Abaixo ou a baixo: qual é o certo?

 

Tanto a palavra “abaixo” quanto a expressão “a baixo” estão corretas e existem na língua portuguesa. Entretanto, por mais parecidas que sejam, seus significados são distintos e devem ser utilizadas com cautela.

Quer saber como aplicá-las? Então continue lendo este post!

Diferença entre a baixo ou abaixo

A palavra “abaixo” traz uma denotação de posição, sendo um sinônimo de embaixo. Já a expressão “a baixo” estabelece uma relação oposta com “de cima” ou “a cima”.

Significado de a baixo: saiba quando usar

Escrita separadamente, a expressão “a baixo” é composta por uma preposição (a) e um substantivo (baixo). Deve ser utilizada para estabelecer relações com as expressões “de cima” ou “de alto”, como em “de cima a baixo” e “de alto a baixo”.

Significado de abaixo: saiba quando usar

Escrito junto, o termo “abaixo” é um advérbio de lugar. Carrega o significado de posição inferior, como algo localizado em lugar menos elevado que outro, ou para algo em situação de menos importância. Sinônimo de “embaixo”, pode também ser usada como uma interjeição, via expressão de protesto.

Exemplos do uso de a baixo

  • Ela me olhou de alto a baixo e fiquei constrangido.
  • De skate, correndo perigo, desceu a ladeira de cima a baixo.
  • Meu cão estava tão sujo que precisei dar-lhe um banho de cima a baixo.

Exemplos do uso de abaixo

  • Abaixo a ditadura!
  • Os dados estão descritos na tabela abaixo.
  • A previsão para amanhã é de temperaturas abaixo de zero grau.

Abaixar ou baixar?

Se considerarmos os verbos “abaixar” e “baixar”, eles são sinônimos. Nesse sentido, a utilização de um ou de outro está correta. Apesar disso, é indicado dar prioridade para o uso do verbo “baixar”, uma vez que ele é mais abrangente, incluindo aí o ato de “fazer um download”, quando o sol se põe ou mesmo na ação de emitir uma ordem.

Curtiu nosso post? Então fique ligado para mais dicas como essa no Blog do Stoodi! Aproveite nossas videoaulas e exercícios incríveis para ficar fera no português!