Vestibular de Medicina: seja aprovado na faculdade dos seus sonhos!

Para conseguir cursar medicina, entenda quais são os itens mais pedidos nos principais vestibulares de medicina do país! Rumo à vaga na universidade!

Vestibular de Medicina: seja aprovado na faculdade dos seus sonhos!

Medicina é uma das carreiras mais concorridas em todos os vestibulares do país — tanto em instituições públicas quanto em particulares. Quem tem interesse e vocação para ser médico deve estar disposto a enfrentar maratonas intensas de estudos e provas.

Por isso, a preparação para enfrentar toda a concorrência deve ser cuidadosa e bem planejada. É essencial, então, ter um cronograma de estudos para o vestibular de Medicina. Só assim você terá uma organização adequada para estudar todas as matérias, dando foco para as disciplinas específicas.

Garanta seu desconto com a nota do Enem

Neste post, você vai saber com mais detalhes como se organizar para passar no vestibular de Medicina. Venha com a gente para saber mais!

O que estudar para o vestibular de Medicina

Para se preparar da melhor forma possível, é fundamental saber o que estudar para o vestibular de Medicina. Quem vai dizer isso é o manual do candidato de cada Instituição de Ensino Superior (IES): lá estão descritas as disciplinas que vão aparecer nas provas e em que formato (múltipla escolha ou dissertação, por exemplo).

É o edital que especifica quais matérias estudar para vestibular de Medicina e o conteúdo que será abordado na prova. Concentre-se em estudar apenas esse material, mas faça-o com planejamento: embora todo conteúdo seja útil, não adianta levar tempo para entender algo que não é necessário nesse momento. Lembre-se: seu objetivo é passar no vestibular de Medicina.

Para determinar as prioridades na hora de estudar, avalie o peso de cada disciplina: isso pode ajudar a garantir a aprovação. Tenha em mente que, quanto melhor o desempenho em disciplinas com peso maior, mais alta vai ser a pontuação final.

Lembre-se, entretanto, de não negligenciar as demais disciplinas. Como a nota de corte para esse curso é muito alta, uma única questão — mesmo que não tenha peso alto — pode ser o que garante ou não a aprovação do candidato.

Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

A seleção tem duas fases. Na primeira, são 90 questões objetivas comuns a todos os cursos. É possível incluir o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na composição da nota dessa fase. A segunda fase leva três dias. No primeiro, é preciso desenvolver dois textos e responder a 6 questões de língua portuguesa e literatura. O segundo tem matemática, geografia e história. Já o terceiro avalia biologia, química e física.

Para o curso de Medicina, língua portuguesa, literatura e biologia têm peso 3, matemática, geografia e química têm peso 2, e história e física têm peso 1. Vale a pena, então, se concentrar nas três primeiras. É preciso ficar atento aos livros de literatura essenciais (descritos no edital) e, em biologia, dominar bases moleculares e celulares, hereditariedade, evolução, meio ambiente e saúde humana.

Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

A Unifesp tem duas fases, mas para a primeira é considerada a nota do Enem. Já a segunda fase é composta de dois dias: no primeiro são 30 questões de múltipla escolha de português, 15 de inglês e uma redação. No segundo, as questões são dissertativas: 5 de matemática, 5 de física, 5 de química e 5 de biologia.

É preciso, então, se concentrar na prova dissertativa. Veja, a seguir, o que foi exigido em cada uma delas:

  • biologia: biologia celular, seres vivos e evolução;
  • física: mecânica, termodinâmica, eletricidade, óptica e ondas;
  • matemática: conjuntos numéricos, polinômios, álgebra, análise combinatória, probabilidade, matrizes e geometria;
  • química: transformações, materiais, água, energia e carbono.

Universidade de São Paulo (USP)

Organizado pela Fuvest, o vestibular da USP tem duas fases. A primeira tem 90 questões objetivas (comuns a todos os cursos) e a segunda tem três dias de provas dissertativas. No primeiro dia, são 10 questões de interpretação de texto em português e uma redação. O segundo dia tem 16 questões interdisciplinares iguais para todos os candidatos. Já no terceiro dia, são 12 questões de acordo com a área escolhida por ele.

A USP tem três unidades que oferecem o curso de medicina. No ano passado, as faculdades de Ribeirão Preto e Bauru deram ênfase a geografia, química e biologia. Já em São Paulo, a prova específica destacou física, química e biologia. Os conteúdos abordados são:

  • física: energia, mecânica, universo, sistema solar, ondas, som e luz;
  • biologia: biologia celular, DNA, evolução, vírus, bactérias, botânica, animais e seres humanos;
  • geografia: geopolítica, espaço geográfico brasileiro, planeta Terra, meio ambiente, representação do espaço geográfico;
  • química: transformações químicas, materiais, água, energia, compostos orgânicos.

Provas de vestibular de Medicina

Além de saber as disciplinas que devem ser estudadas, vale conferir provas de anos anteriores e resolver as questões. Assim, é mais fácil entender o grau de exigência dessas avaliações e analisar se seu nível de preparação está compatível com a necessidade.

É possível encontrar, na internet, provas de vestibular de Medicina para baixar. Elas são um excelente recurso para quem quer estudar com material mais prático: afinal, é comum que as instituições sigam uma mesma linha ao preparar as provas para os candidatos ano após ano.

Vale a pena observar as provas de anos anteriores da Unicamp, da Unifesp e da USP. Como são as mais concorridas do país, elas oferecem um bom embasamento para qualquer vestibular que o candidato queira prestar.

Simulado para o vestibular de Medicina

Algumas instituições oferecem simulados para que os candidatos possam testar seus conhecimentos. O simulado do Enem do Stoodi, por exemplo, é uma boa ferramenta para quem vai fazer essa prova. O simulado para o vestibular de Medicina deve ser feito com frequência para que o candidato se habitue ao formato.

Curso online para vestibular de Medicina

aula de rescussitar vestibular medicina

Quem está em busca de um curso para se preparar para o vestibular de Medicina 2018 tem várias opções disponíveis, tanto on quanto offline. O Intensivo Enem 2018 do Stoodi é um deles: trata-se de um curso online, com início em setembro, para ajudar quem quer saber o que cai no vestibular para Medicina.

Se você está em dúvida se um curso online pode ser útil para o seu caso, passe no blog do Stoodi e veja os depoimentos de alunos que foram aprovados nos cursos que escolheram. As histórias deles podem servir de inspiração para você começar a se preparar para as provas do vestibular.

Vestibular Medicina 2018

Mesmo que o candidato escolha os vestibulares de Medicina menos concorridos, vai precisar de dedicação para realizar esse sonho. E se, por outro lado, escolher um dos melhores cursos do País, não há milagre: o planejamento dos estudos é essencial para atingir esse objetivo.

Atualmente, os vestibulares mais concorridos são os da Unicamp (278,9 candidatos por vaga), da Unifesp (125 por vaga) e da USP (75,58 concorrendo a cada vaga). Os menos concorridos incluem as Faculdades Integradas Padre Albino (Fameca), com 27,50 por vaga, a Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), com 27,70 concorrendo a cada vaga, e a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), que tem 41,79 disputando cada vaga.

Inscrições abertas

Já há vestibulares de Medicina com inscrições abertas em todo o País: em algumas escolas, a prova está marcada para setembro. Para se adiantar, escolha suas instituições preferidas e busque saber se já é possível fazer a inscrição. Veja, a seguir, quais faculdades inscrições abertas em 2018:

Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS), Alfenas e Belo Horizonte (MG)

  • Inscrições até 17/09 e prova em 23/09

Faculdade Barão do Rio Branco (UNINORTE), Rio Branco (AC)

  • Inscrições até 25/09 e prova em 29/09

Faculdade Ceres (FACERES), São José do Rio Preto (SP)

  • Inscrições até 21/09 e prova em 30/09

Faculdade de Medicina de Petrópolis – Fundação Otacílio Gualberto (FMP), Petrópolis (RJ)

  • Inscrições até 10/09 e prova em 30/09

Universidade Cidade de São Paulo (UNICID), São Paulo (SP)

  • Inscrições até 04/09 e prova em 30/09

Universidade Positivo (UP), Curitiba (PR)

  • Inscrições até 24/09 e prova em 30/09

Universidade de Franca (UNIFRAN), Franca (SP)

  • Inscrições até 20/09 e prova em 10/10

Centro Universitário das Faculdade Associadas de Ensino (FAE), São João da Boa Vista (SP)

  • Inscrições até 29/09 e prova em 14/10

Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES), Santos (SP)

  • Inscrições até 16/09 e prova em 14/10

Universidade Nove de Julho (UNINOVE), São Bernardo do Campo, São Paulo, Mauá, Osasco e Guarulhos (SP)

  • Inscrições até 04/10 e prova em 19/10

Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), Campinas (SP)

  • Inscrições até 23/09 e prova em 20/10

Centro de Ensino Superior de Valença (CESVA), Valença (RJ)

  • Inscrições até 08/10 e prova em 21/10

Faculdade de Ciências Gerenciais de Manhuaçu (FACIG), Manhuaçu (MG)

  • Inscrições até 10/10 e prova em 21/10

Faculdade de Medicina de São Francisco de Barreiras (FASB), Barreiras (BA)

  • Inscrições até 15/10 e prova em 21/10

Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina (PR)

  • Inscrições até 05/09 e prova em 21/10

Centro Universitário Claretiano (CEUCLAR), Rio Claro (SP)

  • Inscrições até 20/09 e prova em 24/10

Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Campinas (SP)

  • Inscrições até 31/08 e prova em 18/11

Faculdade Santa Marcelina (FASM), São Paulo (SP)

  • Inscrições até 31/10 e prova em 20/11

Universidade de São Paulo (USP), Bauru e São Paulo (SP)

  • Inscrições até 14/09 e prova em 25/11

Universidade Federal de Roraima (UFRR), Boa Vista (RR)

  • Inscrições até 06/09 e prova em 25/11

Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Manaus (AM)

  • Inscrições até 03/09 e prova em 02/12

Resultado do vestibular de Medicina

O resultado do vestibular de Medicina é apresentado pelas instituições de ensino em seus sites na data estabelecida no edital do vestibular. Para quem faz o Enem, o processo deve ser acompanhado pelo site do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) para as respectivas chamadas e instituições selecionadas.

Quer intensificar sua preparação para os vestibulares de Medicina 2021? Então venha para o Stoodi! Criamos um plano chamado StoodiMed focado em ajudar todos que querem estudar Medicina. Conheça as vantagens!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *