar seu texto em até 30 linhas. Lembre-se de usar apenas 1 argumento por parágrafo.

Agora que você já provou que existe um problema e que ele afeta a sociedade brasileira, chegou a hora de mostrar como ele será resolvido.

CONCLUSÃO

A conclusão deve apresentar uma proposta de intervenção, desse modo, ela precisa propor formas de resolver o problema que você abordou. Vale lembrar que é muito importante detalhar a proposta de intervenção para ficar da forma mais clara possível.

A estrutura da conclusão, baseada na proposta de intervenção, é a seguinte:

  1. Quem vai resolver? (agente)
  2. O que será feito? (ações)
  3. Como essas medidas vão ser postas em prática? (meio)
  4. Como isso tudo vai impactar na solução do problema (amarrando as informações)

É natural a gente pensar em medidas de conscientização, educação ou mudar o pensamento da sociedade, mas tome muito cuidado para não ficar apenas nisso.

O Enem quer saber qual é a sua solução efetiva para o problema. Isso tudo pode ajudar no processo, mas devemos adotar medidas práticas e concretas, coisas que você pode resolver facilmente e que tragam bons resultados para resolver o problema.

O bom desempenho na redação do ENEM é vital para garantir uma boa nota no exame, por isso, prepare-se com dedicação, buscando o máximo de informações sobre o esquema da prova, afim de garantir a melhor pontuação!

O que evitar escrever na sua redação da prova Enem

Não é somente os erros gramaticais que prejudicam a sua redação, mas também expressões que não são indicadas para desenvolver o texto na norma culta da Língua Portuguesa.

Contudo, isso não quer dizer que seja preciso escrever a redação com palavras difíceis, pelo contrário, o que os examinadores esperam é que sua linguagem seja muito clara, coesa, coerente e objetiva. Mas, para isso, devemos evitar algumas expressões e gírias que são comuns no dia a dia, mas que não devem ser usadas na redação.

Separamos 4 dicas essenciais do que deve ser evitado na redação:

Gírias

Nós usamos gírias quase o tempo todo quando estamos com os amigos ou em uma conversa mais informal, não é verdade? Mas quando pensamos na redação Enem, não deve nem passar pela cabeça escrever gírias no texto.

O coloquialismo não é bem visto pela banca examinadora e isso pode tirar muitos pontos da sua redação. O uso de gírias na redação pode remeter ao corretor que você não conseguiu entender o tema proposto ou que há falta de repertório na sua escrita.

Exemplos de gírias comuns que devem ser evitadas na redação:

  • “Pra”, abreviação de “para”;
  • “Colocar a mão na massa”;
  • “Baixar a bola”;
  • “Entraram na onda”;
  • “Se deixar levar”.

Copiar trechos do texto de apoio

Retirar trechos do texto de apoio e colocar na redação também não é uma boa ideia, uma vez que, isso será considerado como paráfrase e, consequentemente, desconsiderado da redação.

Portanto, é indicado que o aluno construa suas próprias ideias e argumentos baseando-se no texto de apoio, mas que toda sua argumentação seja autêntica.

Desrespeitar os Direitos Humanos

Em 2018 a Justiça Federal retirou um dos itens do edital do Enem que zerava a nota do aluno: despeitar os direitos humanos.

Apesar da decisão, a competência 5 exigida na redação não foi modificada. Sendo assim, é necessário que o aluno crie uma proposta de intervenção e que respeite os direitos humanos. Caso contrário, irá perder alguns pontos, mas a nota não será zerada.

Radicalismo

Quando você for defender o seu ponto de vista, evite o radicalismo usando expressões como “nunca”, “jamais”, “sempre”. Isso transparece uma ideia de que você queira convencer o leitor de uma forma forçada.

O que a banca examinadora espera é que você defenda seu ponto de vista de maneira clara, de forma racional e respeitosa. Por isso é tão importante que o radicalismo seja evitado durante a redação.

Edições anteriores da redação do Enem

O tema da redação Enem é sempre uma incógnita, todos os anos alunos e professores tentam adivinhar qual será o tema da edição seguinte. Já pensando em temas de edições anteriores, reunimos alguns deles para refrescar a memória dos alunos e também para que, a partir deles, possam estudar e treinar a escrita para arrasar na redação deste ano. Confira!

Redação Enem 2017: Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil

Essa tema gerou grande repercussão, embora já esperado a abordagem de inclusão social, porém não de forma tão específica como o tema proposto pelo Enem em 2017, pegando de surpresa grande parte dos candidatos.

Redação Enem 2018: Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet

A abordagem do Enem 2018 na redação foi muito próxima com o dia a dia da maioria dos jovens brasileiros: a internet. Essa proposta exigia conhecimento sobre como os algoritmos da internet compilam dados para direcionar uma navegação específica ao usuário. Era um tema fácil de fugir da proposta, por isso a necessidade de um conhecimento mais aprofundado no assunto.

Redação Enem 2019: Democratização do acesso ao cinema no Brasil

Esse foi um tema que pegou muita gente de surpresa. Mais uma vez o Enem trouxe uma abordagem bem mais específica sobre problemas sociais como o caso de acesso à cultura no país.

O tema exigia um recorte brasileiro e o aluno poderia ter algumas opções de argumentação, podendo ser, por exemplo, a democratização do acesso ao cinema.

Redação Enem 2020: “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”

Mesmo com a pauta da pandemia de coronavírus (COVID-19) em alta e como aposta da maioria das pessoas, o tema solicitado nesta edição do Enem trouxe um assunto necessário e com alta complexidade de desenvolvimento e argumentação. Tema que tem a ver com o assunto em pauta esperado, mas requer conhecimento mais aprofundado.

Redação Enem 2021: “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”

Mais um tema de alta relevância social, seguindo a esteira das edições anteriores do Enem. Teve grande destaque pela importância do debate na construção cívica dos candidatos, e pela dificuldade na construção do texto com intervenção relevante.

Redação Enem 2022: “Desafios  para  a  valorização  de  comunidades  e  povos  tradicionais  no  Brasil”

O Enem continuou abordando temas com relevância social, coisa já tradicional para a avaliação dos candidatos ao exame na dissertação da prova de redação. Nesta edição abordou um tema que sempre esteve em pauta na sociedade cívica, se tratando de um dos direitos e deveres definidos oficialmente na Constituição de 1988, e que particularmente ganhou destaque nos debates nacionais e internacionais, devido ás repercussões do esquema de preservação ambiental adotado pelo governo vigente.

Vale a pena consultar modelos de redação para embasamento de estrutura, e conseguir referência para treino.

Prepare-se para o ENEM: faça o melhor cursinho pré-vestibular do país!

Stoodi tem um compromisso com você, aluno que está estudando para o ENEM e precisa de um curso online e de ótima qualidade. Aqui, você pode usufruir de um curso totalmente online, com os professores mais qualificados do mercado e outras vantagens.

Além das videoaulas, você conta com material didático disponível em uma plataforma incrível, auxílio com seu cronograma de estudos, e simulados que testam o avanço de seu desempenho com base no conteúdo estudado. Você pode contar também com a ferramenta de Correção de Redação, para desenvolver sua melhor performance na redação ENEM!

Muito além de ser um ótimo produto para um valor baixo de mercado, você ainda pode usufruir de nossos cursos preparatórios por 15 dias sem pagar nada. São duas semanas de curso gratuito para você testar a plataforma e aumentar seu arsenal de conhecimento.

Faça já o seu cadastro e comece sua trajetória com o Stoodi.