Cursinho gratuito: 3 opções de preparatórios

Cursinho gratuito: 3 opções de preparatórios

Um cursinho gratuito para vestibular é o que muitas pessoas procuram, principalmente aquelas que estão saindo do Ensino Médio em busca de uma oportunidade no Ensino Superior. Ainda sim, pode ser uma decisão difícil a ser tomada, principalmente com base em tantas escolhas disponíveis na web.

Nesta matéria, além de especificarmos o que é um cursinho gratuito para quem está desejando se preparar para um vestibular, também explicaremos como funciona e 3 opções disponíveis atualmente, além de um bônus no final da matéria. Leia com a gente e entenda em detalhes, vamos lá!

O que é um cursinho gratuito?

Afinal, o que é um cursinho gratuito? Estamos falando de cursos preparatórios para o vestibular, que podem ser usufruídos sem ter que pagar nada em troca. Pode parecer loucura, mas existem mais opções no mercado digital do que você imagina.

São cursos, geralmente online, com aulas gravadas, como veremos um pouco mais a frente, que os alunos que acabaram de sair do Ensino Médio e querem entrar no Ensino Superior – ou até mesmo mais velhos – podem usar para se preparar para vestibulares de grandes instituições de ensino ao redor do Brasil.

Nestes cursos, você encontra preparação completa, desde dicas de como estudar, como adaptar a sua rotina, aulas de matérias específicas como português, matemática, história, geografia, treino específico para redação, entre várias outras vertentes de conhecimento que podem vir a cair em um vestibular.

Além disso, ainda é possível encontrar um cursinho gratuito específico para determinado vestibular, como é o caso de milhares de cursos disponíveis no YouTube que preparam o aluno para a prova mais realizada em todo o Brasil: o ENEM. Continue lendo conosco para entender melhor onde encontrá-los!

Cursinhos gratuitos são de boa qualidade

No Brasil, tem-se uma imagem errada sobre tudo aquilo que é gratuito: acredita-se que não tenha a qualidade que um curso pago teria. Naturalmente, um curso particular, ou seja, que possui mensalidade, será mais completo e irá preparar o aluno da melhor forma, porém, os cursos gratuitos também são boas opções.

A estratégia correta é saber onde procurar esses cursos, entrando em plataformas corretas, analisando reviews daqueles que já foram alunos, verificando resultados de alunos que foram aprovados nos vestibulares depois de fazerem estes cursinhos, entre outros critérios. Dessa forma, será mais fácil acertar na escolha.

Como funciona um cursinho gratuito?

E como funciona um cursinho gratuito? Em suma, não há muitas diferenças em relação aos cursos que são pagos, a não ser pelo fato de que são totalmente online, enquanto alguns cursos particulares ainda são presenciais. Dessa forma, é necessário ter um PC ou smartphone para poder acompanhar as aulas.

Além disso, as aulas não acontecem ao vivo, mas sim de forma gravada: é o caso dos diversos canais do YouTube administrados por professores renomados, que gravam suas aulas e disponibilizam aos alunos que estão se preparando para vestibulares ou ENEM.

Alguns professores ainda disponibilizam essas aulas em ordem cronológica: através da função “playlists”, onde organizam os temas de estudos de acordo com a preparação mais correta para o vestibular. Como veremos um pouco mais a frente, é o tipo de curso preparatório mais encontrado para o ENEM.

Onde encontrar cursos preparatórios para vestibular gratuitos?

cursinho gratuito

E onde encontrar cursos preparatórios para vestibular gratuitos? Já entendemos do que se trata e como funciona um cursinho gratuito: agora está na hora de encontrá-los e começar a absorver conhecimento, para realmente se preparar para a prova.

Abaixo, deixamos as 3 principais opções disponíveis que você tem acesso, duas delas online, uma presencial. Veja:

Cursos do MEC

O Ministério da Educação (MEC) possui uma plataforma online chamada “Aprenda Mais”. A partir dela, é possível realizar diversos cursos com certificação, inclusive alguns relacionados com matérias comuns que caem em vestibulares.

Dessa forma, não podemos afirmar que é um cursinho gratuito realmente direcionado aos vestibulares, mas, ainda sim, é uma plataforma incrível para adquirir conhecimentos diversos, muitos desses podendo serem utilizados no momento de um vestibular ou do próprio ENEM.

Entre as diversas áreas do conhecimento disponíveis, você pode escolher entre:

  1. Ambiente e Saúde;
  2. Ciências Exatas;
  3. Ciências Humanas;
  4. Desenvolvimento Educacional e Social;
  5. Gestão e Negócios;
  6. Idiomas, Línguas e Literatura;
  7. Produção Cultural e Design;
  8. Recursos Naturais;
  9. Segurança;
  10. Turismo, Hospitalidade e Lazer.

Entre as principais áreas que são interessantes do ponto de vista preparatório para vestibulares, indicamos que você faça os cursos de número 2, 3 e 6, que com certeza serão agregadores em seu arcabouço de conhecimento.

Cursinho gratuito no YouTube

Como mencionado com antecedência, os “cursinhos” disponíveis no YouTube também são ótimos em relação a preparação vestibular. Na realidade, muitos canais são focados em determinadas matérias, com professores especialistas somente em português, somente em ciências exatas, e assim por diante.

Portanto, recomendamos que analise em detalhes do Edital do vestibular, leve em conta os conteúdos que vão cair, desde os mais simples aos mais complexos, e monte o seu “quadro de professores gratuitos”, que pode encontrar nos canais do YouTube.

Existem sim professores que preparam apenas para vestibulares específicos, dando grandes aulões, com vídeos de mais de 2hs que podem agregar em seu conhecimento, mas, recomendamos que diversifique suas fontes de conhecimento, principalmente porque existem muitas opções na plataforma.

Cursinhos comunitários presenciais

Por fim, como última das opções, mas estando no top 1 entre as melhores, temos os cursinhos comunitários presenciais. São cursos destinados a alunos que querem se preparar para determinado vestibular ou até mesmo ENEM, mas não possuem condições de pagarem aulas particulares.

Dessa forma, muitas universidades locais ou até mesmo federais como a USP, criam processos seletivos baseados em notas do histórico escolar e renda, onde os alunos aprovados recebem meses de preparação para o vestibular no último ano do Ensino Médio.

Os professores são da própria instituição, o que traz ainda mais credibilidade para o cursinho gratuito, principalmente quando falamos de grandes instituições como a USP.

Curso preparatório do Stoodi: gratuito por 14 dias!

Nós do Stoodi temos um compromisso com você, aluno que está estudando para vestibular e precisa de um curso online e de ótima qualidade. Aqui, você pode usufruir de um curso totalmente online, com os professores mais qualificados do mercado e outras vantagens.

Além das aulas virtuais, você conta com material didático disponível em uma plataforma incrível, auxílio com seu cronograma de estudos e simulados que testam o avanço de seu desempenho com base no conteúdo estudado.

Muito além de ser um ótimo produto para um valor baixo de mercado, você ainda pode usufruir de nossos cursos preparatórios por 14 dias sem pagar nada. São duas semanas de curso gratuito para você testar a plataforma e aumentar seu arsenal de conhecimento.

E então, está esperando o que? Fale com um de nossos especialistas e comece a estudar para seu vestibular o quanto antes, assim, estará mais preparado no grande dia. Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *