Vale a pena fazer cursinho junto com a escola?
Existe uma dúvida bem recorrente na cabecinha da maioria dos estudantes em ano de vestibular: será que eu estou realmente preparado para os processos seletivos? Isso acontece principalmente quando o objetivo é passar numa universidade pública com um curso concorrido.
Para se sentir mais confiante, alguns alunos optam por assumir uma dupla jornada nos estudos, fazendo o cursinho e o terceiro ano do ensino médio ao mesmo tempo. Mas será que isso vale a pena? É o que vamos pensar junto.
Para responder a essa pergunta, cada estudante deve pensar em sua rotina específica e sua dinâmica de estudo, pois existem diversas variáveis. O que é bom para um, pode não ser bom para o outro e assim vai.
Se você está pensando em começar um cursinho junto com o colégio, é importante lembrar que o processo para gravar o conteúdo e aprender a matéria é composto por duas partes: o primeiro contato com a informação (quando um professor te ensina algo por meio de aulas e explicações) e o estudo no segundo momento (quando você fará exercícios sozinho, resumos e revisões).
Isso significa que você tem que calcular um tempo para dar conta dos conteúdos do colégio – afinal você precisa passar de ano para ingressar na faculdade – e encaixar uma carga horária para as responsabilidades do cursinho, ok?
Como a carga horária muda bastante, será necessário avaliar se é uma boa ideia assumir os dois compromissos. Uma saída para não sobrecarregar o ano de estudos e chegar esgotado na hora do vestibular é fazer apenas seis meses de curso preparatório – isso também garante que você tire boas notas no começo do ano e deixe sua situação escolar mais tranquila.
Para ter um bom desenvolvimento numa rotina mais pesada como essa, você precisará ser um estudante bem organizado. Calcule o tempo das aulas, lição de casa e outras atividades que dará tudo certo.
– Ok, já entendi. Mas é praticamente tudo a mesma coisa, né?!
Na verdade, não. Existem algumas diferenças entre o cursinho e o colégio.
Temos o primeiro contato com a matéria na escola. O conteúdo é passado de uma forma específica com o objetivo de aprendermos os conceitos. As provas também são diferentes, elas tendem a ser mais diretas e ter uma complexidade um pouco menor.
Já o cursinho vai selecionar os tópicos e assuntos mais interessantes para o seu vestibular e vai te mostrar como eles costumam ser cobrados, seja ao pontuar detalhes ou, então, ao treinar o formato das perguntas.
Outra diferença é que na escola, o aluno acaba sendo muito dependente do professor. Já no cursinho, você tem uma vida um pouco mais autônoma e parecida com a faculdade.
– Hum, entendi. Quais são as vantagens e desvantagens de fazer cursinho junto com o colégio?
Vamos lá.
Vantagens de fazer cursinho:
Você revisa o conteúdo de forma imediata. Desta forma, a chance de fixar em sua mente é maior, pois ele ainda está “fresco”.
Não haverá cobrança em relação às notas e tarefas.
Você estará mais preparado para tentar uma carreira concorrida nas melhores universidades do país.
Desvantagem de fazer cursinho:
Você vai ter que aprender a administrar seu tempo e priorizar suas responsabilidades, pois terá que se preocupar com o colégio também.
Sua rotina mudará um pouco e você não terá tanto tempo para o lazer e o descanso.
Escolha o Stoodi para ser o seu cursinho!
Com uma metodologia exclusiva, que apoia recursos incríveis desenvolvidos especialmente para apoiar a preparação de quem quer se dar bem no Enem e vestibulares, o Stoodi é a melhor opção de cursinho preparatório!
Com uma plataforma online completa, com videoaulas, banco de exercícios, simulados, correção de redação e muitos outros recursos, o Stoodi oferece todos os benefícios para você estudar o que precisa na hora e onde quiser. Além de contar com um cronograma de estudos personalizado para auxiliar a sua jornada de preparação de uma forma específica e produtiva!
Faça já o seu cadastro e comece agora a se preparar com o melhor cursinho online do país. Vem pro Stoodi!