5 cidades baratas para morar cursando Medicina

5 cidades baratas para morar cursando Medicina

Fazer um curso de Medicina é o sonho de muita gente, mas há muitos obstáculos nesse percurso. Entre eles, podemos citar as notas de corte (geralmente muito altas), o preço das mensalidades (igualmente alto) e o custo com moradia, transporte e outros detalhes.

Nesse cenário, uma alternativa é se mudar para uma cidade mais barata, que ofereça qualidade de vida a um custo mais baixo. Será que isso é possível? A resposta é: claro que sim!

Trouxemos uma lista com ideias de cidades baratas para morar durante o curso de Medicina. Esperamos que você goste e se inspire com as recomendações. Boa leitura!

1. Diamantina (Minas Gerais)

Diamantina é uma das cidades históricas mais famosas do Brasil. Com paisagens lindas e muita história para contar, essa também é uma região com bom custo-benefício para estudantes. Há muitas repúblicas e opções de lazer baratinhas para você!

Em Diamantina, você pode encontrar o tradicional curso de Medicina da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM).

2. Vassouras (Rio de Janeiro)

Você já ouviu falar em Vassouras? Essa pequena cidade com cerca de 35 mil habitantes é bem antiga, mas pouco conhecida. Vassouras é uma ótima oportunidade para cursar Medicina sem gastar muito e ter uma experiência completamente nova.

Lá, fica o curso de Medicina da Universidade de Vassouras. Além disso, a cidade está próxima de outros municípios com boas faculdades, como Volta Redonda, Petrópolis e Nova Iguaçu.

3. Imperatriz (Maranhão)

Com 250 mil habitantes, Imperatriz é uma das joias do Maranhão. É um município pacato, com uma vida universitária bem agitada e custo de vida acessível para quem está começando essa jornada.

Em Imperatriz, há os ótimos cursos de Medicina, tanto na Universidade Federal do Maranhão (UFMA) quanto na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), além das instituições privadas. Ou seja: é uma cidade e tanto!

4. Sobral (Ceará)

Sobral é a segunda cidade mais rica do estado do Ceará, perdendo apenas para a sua capital, Fortaleza. Além disso, tem o maior índice de educação do estado e é conhecida por seu suporte à cultura e às artes.

Se estudar na Universidade Federal do Ceará (UFC) é um desejo seu, saiba que há um curso de Medicina no campus de Sobral. Essa é uma ótima alternativa para quem quer morar bem e estudar melhor ainda!

5. Votuporanga (São Paulo)

Localizada a 500 km de distância da capital do estado de SP, Votuporanga é uma cidadezinha tranquila, ideal para quem quer fazer Medicina sem gastar tanto com moradia, alimentação e outros quesitos.

Em Votuporanga, há um dos cursos mais tradicionais de Medicina do estado de São Paulo, ministrado no Centro Universitário de Votuporanga (UNIFEV). As provas desse processo seletivo são oferecidas pela Vunesp, mesma banca que aplica os exames para ingresso na Universidade Estadual de São Paulo (Unesp).

Gostou de conhecer essas cidades baratas para morar durante o curso de Medicina? Essas são apenas algumas opções. Verifique as alternativas próximas a você e ganhe em qualidade de vida e tranquilidade ao longo do curso!

Quer continuar se informando com dicas para vestibular e estudos? Então, é só assinar a newsletter do Stoodi e receber notificações sobre as novidades aqui do blog! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *